10 fotografias que foram tiradas há mais de 120 anos [Revista Biografia]

10 fotografias que foram tiradas há mais de 120 anos

Coleção de imagens reúne os primeiros registros fotográficos amadores feitos com uma câmera Kodak No. 1.

Hoje, qualquer pessoa sabe como tirar uma fotografia. Basta o clique em um botão em câmeras digitais, ou mesmo em tablets e smartphones, para ter um belo registro em alta definição. Com os equipamentos atuais, nem mesmo nos preocupamos com a técnica e a formação das imagens, isso sem falar nas diversas aplicações de filtros e edições que utilizamos para dar uma cara mais profissional às nossas fotos.

Mas nem sempre foi assim. As primeiras câmeras fotográficas utilizavam mecanismos bastante complicados, sem falar no alto custo de produção desses equipamentos. A invenção da fotografia data de 1839, mas a prática começou a se popularizar mesmo após 1888, com a chegada dos primeiros modelos da Kodak.

A câmera Kodak No. 1 é a responsável por transformar a fotografia em um negócio e em uma indústria. O equipamento simplificava o processo de produção com três simples ações: de rodar o filme, abrir o diafragma e apertar um botão para tirar a foto. Não havia ainda nem um visor nessa câmera para definir o quadro, e o fotógrafo devia apenas apontar o dispositivo na direção desejada.

Por essa razão, surpreende ver algumas das criações mantidas em acervo no National Media Museum, no Reino Unido. A coleção, reproduzida abaixo, traz várias imagens da década de 1890 feitas por amadores com a câmera Kodak No. 1. O equipamento produzia fotos circulares de 2,5 polegadas de diâmetro. As composições reunidas pelo Museu mostram enquadramentos muito bem elaborados de registros do cotidiano da época.

A Kodak No. 1 vinha com um rolo de filme suficiente para tirar até 100 fotografias. Depois que todo o rolo estivesse exposto, o dono levava a câmera de volta para a fábrica, onde o filme era revelado e processado. Após um período, o dono recebia então sua câmera com um novo rolo de filme, além do conjunto de fotografias que havia produzido impresso em papel.

Confira abaixo 10 fotos feitas por amadores com a câmera Kodak No. 1 durante a década de 1890:

01 - Mulher remando em um barco.



02 - Mulher lendo.


03 - Elefante bebê no zoológico.




04 - Garoto brincando no mar.




05 - Mulher no mercado.




06 - Jovens no mar.




07 - Dois homens no convés de um navio.


08 - Estação Kingsbury and Neasden.




09 - Duas garotinhas.




10 - Homem sentado lendo um livro.


0 comentários: