Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

10 Filmes sobre Poesia e Poetas [Armando B. Martins]

10 Filmes sobre Poesia e Poetas


A poesia é a arte de transformar palavras em sensações.

Esta forma de arte, uma das sete reconhecidas, antecede a escrita e com o tempo foi envolta em regras rígidas de métrica e rima.

O cinema e a poesia têm muito em comum e alguns filmes retrataram isso muito bem.

Esta lista traz 10 filmes com poetas iniciantes ou renomados, mas todos apaixonados pela lírica.



1. Lope (ao voltar à Madri após a guerra no século 16, um soldado e talentoso poeta perde a mãe e para custear um imponente enterro, recorre a um empréstimo que vai custar sua liberdade de trabalho, obrigando-o a escrever para um famoso produtor teatral da época. grande oportunidade para conhecermos o trabalho do poeta espanhol, numa linda recriação de época e um ótimo filme do brasileiro Andrucha Waddington)





2.Poesia (uma senhora vive humildemente com seu problemático neto adolescente em Seul e para distrair-se inscreve-se num curso de poesia, que a faz descobrir a beleza da expressão e notar o mundo ao seu redor.  bonito)








3.  A Sociedade dos Poetas Mortos (um professor e ex-aluno de uma rígida escola interna, faz com que seus alunos vejam a vida com outros olhos a partir da leitura dos grandes poetas de língua inglesa. boa presença de Robin Williams, mais contido, num filme já clássico de Peter Weir)







4.  Howl (biografia do polêmico poeta americano Alen Ginsberg - James Franco -, centrado no seu julgamento por acusação de pornografia por causa de seu poema 'Howl' na década de 1950, uma das sementes do movimento beat)










5.  O Eclipse de uma Paixão (o jovem poeta Arthur Rimbaud muda-se para Paris onde se hospeda na casa de outro grande poeta Paul Verlaine, que é casado, e com ele tem uma amorosa tumultuada. ótimas cenas das reuniões dos poetas franceses da época e grandes atuações de Leonardo DiCaprio e David Thewlis)







6.  Vinícius (documentário sobre a vida de um dos maiores poetas brasileiros, entremeado por entrevistas, canções e declamações de seus poemas - o ponto negativo do filme. pouco para um gênio como ele, mas ao menos ajuda a perpetuar sua memória)







7.  O Carteiro e o Poeta (um carteiro faz amizade com o poeta Pablo Neruda, que vive exilado na costa italiana, e pede que ele o ajude a conquistar sua amada, mas descobre que a poesia sempre esteve dentro de si. belíssimo filme de Michael Radford, estrelado por Massimo Troissi, que morreu horas depois do fim das filmagens e foi indicado postumamente ao Oscar)






8.  Sylvia, Paixão Além das Palavras (a história da poetisa americana Sylvia Plath - Gwyneth Paltrow -, seus estudos na pretigiada Cambridge na Inglaterra, onde conhece seu marido, o também poeta Ted Hughes e conta os sérios problemas psicológicos que a afligiram na busca pela fama. bom filme)








9.  Cyrano de Bergerac (no século 17, o poeta e espadachim Cyrano é apaixonado por sua prima Roxane, mas não se declara, por vergonha de seu nariz descomunal. ele então decide ajudar com seus versos um outro soldado a conquistá-la. roteiro fiel à peça em versos de Edmond Rostand, com excepcional reconstituição de época e premiada atuação de Gerard Depardieu)





10.  Udaan (na Índia atual, um rapaz é expulso da escola interna e obrigado a voltar para a casa e morar com um pai abusivo, que o faz estudar engenharia e desistir de seu sonho de ser poeta. suas poesias, declamadas ao pequenino meio-irmão no hospital, mesmo em hindi, soam interessantes. Um filme curioso por mostrar as relações sociais numa cultura tão diferente da nossa)




Nenhum comentário