Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Conheça os grafites da Galeria a Céu Aberto no coração da Zona Leste de SP [Daniel Boa Nova]

Conheça os grafites da Galeria a Céu Aberto no coração da Zona Leste de SP


Quando se pensa em locais para apreciar o grafite paulistano, as primeiras respostas que vêm à cabeça talvez sejam o túnel da Paulista e o Beco do Batman. São pontos onde a arte transforma a rua já há uns bons anos. Mas tem um lugar mais afastado do Centro que também é imperdível para quem aprecia essa forma de expressão.O nome já diz tudo: Galeria a Céu Aberto. E a localização no mapa aponta para região periférica da Zona Leste de São Paulo, mais precisamente no bairro da Vila Flávia, em São Mateus.

A galeria é fruto do projeto “Favela Graffitada“, que vem sendo desenvolvido desde 2009 pelas mãos e latas do Grupo OPNI (Objetos Pixadores Não Identificados). A ideia central é grafitar todos os muros, casas e vielas para transformar a vizinhança em uma grande galeria de arte urbana gratuita. E eles estão conseguindo.

Hoje a galeria conta com aproximadamente 200 intervenções de arte urbana em seu perímetro. Já estiveram por lá nomes de destaque na street art brasileira, como Onesto, Binho, Nove, Chivitz, Minhau, Schok, Finok e Ise, mas também artistas internacionais vindo de países como Canadá, Argentina, Chile, Espanha, Bélgica, Japão e Estados Unidos. Onde antes ficavam expostos o reboco e o tijolo das residências, agora vive cheio de cores e desenhos.

A persistência na iniciativa independente e comunitária já começa a receber reconhecimentos oficiais. No início deste ano, o projeto concorreu ao prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura” e foi o vencedor do voto popular na categoria Territórios Culturais.

Acesse o site do Grupo OPNI para conhecer suas outras ações e não deixe de ir à Galeria a Céu Aberto para ver tudo isso ao vivo.










 Fotos via




  Fotos via


  Fotos via



Foto © Jhoao H3nr



Foto destaque © Jhoao H3nr

Fonte:

Nenhum comentário