10 sonhos comuns e o que eles supostamente significam [Claudia Borges]

10 sonhos comuns e o que eles supostamente significam


Saiba qual a visão de alguns especialistas sobre a interpretação das nossas projeções mentais durante o sono 



Você já deve ter ouvido alguém falar sobre a interpretação de sonhos em algum momento da sua vida. Geralmente, entre as pessoas mais velhas, existe certa crença, mesmo que mínima, de que sonhar com algo específico tem um significado no seu destino.

Por exemplo, há quem diga que sonhar com gato pode significar que você será roubado em breve (através da associação: gato — gatuno — ladrão). Além dessa, há centenas de interpretações e muitos livros sobre elas. Apesar disso, a maioria dos cientistas e psicólogos modernos vê os sonhos e seus significados como mistérios não resolvidos.

De qualquer forma, há alguns sonhos extremamente comuns e recorrentes que todos nós temos. Seria interessante saber quais os seus supostos significados, não é mesmo? Mesmo que “a ciência do sonho” não seja comprovada totalmente pela ciência, pelo menos podemos nos divertir um pouquinho com as interpretações.

O pessoal do Mental Floss reuniu quatro autores de livros sobre o assunto — Lauri Loewenberg, Russell Grant, Lauren Lawrence e Ian Wallace — para revelar as suas principais impressões sobre os sonhos mais comuns da humanidade. Confira abaixo. 

1 – Sonhar que está caindo 


Fonte da imagem: Shutterstock


Quem nunca sonhou que está caindo? É muito comum isso acontecer no começo do sono — até levamos um susto e acordamos quando supostamente batemos no chão. A especialista Lauri Loewenberg chama este sonho de "uma bandeira vermelha de seu subconsciente". Ela acredita que esse sonho seja comum em pessoas que estão tendo um grande problema na vida com trabalho, relacionamentos ou outra área pessoal. 

2 – Dentes caindo


Sonhar com dentes caindo pode ser muito angustiante, mas a interpretação não é sobre a “morte”, como muita gente acredita. Ian Wallace vê dentes como um símbolo de poder e confiança. Para ele, este sonho é, supostamente, um sinal de que alguma coisa aconteceu na vida do sonhador e que lhe causou a perda de confiança.

De acordo com Grant, os dentes são sim um mau presságio e representam um relacionamento abalado. Já Lauren Lawrence acredita que, para as mulheres, o sonho seja um exemplo de realização de desejo. Para os homens, é um desejo por estimulação sexual. 

3 – Ir ao trabalho ou à escola sem roupas 


Fonte da imagem: Reprodução/Mental Floss


Chegar à escola ou ao trabalho totalmente (ou parcialmente) nu e não ter para onde fugir é um sonho recorrente entre muitas pessoas. Os especialistas concordam amplamente que este sonho representa vulnerabilidade e ansiedade.

A pesquisa de Wallace revela que este sonho é comum para as pessoas que estão começando uma situação desconhecida e, por isso, ainda estão inseguras. São indivíduos que acabaram de aceitar uma promoção, foram para um novo emprego ou precisam falar em público. 

4 – Fazer uma prova


A especialista Lauren Lawrence observou que geralmente os perfeccionistas tendem a ter sonhos recorrentes de fazer provas estressantes. Ela alega que o sonho lembra uma pessoa para ela ficar mais alerta. Lauri Loewenberg acredita que em adultos esses sonhos traçam paralelos entre a escola e o trabalho, porque ambos os lugares fornecem situações cheias de pressão. 

5 – Sonhar que está morrendo


A interpretação de Lauri Lawrence é a de que este sonho revela o desejo de terminar alguma coisa na vida: um relacionamento, um trabalho, uma carreira ou até mesmo o passado. Já o dicionário dos sonhos de Russel Grant enfatiza que este sonho não é necessariamente um pesadelo. Em vez disso, ele afirma repetidamente que ele é feito para encorajar uma pessoa a embarcar em um novo empreendimento ou novo começo. 

6 – Encontrar uma celebridade 


Fonte da imagem: Reprodução/Mental Floss


Aposto que você já sonhou com uma atriz ou um ator famoso, estrelas da música etc. Ian Wallace acredita que a celebridade real é relevante e pode revelar quais talentos o sonhador valoriza. Já Lauri Loewenberg diz que as celebridades são um símbolo de uma necessidade pessoal de reconhecimento. 

7 – Ser perseguido


O pior de ser perseguido em sonho é correr e não sair do lugar! Quem aí já passou por isso? No entanto, apesar da sensação de pesadelo deste sonho, Ian Wallace considera um sinal positivo. Ele acredita que este sonho possa incentivar o sonhador a enfrentar de vez um problema que tem atormentado os seus pensamentos. 

8 – Traição

A maioria dos autores concorda que este sonho não deve ser tomado como uma “premonição”. Portanto, se você sonhou que a sua namorada(o) estava lhe traindo, pode ficar despreocupado. De acordo com Lauri Loewenberg, o sonho com traição pode acontecer quando sua companhia está gastando muito tempo e atenção em algo que não envolve você.

9 – Estar atrasado 


Fonte da imagem: Reprodução/Mental Floss

Este sonho pode ser um sinal de que alguém está sobrecarregado e trabalhando (ou estudando ou tudo junto) demais, de acordo com Ian Wallace. Em uma nota relacionada, Russel Grant interpreta esse atraso como uma advertência: "Não faça promessas que não possa cumprir".

10 – Voando

Sonhar que está voando é uma delícia, não é verdade? Muitas pessoas acreditam que, quando uma criança sonha que está voando, é sinal que ela está crescendo. Ian Wallace tem uma teoria totalmente diferente. Ele afirma que o sonho encoraja a pessoa a desapegar de algo e permitir que as coisas “caiam” naturalmente no lugar.

 * * *

E você, leitor, sonha sempre com a mesma coisa?

Fonte Mental Floss

0 comentários: