Não se amolde. Transforme-se ! [Isi Golfetto]

“O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você”. Mário Quintana 

Nada na vida está em nossas mãos, mas tudo está diante das nossas possibilidades. 
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." Cora Coralina 

"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir." Paul Valéry

Não se amolde. Transforme-se ! 

Por Isi Golfetto 

Se fosse destacar três características da borboleta, quais você apontaria: suas cores diversas, sua delicadeza ou seu voo elegante? 

Será que acertei pelo menos uma delas? 

Interessante que quando eu paro para pensar em como a borboleta era antes dessa transformação, encontro aí uma fonte de inspiração: se até uma lagarta pode se transformar em borboleta, quanto mais eu tenho recursos para mudar aquilo que desejo em minha vida. 

Aliás, sempre temos alguns pensamentos, atitudes ou comportamentos que podem ser modificados e aprimorados. O que você mudaria em sua vida hoje? Como usaria esse espaço de tempo no "casulo"? Como pretende sair dele?
Creio que junto com o querer mudar, a determinação é essencial dentro do espaço de tempo das mudanças. Nada acontece do dia para a noite. Vamos adicionar ao processo muita paciência, disciplina, força de vontade e persistência. 

Esse período dentro do casulo não deve ter sido fácil para a lagarta. Da mesma forma não é para nós. Como sabemos, mudar não é fácil. Quantas vezes preferimos desistir a tentar. Mas se tivermos a visão da borboleta, com suas novas características ao sair do "casulo", isso será um incentivo a mais para cada um de nós. 

"Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você." Steven Backman

Dentre as várias características apontadas sobre a borboleta, com certeza vamos concordar que uma delas é a elegância. E é sobre essa característica tão necessária ao ser humano que daremos continuidade ao nosso tema.

Nada compra a elegância. Nem o "ser elegante" tem relação com dinheiro, status, grife... 

Então, o que é ser elegante? 

Para mim, ser elegante é dar o melhor de si, fazer a melhor escolha. É um comportamento que se inicia ao levantarmos e nos acompanha até a hora de dormir. Que dá o tom diante de situações mais adversas e continua impecável mesmo longe dos holofotes. 

Porém, estar elegante é diferente de ser elegante. 

Certa vez participei de um evento "chic". Chegando lá fui apresentada a um grupo onde todos estavam muito elegantes. Depois de um tempo de conversa, me surpreendi e até me decepcionei com a forma de algumas pessoas se comportarem, destoando completamente da aparência que exibiam. 

O que uma pessoa é por dentro sempre se exterioriza. Não há roupas, cosméticos e nem milagre de plástica que possam reter o que há em seu interior. Não há como esconder ou camuflar isso.

Elegância não se compra. Elegância não "dá e passa", não se improvisa, nem se veste. Elegância é obtida através da vontade de querer mudar, de uma determinação que vem de dentro para fora e que se adquire ao longo de um processo exaustivo de aprendizado, disciplina, paciência, força de vontade e persistência. 

Quais são algumas características que podemos destacar em quem é elegante?

A pessoa que é elegante se distingue por seu pensamento elegante. Ela ama o conhecimento, tem discernimento, princípios e valores que a tornam atraente e uma referência aos outros. 

A pessoa que é elegante é inteligente emocionalmente. Ela tem delicadeza no trato, tem capacidade de escutar e, quando fala, cuida para não ofender ou fazer fofoca, fica em silêncio diante da ofensa, reconhece o esforço do outro, elogia mas sabe criticar, respeita as pessoas e procura tornar a vida do próximo mais agradável. Assim, conquista a admiração e passa a ser uma inspiração. 

A pessoa que é elegante tem comportamento elegante. Seu comportamento é sempre precedido de sensibilidade, bom humor, gentileza, bondade, compreensão e encanta fazendo com que todos procurem imitá-la. 

Como ser elegante? 

"Tenha sempre bons pensamentos porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras, as palavras se transformam em ações, as ações se transformam em hábitos, os hábitos se transformam em valores e os valores se transformam em seu destino." Mahatma Gandhi 

Portanto, vamos aprimorar e desenvolver essas características e encontrar meios de manter a excelência, permitindo assim que sejamos referência e inspiração às pessoas que nos cercam. Mesmo porque, segundo Ben Sweetland:"Não conseguimos segurar uma tocha para iluminar o caminho de outra pessoa, sem clarearmos o nosso primeiro." 

Agradeço a você por prestigiar o Bate-papo com Estilo.
Um grande abraço 
Isi

Isi Golfetto, mas pode me chamar de Isi.
"Não há idade para sonhar, mas para realizar um sonho é preciso acordar e agir."
Desde muito pequena, eu já sabia que no meu sangue corria o desejo de ensinar. Ensinar me encantava. Sempre que alguém pronuncia uma palavra errada, Isi estava lá para explicar e ajudar a falar da maneira correta. 

1 comentários:

Elizabeth Caires disse...

Olá, Gostaria de parabeniza-la pela visão disposta neste Artigo.

Adorei.

Obrigada por compartilhar.