Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Paula Eduarda – A soprano mais jovem do Brasil [Cleo Oshiro]

Paula Eduarda – A soprano mais jovem do Brasil

Cleo Oshiro –  Colunista Social

Paula Eduarda, 15 anos é uma jovem de voz angelical e que possui uma amplitude que surpreende e emociona a todos que a ouvem, tanto por sua extensão vocal, como pelo seu carisma, um canto que não se dissocia da atualidade, nem das mais distintas e complementares influências. Dona de um repertório de clássicos da Música Popular Brasileira que se mesclam harmoniosamente com grandes e inesquecíveis árias operísticas são alguns dos aspectos que nos chamam a atenção ao ouvi-la cantar, somados ao carisma e a graciosidade dessa jovem soprano que vêm arrebatando o público nos concertos que realiza por todo o Brasil e exterior. Natural de Florianópolis (SC) no momento reside na cidade de Guarulhos (SP).

Paula, seu início na carreira artística começou com que idade? Qual foi seu primeiro trabalho? 

Comecei minha carreira com 2 anos de idade e meu primeiro trabalho foi desfilar pela Agência Mega de Florianópolis . 

Sua estreia no teatro foi logo cedo, tinha que idade? 

Sim, com 5 anos fiz o papel de Dona Baratinha no Musical infantil ” Dona Baratinha quer se Casar “, depois fiz curso profissional com o Diretor Milton Neves e participei do grande Musical de Ziraldo, sendo a protagonista (netinha) em ” Vovó Delícia”. 

Com que idade descobriu seu talento para a música? 

Quando eu tinha 01 para 02 aninhos, já pegava o microfone em casa e brincava de cantar, meu pai até gravava minha voz cantando, depois com 3 aninhos após os desfiles já pediam para eu cantar no palco e assim fui pegando o gosto pela música onde aos 6 anos entrei em uma escola de música em  Guarulhos  e com 8 anos já estava no livro dos Recordes Brasileiro como a mais jovem Soprano do Brasil. 

É verdade que seus pais resolveram mudar de estado em função da sua carreira? 

Sim, quando eu fiz 6 anos nos mudamos para São Paulo onde eu teria mais oportunidades em minha carreira. 

Participou de programas de calouros na TV? Quais? 

Programa de calouros não, mas participei de de um Reality Show ” Qual seu Talento ” uma versão do Got Talent aqui no Brasil.

Porque o interesse justamente por música clássica? 

Por ter professores de música que atuam na área de música Clássica, o Tenor Jorge Imamura  e a Maestrina Krystyna  Kasperowicz. 

Opera é um estilo que atinge um público especifico, mais seletivo, sensível e refinado, não é como os outros estilos variados que alcançam  uma grande massa em geral. Como você define o espaço para a música clássica no Brasil? 

Muito Decepcionada, pois aqui no Brasil não valorizaram meu trabalho musical  e a música  clássica, sou mais reconhecida fora do Brasil como Portugal, Inglaterra, Itália, Ucrânia, Alemanha, etc. 

Você possui uma amplitude vocal impressionante, creio que deva ter estudado muito para chegar nessa perfeição? 

Realmente estudo muito, são muitas horas/aulas por semana e também dedicação em horas extras em casa. 

Continua os estudos para se aperfeiçoar na música? Estuda o que no momento? 

Por ter essas dificuldade no reconhecimento pela música clássica aqui no Brasil, passei a estudar música popular e eletrônica em conselhos de alguns produtores na área da música aqui no Brasil . 

Tem algum cuidado especial em relação a voz? 

Sim, principalmente antes do show tenho que estar bem atenta na alimentação. A maçã e a água ajudam bastante a lubrificar a garganta trazendo um som mais limpo. E ter os cuidados básicos como não gritar exageradamente e passar periodicamente na otorrino e fono.

Pratica algum esporte? 

Somente na educação física na escola e uma vez por semana faço Pilates. 

Participou de vários programas na TV em rede nacional, aliás acho que em todos os existentes na TV brasileira, inclusive sendo elogiada pelo apresentador Gugu Liberato, os jornalistas e críticos musicais Irineu Franco Perpétuo e João Marcos Coelho, o músico Gilberto Tinetti (considerado um dos principais pianistas do país) entre muitos outros. Qual a emoção de ver seu trabalho sendo reconhecido, tanto pela mídia como pelo público em geral? 

