Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Projeto incentiva estudantes gaúchos a escrever e publicar [Alessandra Carvalho]

Projeto incentiva estudantes gaúchos a escrever e publicar

Por Alessandra Carvalho*. 

Promover e incentivar a leitura, mas também estimular e orientar a produção literária entre crianças e adolescentes do interior gaúcho. 

Esta é a proposta e o objetivo da Editora Os Dez Melhores que, através do selo Nascedouro, se prepara para lançar seu segundo livro. A obra, intitulada Conte um Conto Vol. II, reúne 63 textos de alunos do Colégio Estadual de Sananduva/RS – uma das escolas finalistas ao Prêmio RBS de Educação 2013.

Os textos foram produzidos em maio do ano passado durante o Dia Literário, evento promovido pela Editora Os Dez Melhores em parceria com a escritora Jana Lauxen, o Colégio Estadual e a Casa da Cultura Prefeito Hilário Copatti. Durante esta ocasião, os alunos foram apresentados para uma ilustração e, sobre ela, tiveram de escrever seus contos. A imagem utilizada foi generosamente cedida ao projeto pelo premiado ilustrador e quadrinista Mario Cau, que já trabalhou ao lado de nomes como Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. E é esta mesma ilustração que integra a capa da obra.

O Dia Literário contou com atividades durante os três turnos, envolvendo oficinas de criação literária, palestras sobre literatura, e o lançamento do livro O Túmulo do Ladrão, da escritora Jana Lauxen.

Jana, aliás, é uma das sócias da Editora Os Dez Melhores, e conta que foi a partir do Dia Literário que se desenvolveu e se criou o selo Nascedouro, que visita escolas e instituições públicas levando atividades voltadas à literatura.

– O Dia Literário era para ser somente uma oportunidade de realizar ações envolvendo o lançamento do meu segundo livro. Mas deu tão certo, e foi tão incrível, que nos reunimos e concluímos: não podemos parar por aqui. De maio de 2013 até agora, visitamos mais de cinco instituições, e já lançamos um livro em Carazinho/RS com textos de crianças e adolescentes do grupo Geração 148, da Igreja Adventista, e da escola de danças Arabesque – a obra Conte um Conto Vol. I.

Percebendo o interesse e o envolvimento dos alunos participantes do Dia Literário – foram mais de 75 inscritos na oficina – a Editora Os Dez Melhores criou então o selo Nascedouro, que integra um projeto itinerante de apoio à literatura e incentivo à leitura e à produção literária, e busca levar até escolas municipais e estaduais, além de ONGs e instituições com projetos sociais destinados a crianças e adolescentes, palestras e oficinas literárias voltadas exclusivamente para a prática de criação e escrita. Buscando oportunizar e estimular o aluno/autor participante, a Editora Os Dez Melhores também publicará em um livro os textos produzidos durante estas oficinas. 



Não é cobrada nenhuma taxa ou inscrição da instituição em questão, da mesma maneira que não se exige a aquisição de um número X de exemplares do livro publicado a partir dos textos produzidos durante estas oficinas.



O lançamento do livro Conte um Conto Vol. II acontece dia cinco de abril de 2014, entre 17h e 20h, no Colégio Estadual Sananduva. A partir do dia 8 de abril a obra estará disponível para venda na livraria virtual da Editora Os Dez Melhores (www.editoraosdezmelhores.com.br/livraria), ao preço de R$30.

Maiores informações podem ser obtidas no blog da Editora Os Dez Melhores (www.editoraosdezmelhores.blogspot.com) ou através do e-mail contato@editoraosdezmelhores.com.br.


* SOBRE A AUTORA:

Alessandra Carvalho é jornalista, redatora na agência Teia de Marketing Literário Virtual, assessora de comunicação da Editora Os Dez Melhores e escrevinhadora eventual. 
E-mail para contato: comunique.a.ale@gmail.com

 * sobre a Escritora

Jana Lauxen- É produtora cultural e escritora, autora dos livros Uma Carta por Benjamin (Ed. Multifoco, 2009) e O Túmulo do Ladrão (Ed. Multifoco, 2013). Colunista da revista Café Espacial, publicou pela Mojo Books a historieta Pela Honra de Meu Pai. Publicou em mais de quinze coletâneas, e organizou seis em parceria com outros escritores. Foi editora da versão brasileira da revista eletrônica inglesa 3:AM Magazine, e também uma das idealizadoras do projeto E-Blogue.com (in memoriam). Atualmente trabalha na Editora Os Dez Melhores e é redatora na agência Teia de Marketing Literário Virtual.

Nenhum comentário