Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Plantando literatura [Janete Barros Saraiva]

Plantando literatura

Iniciativa inova na maneira de incentivar a leitura infantil

O amor pela leitura fez com que Janete Barros Saraiva criasse o projeto Pé de Livros em Fortaleza, Ceará. Um dia Janete pegou todos os livros de seu filho e os pendurou na árvore que existe em frente a sua casa. “Tudo muito singelo, o colorido das capas, a leitura com outra perspectiva e os olhos ávidos por conhecimento. Foi um presente, um estímulo! Tenho certeza que meu filho nunca vai esquecer que um dia ganhou um Pé de livros”, conta.

O projeto existe desde 2011 e visa estimular a leitura infantil de maneira lúdica. São realizados os eventos ao ar livre em praças. O projeto às vezes é convidado para ser realizado em outros locais como escolas e bibliotecas.


“O último ‘Pé de Livros’ que fiz foi para uma biblioteca no interior do estado. Como o dia prometia chuva transferimos o evento que seria na praça para o ginásio poliesportivo. Usamos as traves do gol para os varais, as grades laterais do ginásio para amarrar os livros e as mantas para acondicionar os livros e as crianças”, conta Janete.

Quando acontece em local público a divulgação é feita através da página do projeto no Facebook para a região. Não existem obstáculos para Janete que, mesmo sem automóvel leva os livros para os locais de realização dos eventos, por vezes conta com carona de quem fez o convite.

Janete faz cada Pé de Livros diferente um do outro, com a árvore ou varal sempre convidativos. A criança não tem o hábito de encontrar livro em árvore ou utilizar de sua sombra para a leitura. “Fico por perto interagindo, dando dicas de livros, mostrando algo inusitado, um livro diferente, uma leitura ritmada, uma poesia etc.”, conta.

Uma das formas de divulgação são os álbuns criados com imagens de cada evento, Janete sempre o carrega para mostrar a possíveis interessados.

Durante os eventos existem as caixas de trocas com livros para doar e para tomar, funciona como uma troca de livros. Além disso, existe a cesta das línguas, são livros de outras línguas e funciona como um primeiro contato com uma língua diferente. A ideia é despertar o interesse, a curiosidade e desenvolver o gosto por outra linguagem, sotaque, lugares, etc.

 http://www.projetogenerosidade.com.br/2014/03/11/plantando-literatura/

Nenhum comentário