Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Pacote Flácido [Isloany Machado]

Pacote Flácido

Hoje li a notícia de um suicídio. A única coisa que me choca mais do que isso é saber de linchamento. Mas suicídios mexem com meus bofes de tal maneira que sinto um trancamento na altura do esôfago, como uma bola de fogo. A notícia dizia:

Hoje um jovem de 27 anos se jogou por volta das 6h30 do pontilhão da Avenida Esperança, em Gothan. O trânsito ficou interditado em uma faixa da Rua das Dores, no sentido da Avenida Amanhã para a Bonde Andando, e duas no sentido contrário, para a Avenida Paraíso. Para passarem no local, os veículos se revezavam em uma pista só. Segundo informações da Polícia, o jovem estava em veículo da cor do céu. Ele parou o carro e se jogou. O trânsito ficou lento em todos os sentidos. Ainda não se sabe de seu estado de saúde. 

Ele saltou de seu veículo da cor do céu, mas não tinha asas. A notícia me fez lembrar Chico: “E flutuou no ar como se fosse um pássaro/E se acabou no chão feito um pacote flácido/Agonizou no meio do passeio público/Morreu na contramão atrapalhando o tráfego.”

Será tédio? Será amor? Será solidão? Será dor? 

“Amou daquela vez como se fosse a última

Amou daquela vez como se fosse o último 

Amou daquela vez como se fosse máquina 

Seus olhos embotados de cimento e lágrima 

Seus olhos embotados de cimento e tráfego 

Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago 

Bebeu e soluçou como se fosse máquina

Morreu na contramão atrapalhando o tráfego 

Morreu na contramão atrapalhando o público 

O que será? O que será?

Quem será? Quem será? 

Homem, por que saltou sem asas? Onde estavam elas? No pacote dos sonhos, guardados no fundo do baú? Ou será que tinha a esperança de fazê-las brotarem dos tocos das costas?

Será que avistou um mar de tráfego sob seus pés e, seduzido, saltou num mergulho náufrago? 

Amor

Máquina 

Olhos

Lágrima 

Tráfego

Soluço 

Náufrago 

O trânsito ficou lento em todos os sentidos. 

O trânsito ficou lento em todos os meus sentidos. 


Isloany Machado - Psicóloga clínica (CRP 14/03820-0) Psicanalista, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano - Fórum do Campo Lacaniano de MS. Especialista em Direitos Humanos pela UFGD e em Avessos Humanos pelo Ágora Instituto Lacaniano. Mestre em Psicologia pela UFMS. Despensadora da ciência e costuradora de palavras por opção.

Um comentário

Eliane Barreto disse...

O trânsito ficou lento em todos os meus sentidos também, acho que uma das coisas mais difíceis de entender é uma atitude dessas, os motivos sim, sabemos como certas coisas nos doem, mas o ato em si...o momento, a decisão...