A voluptuosa de Duane Bryers [Sany Alice]

A voluptuosa de Duane Bryers

Por Sany Alice 

Foi ali, por volta das décadas de 40 e 50, que se consolidou a figura das Pin-ups, as belas e sexys mulheres que (em um primeiro momento) surgiram como presença constante nas paredes de soldados em fotografias e ilustrações cheias de charme e erotismo.

As moçoilas ilustradas em poses que passeiam entre o sensual e o divertido conquistaram um belo espaço no imaginário popular e ainda hoje (talvez mais do que nunca) são consideradas verdadeiras referências de beleza e estilo. De qualquer forma, não nos faltarão oportunidades pra falar um pouco mais sobre essas personagens icônicas na história da ilustração. O destaque do post de hoje vai pra uma pin-up um pouco diferente dessas, às quais estamos mais do que acostumados. Aos que ainda não tiveram o prazer de conhecer, tenho a honra de apresentar Hilda: a pin-up plus-size de Duane Bryers.





Hilda é uma garota de calendário, nascida em 1958 pelas mãos de Bryers. A personagem criada pelo ilustrador norte-americano nunca parece estar posando em suas aparições, sendo retratada na maioria das vezes em momentos extremamente espontâneos e/ou situações engraçadas.








Como já deu pra perceber, ela foge dos padrões corporais das populares e curvilíneas meninas de Gil Elvgren, Alberto Vargas ou George Petty por ser gordinha, sem jamais ficar pra trás de nenhuma delas, seja qual for o quesito. É muito fácil cair de amores por cada uma das ilustrações.







Duane Bryers não costumava utilizar modelos reais, como era comum nas ilustrações de pin-ups. O fez apenas nos primeiros desenhos de Hilda. Ele faleceu em Tucson, EUA, no dia 30 de maio de 2010, aos 100 anos.

 Duane Bryers




Mais imagens da bela e doce Hilda podem ser encontradas aqui. No mesmo portal também é possível ler mais sobre Bryers, bem como ter acesso a uma entrevista muito bacana, feita em 2002, na qual o ilustrador fala um pouco mais sobre sua trajetória e também sobre a personagem.

Sany Alice cursa o 8º período de Design na UTFPR. Gosta de Cazuza, sorvete e de coisas bonitas, seja lá o que isso signifique.

0 comentários: