Um contador de histórias: veja gratuitamente os principais filmes de Eduardo Coutinho [Revista Biografia]

Crédito: Arteview
Um contador de histórias: veja gratuitamente os principais filmes de Eduardo Coutinho

Confira cinco documentários que marcaram a obra de Eduardo Coutinho
Uma câmera na mão, idéia na cabeça e uma pergunta no ar: o estilo que consagrou Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas do Brasil, fica como a maior herança deste legítimo representante do cinema verdade.
Cineasta paulistano foi encontrado morto na manhã do último domingo (1º de fevereiro) em seu apartamento.

De renome internacional, Coutinho se destacou pela sua forma “nua e crua” de documentar diálogos, abordagens e retratos dos mais diversos temas, em filmes como “Edifício Master”, “Jogo de Cena”, “Babilônia 2000”, “Peões”, “Santo Forte” e “Cabra Marcado para Morrer” –  sempre marcados pela espontaneidade das cenas, seja do entrevistado ou entrevistador.
Catraca Livre fez um apanhado de sua obra com títulos desde o início da carreira, nos anos 60, até produções mais recentes…

Confira a homenagem!

Cabra Marcado para Morrer

Sinopse: Filme documentário, Cabra Marcado para Morrer foi dirigido por Eduardo Coutinho inicialmente em fevereiro1964, sendo obrigado a interromper as filmagens devido ao golpe militar de 31 de março, quando as forças militares cercam a locação no engenho da Galiléia. Dezessete anos depois em 1984 retoma o projeto e chega ao cinema no seguinte em 1985.



Babilônia 2000

Sinopse: Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o réveillon de Copacabana.



Edifício Master

Sinopse: Registro do cotidiano dos moradores do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro, um prédio de 12 andares e 276 apartamentos, onde moram cerca de 500 pessoas. No filme, 37 contam suas histórias de felicidade, tristeza, desilusão, esperança e amor.



Jogo de cena


Sinopse: O documentário faz um mergulho no universo feminino através de 23 relatos de mulheres, gravados por uma câmera estática, no Teatro Glauce Rocha, no Rio. As histórias foram selecionadas entre outras 60, que chegaram ao diretor depois da publicação de um anúncio no jornal.


0 comentários: