Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Meteoro? Explosão? Cratera misteriosa surge na Sibéria [Claudia Borges]

Fonte da imagem: RT News
Meteoro? Explosão? Cratera misteriosa surge na Sibéria


Buraco gigante que surgiu de repente, com cerca de 80 metros de diâmetro, intriga cientistas


Uma cratera gigante apareceu misteriosamente em um local com um nome um tanto sugestivo: Yamal (Península de Yamal), que significa “fim do mundo” em russo. O surgimento desse enorme buraco está intrigando os cientistas, que estão tentando ainda entender a causa dessa rara e incomum ocorrência geográfica.

De acordo com o Daily Mail, a área onde fica a cratera é na região russa do norte da Sibéria e uma equipe de pesquisadores já foi enviada para analisar o caso. O buraco tem cerca de 80 metros de diâmetro, mas ainda não se sabe a sua profundidade.


Apesar de ainda não ter certeza, os especialistas têm algumas hipóteses sobre a causa do buraco, como aquecimento global e acúmulo de gás que explodiu abaixo da superfície.


Obviamente, existem as especulações sobre o buraco ter sido feito por ETs. Porém, o mais provável mesmo, segundo os pesquisadores, é que seja um efeito do aquecimento global, que gerou a liberação de gases sob a superfície, que, em seguida, explodiram como uma rolha de champanhe.

Especialistas dizem que o escurecimento ao redor da borda interna da cratera indica "queimaduras” pela temperatura da explosão dos gases. Outra teoria é que o buraco tenha sido formado pelo impacto de um meteorito, ganhando também esse formato pela existência de gasodutos em abundância nessa região, que fica a cerca de 60 quilômetros do campo de gás de Bovanenkovo.

Ainda segundo Anna Kurchatova, do Centro de Pesquisa Científica do Sub-Ártico, a grande cratera pode ter sido causada por uma explosão subterrânea devido a uma mistura de água, sal e gás. Com o aquecimento global, as geleiras teriam derretido e entrado em contato com as reservas naturais de gás, formando um ambiente propício para “detonar”.

Fonte(s)
Daily Mail

Nenhum comentário