Primavera dos Livros, feira literária [Revista Biografia]

Primavera dos Livros, feira literária

A Primavera dos Livros, feira literária promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), este ano terá a participação de 120 editoras de todo o País e mais de 15 mil títulos à venda, com descontos de até 50%. A 14ª edição carioca do evento acontecerá de 30 de outubro a 2 de novembro, no Museu da República, no Catete, um bairro de forte tradição política e cultural. O público esperado é de 50 mil pessoas. A entrada é gratuita.

Maior feira editorial independente do País, a Primavera dos Livros promove a diversidade cultural. Estarão à venda literatura e diversos outros gêneros, e ainda haverá o lançamento de novos autores. A poesia será um dos destaques da programação, com um festival, no dia 1º/11, às 18h. Já estão confirmados os escritores Tavinho Paes, Mano Melo, Celina Portocarrero, Juliana Holanda, Bayard Tonelli, Tanussi Cardoso, Pedro Lago e Pedro Lage, entre outros.

Nesta edição, a Primavera dos Livros homenageará a cidade do Rio de Janeiro, que completará 450 anos de fundação em 2015. O Grupo Oficina Experimental de Poesia, formado por jovens poetas universitários, fará leituras performáticas que passearão pela cidade. Serão textos poéticos de grandes escritores, alguns esquecidos, que falam do subúrbio carioca, da orla das praias, da vida na cidade, entre outros aspectos do Rio. O sarau literário será no dia 1º/11, às 20h.

“O Rio sempre despertou a inspiração dos mais diferentes gêneros de escritores, e é isso que queremos mostrar com esta homenagem: como a cidade e seu conteúdo são vistos ao longo do tempo por poetas e ensaístas. E também como a ‘Cidade Maravilhosa’ vive a literatura. A Primavera dos Livros nasceu no Rio e estará mais do que nunca carioca”, explica o presidente da Libre, Haroldo Ceravolo Sereza.

Outro destaque da programação é a ‘Primavera Erótica’. A escritora Mônica Montone recitará textos eróticos, no dia 31/10, às 20h. A literatura erótica perpassa o tempo através de obras que permanecem até hoje — com Boccaccio, Apollinaire, George Bataille e Carlos Drummond de Andrade (‘Amor natural’) — e se renova a cada geração.

Durante a Primavera dos Livros haverá programação gratuita para todas as idades — lançamentos de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças e atrações literárias interativas. No sábado (1º/11) acontece o lançamento coletivo da Ibis Libris, às 17h.

A música também estará na feira literária. O show de abertura, no dia 30/10, às 17h, será do Barbatuques, grupo de percussão corporal de São Paulo, formado por 15 integrantes que fazem música a partir de sons que tiram do próprio corpo. No dia 31/10, às 18h, o escritor Ondjaki apresenta ‘Sobre o mar’, recital de poesias que irá interagir com música e arte visual; e às 20h, terá o pocket show ‘Arte de encarte’, com Arthur Dutra. A banda Saco de Gatos sobe ao palco com todo seu bom-humor, no dia 1º/11, às 20h30, no show ‘Era para ser vinil. O encerramento da Primavera dos Livros, no dia 2/11, fica a cargo do show de Mauro Santa Cecília, às 20h30.

As mesas redondas discutirão temas contemporâneos da literatura e de outras áreas. Na sexta-feira (31/10): ‘Poesia contemporânea em língua portuguesa’ (14h) e ‘Cultura e religiões afro-brasileiras’ (16h). No sábado (1º/11): ‘Práticas da teoria: modos de ler o contemporâneo’ (14h), ‘Nacionalidade e novidade editorial nos novos romances policiais‘ (17h) e ‘Todas as formas de amar: debates pró-Diversidade sexual‘ (18h). E no domingo (2/11): ‘Relações entre a literatura e o cinema’ (14h), ‘Letras de imprensa: jornalismo e literatura’ (16h) e ‘O Oriente Médio em debate: discussão sobre a Primavera Árabe na Primavera do Rio’ (19h).

No Espaço Jovem acontecerão os debates ‘Literatura fantástica: da Odisseia à Harry Potter’ (30/10, 16h), ‘Bullying ou brincadeira? Como identificar os limites‘ (1º/11, 17h) e ‘Literatura infanto-juvenil’ (2/11,17h).

A Primavera dos Livros é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do BNDES e o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Museu da República.

Além da Primavera carioca, a Libre promove a Primavera dos Livros de São Paulo e em 2015 a feira chegará a Belo Horizonte e Salvador. A Liga produz ainda a Feira do Livro de Osasco e o Salão do Livro de Guarulhos.

Serviço:

14ª Primavera dos Livros

Feira literária com a participação de 120 editoras, mais de 15 mil títulos e até 50% de desconto nas vendas. 
Programação paralela: lançamento de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças, além de atrações literárias interativas e shows musicais.
Promoção: Liga Brasileira de Editoras (Libre) 
30 de outubro a 2 de novembro de 2014
Horário: 10 às 21h 
Museu da República – Rua do Catete, 153 – Catete – Rio de Janeiro
Para todas as idades 
A entrada e a participação nos eventos são gratuitas

Fonte:

0 comentários: