Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Sandra Mohr [Pianista Brasileira]


Sandra Mohr - Pianista

Natural de Santa Cruz do Sul – RS, Sandra Mohr iniciou seus estudos musicais nessa cidade aos 9 anos de idade. Recebeu a comenda Rotária pelo Rotary Club Santa Cruz do Sul e a indicação de aluna destaque da Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1998. Em 2000 foi vencedora do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Em 2002 graduou-se Bacharel em Música (Piano) sob orientação do pianista Ney Fialkow. Entre 2006 e 2007 especializou-se com o pianista argentino Sérgio Olivé. Como formação complementar, estudou violino, canto lírico e composição.

Foi fundadora da Orquestra Jovem Santa Cruz do Sul (atual Orquestra Jovem UNISC), atuando como pianista, arranjadora, violinista e spalla. Atuou como solista em diversas orquestras nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Como camerista, trabalhou com músicos de destaque no cenário internacional, como o trompetista Francisco Pacho Flores (Venezuela), o flautista Andrea Ceccomori (Itália) e a violinista Barbara Barber (EUA). Em 2008, teve a honra de prestar homenagem ao Príncipe Naruhito do Japão, em sua visita ao Brasil.

Tendo como prioridade os recitais de piano solo e concertos para piano e orquestra, em 2011, Sandra se mudou para Santa Catarina para se dedicar exclusivamente a essas atividades, o que vem realizando desde então.

"Sandra Mohr was born in Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul in Southern Brazil and began her musical studies in this city at 9 years of age. She was honored with a commendation by Rotary Club Santa Cruz do Sul and also with the appointment of prominent student of Music at Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in 1998 (age 19). In 2000 she won the Young Soloists Competition of the Porto Alegre Symphony Orchestra (OSPA). In 2002 she graduated Bachelor of Music (Piano) under the guidance of the pianist Ney Fialkow. Between 2006 and 2007 she specialized with the argentine pianist and composer Sergio Olivé. As additional training, she studied violin, opera singing and composition.

She was the founder of the Youth Orchestra Santa Cruz do Sul (current UNISC Youth Orchestra), acting as pianist, arranger, violinist and concertmaster. She served as piano soloist in various orchestras in the states of Southern Brazil. As a chamber musician, she worked with prominent musicians on the international scene as trumpeter Francisco Pacho Flores (Venezuela), flutist Andrea Ceccomori (Italy) and violinist Barbara Barber (USA). In 2008 she had the honor to pay tribute to Prince Naruhito of Japan, during his visit to Brazil.

Since 2011, Sandra devotes herself exclusively to a pianist career. In 2012, she was on tour with the recital “Romantic Geniuses”, performing virtuosic pieces by composers like Chopin, Liszt and Rachmaninoff.

Nowadays, she is researching about the Nationalism in Music and preparing a new tour that includes piano recitals, a review book on that theme and a CD recording.
CHOPIN – 200 ANOS

Em novembro de 2011, a Fundação Indaialense de Cultura – FIC (Indaial-SC) realizou a Semana Cultural e Religiosa Polonesa. A pianista foi convidada para realizar um recital em comemoração aos 200 anos de nascimento de Chopin, um dos maiores expoentes da história da música polonesa.

Vídeos de algumas peças que integraram o recital:





TURNÊ “GÊNIOS ROMÂNTICOS”

Em 2012, Sandra realizou a turnê “Gênios Românticos”. O recital percorreu 9 cidades dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de divulgar a música erudita para piano, o repertório escolhido foi essencialmente romântico, abrangendo desde o início do período, representado pelo Scherzo a Capriccio de Mendelssohn, até o chamado romantismo tardio, com o vigoroso Prelúdio Op. 23 nº 5 de Rachmaninoff.

Foi no período romântico que o piano mais se desenvolveu e adquiriu suas características atuais, permitindo aos compositores dessa era a exploração deste instrumento ao máximo.

Vídeo de uma das peças do recital “Gênios Românticos”, gravado ao vivo no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau – SC:


 
ESTRÉIA NA EUROPA

No dia 04 de outubro de 2013, a pianista fez seu debut na Alemanha com um recital solo. O recital, em comemoração ao ano Brasil-Alemanha, contou com obras de compositores alemães (Bach, Mendelssohn, Brahms) e brasileiros (Brasílio Itiberê, Francisco Mignoni e Villa-Lobos), além de uma composição da própria pianista. A apresentação aconteceu em Lörrach – Baden Württemberg – Alemanha.

Vídeo de uma das peças do recital Brasil-Alemanha, gravado ao vivo em Lörrach – Alemanha:
 


OUTRAS ATIVIDADES

Apesar do foco de seu trabalho ser o piano, Sandra continua atuando eventualmente como compositora, arranjadora, violinista e cantora.

Trabalho como compositora:

Como arranjadora:




NOVOS PROJETOS

Desde o início de 2013, a pianista vem se dedicando ao projeto “Nacionalistas”. O projeto envolve a gravação de um CD, a produção de um livro e uma nova turnê.

O repertório escolhido propõe uma viagem por diferentes culturas, onde a música erudita e a popular se fundem, criando um retrato sincero da cultura musical de países que tiveram destaque neste movimento.

O Nacionalismo Musical buscou uma definição de identidade nacional, valorizando e evidenciando o folclore, ritmos e melodias de caráter popular de países marginalizados pela dominação cultural existente no século XIX, exercida pela música francesa, italiana e alemã. 
Poster da Temporada 2013-2014 – Nacionalistas
Muitos compositores nacionalistas realizaram importantes pesquisas musicais acerca do folclore de seus países, dando origem a Escolas Nacionalistas como a Polaca, Russa, Checa, Húngara, Escandinava e Espanhola.

Chopin foi um dos primeiros nacionalistas a se destacar, trazendo o caráter da música folclórica de seu país para as suas composições através das suas polonaises e mazurcas.

Na América Latina, o movimento teve seu auge um pouco mais tarde, já no século XX, sendo que seu representante de maior destaque foi o nosso Villa-Lobos. 
ÚLTIMOS TRABALHOS

Recentemente, a pianista participou do Festival Internacional de Música de Santa Catarina – Femusc, realizado em Jaraguá do Sul – SC, no mês de janeiro de 2014. Sandra dividiu o palco com músicos da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, EUA, Alemanha e de diversos estados brasileiros.

Vídeo de uma das apresentações:


Fotos de algumas apresentações e temporadas realizadas por Sandra Mohr

2011 - Recital de piano Semana Cultural e Religiosa Polonesa
Sandra-Mohr-Recital-Chopin

2011 - I Masterclass De Piano De Timbó



2011 - Sandra Mohr Toca Na Casa Das Artes


2012 - II Masterclass De Piano De Timbó


2012 - Temporada Indaial


2012 - Temporada Brusque


2012 - Temporada Montenegro


2012 - Temporada Lajeado


2012 - Temporada Porto Alegre


2012 - Temporada Ivoti

2012 - Temporada Estrela


2012 - Temporada Brumenau


2013 - Recital ano Brasil- Alemanha


LINKS:

Site http://sandramohr.com.br/
Canal do Youtube - https://www.youtube.com/user/Haguiuda/featured

Sandra Mohr. Todos os direitos autorais de textos, vídeos e imagens pertencem a artista. 

Revista Biografia.

Nenhum comentário