Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Flor-cadáver: a maior flor do mundo, floresce duas ou três a cada quarenta anos! [Revista Biografia]

Flor-cadáver: a maior flor do mundo, floresce duas ou três a cada quarenta anos!

Amorphophallus titanum (Araceae), também conhecida como “jarro-titã, flor-cadáver ou titan arum”, de porte gigantesco para uma flor, tem a particularidade de florescer duas ou três vezes a cada 40 anos. É uma das joias da natureza que muitos não podem ver.

É a maior e mais malcheirosa "flor" do mundo. Trata-se de fato, não de uma flor, mas de uma inflorescência apelidada de espádice. Quando desabrocha, ela chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilogramas.

Ela exala um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso a fama de maior planta carnívora do mundo.


Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afilada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.



Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endêmica somente às florestas tropicais do oeste de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor cadáver". Este nome pode derivar do cheiro nauseador que exala.


Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878.

Seu nome científico Amorphophallus titanum significa, literalmente: Falo gigante sem forma.

Revista Biografia

2 comentários

Anônimo disse...

é uma flor magnifica e muito muito muito bela e rara a flor cadaver

Daniela Silva disse...

Linda!
Não importa o odor, é uma planta rara.
Disperta curiosidades!