Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

10 fazendas orgânicas para se hospedar ao redor do mundo [Nômades Digitais]

10 fazendas orgânicas para se hospedar ao redor do mundo

por Nômades Digitais

Sempre chega aquele momento em que você quer fugir da rotina e tentar algo diferente. Se o intuito é “ir pro meio do mato” para se refugiar de tudo o que recorda a cidade grande, sugerimos as ecovilas e agora as fazendas orgânicas, locais ao redor do mundo que recebem viajantes interessados no estilo de vida na roça, com direito a todas as atividades típicas de um fazendeiro.

Nestas moradas rurais é possível conhecer e aprender mais sobre a origem dos alimentos e a permacultura, além de conviver com animais típicos do campo, como vacas, galinhas, patos, porcos e cabras. Das mais simples às mais luxuosas, reunimos 10 fazendas orgânicas para você se hospedar com ou sem família, e mergulhar numa rotina completamente diferente, absorvendo novos valores e, quem sabe, adaptando algumas práticas ao seu dia a dia urbano.

1. Kinnikinnick FeatherDown, Caledonia, Illinois – EUA 

A pequena propriedade familiar fica entre Chicago e Wisconsin, e segue em produção contínua desde 1849. O alojamento, aberto ao público de maio à outubro, é feito em tendas rústicas auto-suficientes e os hóspedes podem escolher se querem apenas assistir o dia a dia na fazenda ou se vão arregaçar as mangas e participar das colheitas, alimentação dos animais e outras atividades agrícolas.


2. The Jungle Farmhouse, Puna, Havaí

O Havaí nos remete imediatamente a praias magníficas e ondas impressionantes, mas este refúgio havaiano de 2,5 hectares, datado em 1970, acomoda até oito pessoas. Com base na permacultura e sustentabilidade, a pequena fazenda orgânica produz mais de 100 ovos por semana a partir de uma variedade de galinhas e patos, que vivem livres no terreno, além de terem disponíveis uma grande variedade de frutas. Pra melhorar, o local está a poucos minutos de outras maravilhas, como a praia de areia preta (falamos dela aqui), águas termais e piscinas naturais de Kapoho Tide.


3. Várzea da Gonçala, Algarve, Portugal

Algarve é repleto de belezas naturais e conhecido por suas praias de surf incríveis, mas próximo a um vale está uma fazenda de permacultura com 20 acres de extensão. Com frutas frescas naturais e vegetais orgânicos, a Várzea da Gonçala se destaca não só pela boa comida, mas por ser um paraíso para as crianças, repleta de lugares para explorar e brincar e muito lazer, como uma espetacular casa na árvore, piscina e escalada. As famílias de cinco ou seis pessoas podem se hospedar em um dos chalés, equipados com cozinha e churrasqueira.


4. Milia Mountain, Creta, Grécia

Praias de tirar o fôlego e casinhas brancas nos remetem à Grécia, mas a vida rural se faz muito presente em Creta. O retiro Milia, um assentamento restaurado na montanha do século XVII, pode parecer ser um verdadeiro sonho. Os quartos ficam em casas de pedra e um restaurante no local serve produtos sazonais, que são cultivados no próprio jardim orgânico. Entre as atividades, aulas de panificação à lenha, que com certeza ficam mais gostosos de se apreciar junto à paisagem verde que cerca o local.



5. Dewalokam, Kerala, India 

Rodeado de cultura local, como haveria de ser, a fazenda ancestral da família Alilakuzhy está focada na cozinha tradicional da região, com uma rica coleção de especiarias como cravo, pimenta, cardamomo, gengibre, noz-moscada e canela, sendo que com uma taxa extra, os chefs te ensinam as receitas típicas. A acomodação pode ser no edifício principal ou numa casa isolada na floresta, disponível para até seis pessoas. A energia solar é reaproveitada para o aquecimento de água, além do combustível para cozinhar vir de uma unidade de biogás. Entre as atividades, um passeio entre os pomares, coleta de mel, rafting no bambu e passeios de elefante.


6. Monestevole, Umbria, Itália 

As regiões mais afastadas da Itália encantam por conta de seus campos deslumbrantes e casinhas charmosas. A comunidade de Monestevole nos lembra daquelas enormes famílias italianas que se reúnem em volta da mesa para comer bem e tagarelar. A propriedade, que fica numa altitude de 600 metros, tem 99 hectares onde se dividem muitos animais, oliveiras, pastos, florestas, uma vinha e jardins de permacultura. A cozinha do local serve à todos, de carnívoros à veganos, partindo do princípio de que todos se alimentem da melhor forma e sintam-se em casa.


7. Brown’s Field, Chiba Prefecture, Japão 

Há cerca de duas horas de trem da cosmopolita Tóquio está a fazenda do casal Everett Kennedy Brown e Deco Nakajima, que lá vivem com seus cinco filhos há 15 anos. A propriedade de 2 hectares tem duas casas de hóspedes e quatro casas rústicas na árvore, conectadas por meio de passarelas de madeira, e ainda uma pousada. O local abriga toda a cultura típica do país, com bosques de bambu, hortas e plantações de arroz, além da criação de patos e cabras. Na cozinha, receitas predominante vegan e culinária macrobiótica, sendo que Deco é professora e faz seu próprio molho shoyu. Os hóspedes podem conhecer a área de bike, surfar na praia vizinha Kujukuri ou ir ao mosteiro budista de 1.200 anos de idade.


8. Chalé Mullengrove , New South Wales, Austrália 

Em território australiano desde 1840, a casinha de campo Mullengrove está a duas horas de carro de Sydney. Rodeada por 40 hectares de verde, a fazenda tem mais de 60 tipos de frutas e legumes crescendo em suas terras, e logo ao chegar você já recebe uma cesta com os produtos sazonais. No alojamento auto-suficiente dormem até cinco pessoas, que podem explorar todo o espaço, passear de cavalo, nadar, surfar e caminhar nas praias próximas.



9. Warborne, Reino Unido 

Luxuosa, a fazenda familiar de 180 acres está dentro do Parque Nacional de New Forest. Dois celeiros antigos, com 170 anos de idade, cheios de conforto e sofisticação abrigam entre quatro e seis pessoas, que têm água quente e energia por meio de aquecimento solar. Do solo saem mais de 300 variedades de vegetais, 100 tipos de frutas, além dos donos cultivarem mel e muitas espécies de animais.



10. Bold Point, Quadra Island, British Columbia, Canadá 

Se você está buscando uma fazenda que ofereça uma experiência interativa, este é o lugar. É possível, por exemplo, colher frutos, dar mamadeira aos pequenos cordeiros ou colher ovos, atividades que podem ser ainda mais especiais para as crianças. Árvores de avelã, maçã, ameixa e cereja enfeitam os campos da fazenda Bold Point, de onde saem receitas orgânicas. A região também é conhecida por conta da prática de canoagem, remo e natação, seja no mar ou no lago.


Fotos: Tony Mcnicol, Vassilis Kotrotsos e divulgação

Nenhum comentário