Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Manoel de Barros bom de papo no Facebook; mundo fake deixa fãs realizados [Ângela Kempfer]

Capa do perfil fake de Manoel de Barros.
Manoel de Barros bom de papo no Facebook; mundo fake deixa fãs realizados



Como é difícil chegar perto e conversar olhando nos olhos, aos fãs do poeta Manoel de Barros só resta comunicação via redes sociais. Felizmente, a tecnologia serve também à poesia. E os leitores se esbaldam, falam da vida, agradecem, festejam o fato de terem Manoel como amigo, mesmo que seja no Facebook.

Seria melhor nem estragar a felicidade de muitos, mas a verdade é que a conversa não alcança o poeta. Ele nunca leu qualquer frase nas redes sociais, não toca em teclados, não pisca o olho em frente a nenhum computador. “Ele ainda usa máquina de escrever, não utiliza nem e-mail. Tudo é direcionado para o meu e-mail, da minha mãe Martha ou da sua secretaria”, conta o neto Felipe Barros. 

Ele passa boas tardes com o avô, na casa da rua Piratininga, e garante que a família não reclama das dezenas de perfis em homenagem ao poeta, todos reproduzindo a obra simples de Manoel. Mas ultimamente, um deles é motivo de incomodo.

Página criada em Mato Grosso do Sul, leva o nome “Manoel de Barros” e sugere que é alimentada pelo poeta em pessoa. Nas informações pessoais, estão data de nascimento e cidade natal dele. 

“A gente não se importa de publicarem sobre sua obra, mas o que ocorre e que esse fake usa seu nome como se fosse o próprio, publicando e respondendo mensagens”, justifica Felipe.

Outro neto do poeta, Silvestre de Barros, lembra que a comunicação com os fãs hoje é rara. Aos 96 anos, Manoel quase não sai de casa. Quando conversa com alguém, é graças ao bom e velho carteiro. “Ele recebe cartas praticamente todos os dias, lê todas, mas responde só algumas”. Sobre a possibilidade de trocar informações via internet, Silvestre acha impossível.

“Ele não tem qualquer vontade ou intimidade com esses equipamentos, é rústico”. 

Mas não adianta, a família já deixou claro em algumas postagem que o tal perfil é fake, mas as pessoas continuam batendo papo, como se do outro lado estivesse Manoel de Barros.

“O senhor sempre foi um gênio, eu sou sua grande admiradora, um grande abraço à dona Estela”, escreve uma das seguidoras mandando recado também para a esposa do ídolo. 

Outra comemora: “Meu Deus do céu, nem acredito que Manoel de Barros curtiu minha publicação. Emocionei, foram poucas palavras, verdadeiras como esse céu azul!”.

Alguns entram só para dar bom dia. Mas, além de conversar com uma pessoa tão sensível, quem deixa mensagens parece ter a obrigação de também fazer poesia. “Amo seus poemas, eles também falam dentro de mim....e ao mesmo tempo respondem...dentro do meu coração a prosa é boa ...ouço cochichar e gargalhar das proezas que você conta....adoro”, escreve um dos seguidores.. 

Mesmo com todas as pistas sobre uma falsa identidade, nenhum seguidor se atreve a deixar a pergunta óbvia: “Manoel de Barros, é você no Facebook?” Talvez porque a resposta seria frustrante. E, como diz o poeta, “Não quero a boa razão das coisas. Quero o feitiço das palavras”. 


Então quem é? - A maioria dos posts do perfil é feita de frases ou trechos de poemas. Quando não é isso, são fotos do ex-governador Wilson Barbosa Martins. Estranho, mas no escritório de Wilson, a informação é de que nenhuma pessoa ligada ao ex-governador tem relação com o perfil fake.

Uma breve pesquisa sobre o responsável levou o Lado B a Orlando Silvestre, apaixonado por poesia e um dos fãs que há tempos fala sobre Manoel na internet. Primeiro no twitter e mais recentemente no Facebook. Apesar de comemorar portas abertas graças ao poeta, ele garante que o perfil criado por ele já não é abastecido. “Criei um, mas queria fazer bem feito e não tinha tempo”, argumenta. No Twitter, chegou aos 33.6 mil seguidores com o “Poeta Manoel de Barros”. 

A força do nome fez de Orlando uma referência nas mídias sociais. “Conversei com presidentes de fundações de São Paulo, da Biblioteca Nacional, com o curador do Prêmio Jabuti, gente que queria saber do Manoel. Gente como Marcelo Tas e Glória Perez me retuitaram. Ele tem uma penetração incrível”, admite.

Orlando garante que conseguiu de Manoel, em uma conversa por telefone, a autorização para criar as páginas. Com o tempo, dezenas de pessoas fizeram o mesmo e pelo menos 16 continuam na ativa, todos como homenagens. Mas se é para eleger a melhor página, Orlando cita “Carregando Água na Peneira”, batizada com poesia. “Eles fazem com muito capricho. Com embasamento teórico. É muito bonita a página”. Fica a dica.

Fonte:
http://www.campograndenews.com.br

Um comentário

Anônimo disse...

Linda matéria. Teremos, certamente, uma bela fes
ta hoje, no céu, mais exatamente no jardim, entre os passarinhos.