Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Samir Mesquita [Escritor Brasileiro]

Samir Mesquita é escritor jovem que tem com a literatura uma história ainda breve, mas intensa.
O autor de Dois Palitos conta que sua trajetória como escritor foi retomada – isso porque na adolescência ele já havia se arriscado na poesia visual – após uma oficina literária com Marcelino Freire, que tinha o microconto como tema.
Na época da oficina Samir já trabalhava com publicidade e a identificação com o formato foi imediata. Tanto que em uma semana o seu primeiro livro já estava pronto.
A partir daí Samir seguiu no exercício de observação que é o seu motor para a escrita e começou a produzir novos materiais, inspirado por tudo o que acontece à sua volta. E foi em cima de uma reflexão como esta que surgiu a ideia para o segundo livro, o 18:30:

“Em mais um dia preso no trânsito, comecei a olhar para os carros ao lado e imaginar qual seria a história de cada uma daquelas pessoas, naquele exato momento. O que estariam vivendo, pensando.”



E em meio ao tráfego nasceu o livro que é na verdade um projeto composto por uma instalação exposta em uma unidade do Sesc no interior de São Paulo e no formato que o livro é comercializado:  ele está à troca – vale conferir no site

O trabalho de Samir Mesquita chama a atenção não só pela qualidade dos textos, mas pela liberdade com que ele circula pelos diferentes formatos para formar a sua obra que ele nem gosta de classificar como literatura e assim manter-se livre para toda a forma de arte.

Edição de 2007

Dois palitos é um livro que reúne 50 microcontos (de até 50 caracteres) para adultos. O site dele apresenta alguns dos microcontos. A leitura é rapida, fica a dica inclusive como idéia para fazer um mini-livro para as crianças: http://www.samirmesquita.com.br/doispalitos.html

Dois dos contos do livro:
BEIJO DE CINEMA

As luzes se apagam.
Os olhos se fecham.
O filme começa.

........................

Era hora de dar um salto na vida.
Escolheu a janela do 10º andar.

........................


CLIQUE NAS IMAGENS E DIVIRTA-SE 

Em seu site, eternamente estático por causa do horário do rush, permite uma paradinha para ler os poemas que estão sobre os carros...

http://www.samirmesquita.com.br/doispalitos.html

E tem a deliciosa caixa de fósforo! Cada palito é um micro-conto a ser riscado.
http://www.samirmesquita.com.br/doispalitos.html

http://www.samirmesquita.com.br/doispalitos.html

Samir Mesquita é escritor, mas é um cara de poucas palavras. Não quero dizer que ele é um cara quieto, nem o conheço, mas sim que ele é um cara que preza pela síntese. Ele escreve micro-contos, e seus dois livros são coletâneas dessas pequenas narrativas sob a forma de livro-objeto.Seu outro livro é o 18:30 (abaixo), também de micro-narrativas, mas dessa vez inspirados no trânsito caótico de São Paulo, onde mora. Ambos podem ser experimentados através do site do autor (clique nas fotos para cair em cada uma das experiências), em uma ótima transposição de meios da sua obra.

http://www.samirmesquita.com.br/


Para comprar você tem que entrar em contato diretamente com ele por e-mail.



http://objetosdedesejo.com/as-pilulas-de-samir-mesquita/


Samir Mesquita
Todos os direitos autorais ao autor.

Nenhum comentário