Realmente ser reconhecida musicalmente por estas celebridades brasileira é de emocionar, e ainda fui orquestrada pelos mais famosos maestros do Brasil como Diogo Pacheco, Júlio Medaglia e João Carlos Martins, mas como estamos falando de Brasil, não apareceu nenhum empresário para apostar no meu talento na música clássica. 

Qual foi a apresentação que mais marcou na sua carreira? 

Em Old Billingsgate, Lower Thames Street, Londres, Reino Unido . 

Você possui vários recordes nacionais, sendo um deles como a mais jovem Miss Brasil Mirim. Tinha que idade quando conquistou o título? 

Quando concorri ao título de Miss Brasil Mirim 2001 eu tinha apenas 3 anos e 5 meses.

Foi apresentadora de TV com que idade? 

Com 5 anos e 02 meses tive meu próprio programa de TV em dois canais de Televisão em Santa Catarina, um na grande Florianópolis/SC (TV São José) e outro em Blumenau/SC (TV Galega) 

Nessa época já fazia entrevistas? 

Meu Programa era de Entrevistas com Celebridades, Políticos, Crianças, Reportagens externas, Utilidade Pública, Receitas, Shows, desfiles, etc . 

Ser a mais jovem soprano brasileira é mais uma de suas conquistas. São 4 os seus recordes nacionais? 

Miss Brasil Mirim 2001
Apresentadora de TV mais jovem Brasil
Repórter mais jovem do Brasil
Soprano mais jovem do Brasil 

Quais países se apresentou? 

Fiz uma turnê pela Itália e Londres. 

Você se apresenta em vários shows e eventos por todo o Brasil. Como é essa vida de viagens constantes? 

Adoro viajar, principalmente quando é para fazer meus shows. 

Nos shows que se apresenta canta somente músicas clássicas ou canta outros estilos? 

Quando é evento corporativo pedem músicas clássica do meu repertório, em shows aberto ao público apresento mais o popular. 

Já gravou CD? 

Não, quando gravar quero que seja com músicas próprias e para isso já comecei a compor minhas músicas.

No seu aniversário de 15 anos recebeu o troféu Rank Brasil. Qual a sensação desse prêmio onde foi a homenageada da noite? 

Na festa de 15 anos recebi o troféu Rank Brasil por ser a número um ou a primeira brasileira a receber um troféu desta organização de recordes Brasileiro. 

Como conciliar a vida artística, familiar, social, amizades e estudos? 

Não é nada fácil, tenho que me organizar para poder conciliar compromissos, vida social, diversão, amizades e meus estudos escolar, estudo da musicas, violão, piano, línguas (Inglês e Francês) e já estudei Espanhol e Italiano. 

Atualmente você estuda em que série na escola? 

Acabei o primeiro ano do ensino médio e 2014 estarei cursando o segundo ano. 

O que gosta de fazer nas horas de lazer? 

Passear, ouvir música, assistir filmes, ler um bom livro. 

Qual seu sonho? 

Ser reconhecida musicalmente. 

Quais suas expectativas futuras? 

Um bom empresário para investir na minha carreira. 

Quais foram os principais desafios que você enfrentou no começo da carreira? 

Nada foi fácil, passamos por muitas dificuldades, dentre elas dois acidentes de carro em viagens e situação financeira. Mas nada disso foi o suficiente para eu desistir do meu sonho, eu ia a pé semanalmente para ter minhas aulas de canto que eram a 10km da minha casa fazendo sol ou chuva. 

Por fim, poderia deixar uma mensagens às adolescentes que, como você, têm um sonho, mas ainda não sabem bem como realizá-lo ou estão inseguras se são mesmo capazes de chegar lá? 

Se você ama o que faz, corra atrás do seu sonho, persista por que vale a pena. Não existe coisa melhor do que trabalhar fazendo aquilo que você ama. Abraço – Paula Eduarda 

Contatos 
E-mail contato@paulaeduarda.com.br 
Shows +55 11 97331 6040
Site Oficial www.paulaeduarda.com.br 
Site Antigo : www.portalduda.com.br
Facebook https://www.facebook.com/paulaeduarda13
www.palcomp3.com/paula_eduarda (Áudios) 
www.youtube.com/portalduda (Vídeos)


Cleo Oshiro,mineira mas viveu a maior parte da sua vida em São Paulo até se mudar para o Japão em 2002. Colunista Social do Portal Mie tem a coluna dedicada a divulgar o trabalho de artistas brasileiros que vivem em várias partes do mundo. Seu trabalho é divulgado em vários países no exterior onde existem comunidades brasileira.

Nenhum comentário