Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Enfrentar a adversidade é viver de esboços inacabados.[Isi Golfetto]

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”. Martin Luther King 

"Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades." Epicuro

"As adversidades não tornam os homens nem melhores nem piores. Apenas revelam-nos como são." Desconhecido 

"Quem não pode mudar o próprio contexto do seu pensamento, nunca será capaz de alterar a realidade." Desconhecido 

Enfrentar a adversidade é viver de esboços inacabados. 

Por Isi Golfetto 

Como enfrentar a adversidade quando ela bate à porta ou quando se está exausto de lutar à ponto de jogar a toalha e desistir? Ficamos vulnerável diante das circunstâncias, muitas vezes esmorecemos e nos tornamos inflexíveis conosco e com os outros. Como buscar o equilíbrio para enfrentar, reagir e superar a tempestade? 

Certa vez um rapaz foi passar um tempo na casa dos avós. Ele sabia que o ar da montanha seria um bálsamo depois de passar por um longo período de dificuldades. Precisava encontrar novamente o seu equilíbrio emocional.

Em uma daquelas agradáveis tardes que desfrutava na companhia dos avós, a avó o convidou para ajudá-la a preparar um bolo. Tal convite o fez recordar as férias da infância. Eram momentos descontraídos onde os netos sempre contavam para ela os “problemas” que enfrentavam e ouviam atentamente os seus conselhos. 

Pois bem, os dois na cozinha e o bate-papo gostoso e informal fez com que ele abrisse novamente o seu coração, agora com os problemas de “gente grande”.
Enquanto o jovem contava à avó os seus dissabores, ela colocava água em três panelas, levando-as ao fogo para ferverem. Em uma das panelas colocou uma cenoura, em outra um ovo e na terceira apenas água. 
O neto a tudo observava atentamente.

Vinte minutos mais tarde, a avó apagou o fogo de cada panela. Retirou a cenoura e o ovo e os colocou em um prato, e com a água da terceira panela preparou um café. 

Voltando-se para o neto, perguntou: - Querido, o que você está vendo?

- Cenouras, ovos e café, respondeu. 

- Então, agora experimente cada um deles e faça o seu comentário.

O jovem comentou que a cenoura estava mole e o ovo estava duro. Ao provar o café mencionou que além do aroma que o fez recordar os bons tempos, o sabor continuava delicioso. Curioso ele perguntou: 

- O que, exatamente, isto significa vó?

Ela, com sua sabedoria e experiência pode fazê-lo compreender que cada um daqueles ingredientes havia enfrentado o mesmo tipo de adversidade - a água fervendo. Entretanto, cada elemento reagiu de maneira diferente. A cenoura que era forte, firme e inflexível depois de ter sido submetida à água fervendo, amoleceu e tornou-se frágil. O ovo, que à princípio era frágil por dentro, depois de passar pela água fervente, tornou-se duro. O pó de café, depois de colocado na água fervente foi o único que mudou a água. 

Olhando para o neto, que a escutava perplexo, perguntou:

- Qual deles é você, meu filho? 

A adversidade é inevitável. Cada um de nós, porém, tem a opção de escolher a forma como vai reagir diante dela: deixar-se abater ou ir ao encontro de soluções; ficar paralisado e frustrado ou enfrentá-la, superá-la e tirar vantagens da situação.

Como transformar a adversidade e empregá-la para o seu benefício pessoal? 

- Aprenda a pensar de maneira positiva. Pensar positivamente diante das dificuldades não é esperar pelo impossível. É pensar sobre possibilidades, ir ao encontro de soluções. Nada tem a ver com sorte, mas é o resultado de um esforço contínuo. “Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.” Norman Vicent Peale

- Aja com coragem, firmeza e perseverança. Não podemos imaginar que teremos caminhos sem pedras. O que precisamos é estar preparados para tirar cada pedra do meio do caminho. “Os problemas nunca vão desaparecer. Eles existem para serem resolvidos, e não para perturbar-nos.” Augusto Cury 

- Mantenha o foco. Visualize seus sonhos, metas, projetos e motive-se para seguir em frente. Assuma e mantenha o compromisso consigo mesmo de continuar a jornada iniciada até que seu objetivo seja alcançado. “O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos.” Lao Tsé

- Coloque a sua fé em prática. Agora é a hora de colocar o que é invisível em ação. “Não é preciso ter olhos abertos para sentir o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para escutar o trovão. Mas para ser vitorioso diante da adversidade você precisa ver o que não está visível.” Sun Tzu. 

Uma semana de vitórias!
Um grande abraço 
Isi


Isi Golfetto, mas pode me chamar de Isi.
"Não há idade para sonhar, mas para realizar um sonho é preciso acordar e agir."
Desde muito pequena, eu já sabia que no meu sangue corria o desejo de ensinar. Ensinar me encantava. Sempre que alguém pronuncia uma palavra errada, Isi estava lá para explicar e ajudar a falar da maneira correta. 
Fan Page/frases motivacionais- https://www.facebook.com/batepapocomestilo 

Nenhum comentário