Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Inscrições até 4 de agosto - 2º Festival de Haicai de Petrópolis 2014 [Revista Biografia]

Inscrições até 4 de agosto - 2º Festival de Haicai de Petrópolis 2014


Realização: Associação NIKKEI de Petrópolis
Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni 
Academia Petropolitana de Educação

Organização: Catarina Maul – presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e Ataualpa A.P. Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação.

Apresentação: 

Como parte da Semana da Cultura do Japão em Petrópolis, será realizado em Petrópolis, o 2º Festival de Haicai, tipo de poema originário do Japão, formado por 17 sílabas, distribuídos em três versos: o primeiro com cinco sílabas, o segundo com sete sílabas e o terceiro com cinco sílabas. 

O precursor dessa composição poética foi Matsuo Bashô, nascido em 1644 em Ueno, cidade japonesa da província de Iga. As características originais do haicai serão obedecidas no julgamento dos concorrentes deste festival, sendo elas:

Não possuir títulos. Não haver preocupação com rimas. Um dos versos fazer alusão a algo relativo às estações do ano.  Desenvolver temas contemplativos da natureza, excluindo-se as tragédias naturais.

Tema: alusivo à natureza

Categorias: Juvenil (até 18 anos), Adulto e Adulto/ outras cidades

Sobre as inscrições: até dia 4 de agosto de 2014, na  Casa da Educação Visconde de Mauá (Rua Barão do Rio Branco, nº 3 – Centro – Petrópolis/ RJ, aos cuidados da Profª Catarina Maul, ou pelo e-mail:concursosliterariospetropolis@gmail.com.

Final: 12 de agosto de 2014 (3ª feira), 18h30min – Casa Claudio de Souza – Praça da Liberdade, 247 

Premiação: Serão premiados com troféus os 5 primeiros colocados de cada categoria. A premiação acontecerá no evento da final do festival. Os troféus dos poetas de outras cidades serão enviados por sedex.

Maiores informações serão concedidas através do e-mail da inscrição.

Fonte:

Nenhum comentário