Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

O que Frida Kahlo vestia: série de fotos mostra o armário escondido da artista [Redação Hypeness]



O que Frida Kahlo vestia: série de fotos mostra o armário escondido da artista 


Quando admiramos um artista, parece que sua obra não se basta, e a curiosidade dos fãs por sua vida privada, incluindo objetos pessoais e comportamentos é grande. É o caso da pintora mexicana Frida Kahlo, cujas roupas, óculos de sol e outros objetos utilizados durante sua vida foram fotografados e estão em exposição na galeria Michael Hoppen, em Londres, na Inglaterra.

Depois da morte de Frida, em 1954, seu marido Diego Rivera guardou todas as roupas e pertences da pintora dentro de um banheiro na famosa Casa Azul, na Cidade do México. Um de seus pedidos foi que o banheiro permanecesse trancado até 15 anos após sua própria morte. A verdade é que a ordem foi mais do que aceita e o banheiro da casa que pertencia ao casal só foi aberto em 2004, quando o fotógrafo Ishiuchi Miyako registrou todos os objetos que pertenciam à pintora.

Por ter contraído poliomielite quando pequena, Frida tinha uma perna mais fina que a outra. Isso, somado às fraturas geradas por um grave acidente com um ônibus em sua juventude, fizeram com que a pintora optasse por longos vestidos com temática Tehuana. Entre as peças estão também um estojo de pó compacto, esmaltes de unha, um maiô e os gessos que usava em todo o torso. Por ter de usá-los o tempo todo, a pintora começou a customizá-los e, de acordo com amigos, quanto mais dor e desconforto ela sentia, mais elaboradas eram as peças criadas. A personalização também aconteceu em sua prótese de perna, que foi criada por uma bota vermelha, laços e um sino – a pintora precisou ter a perna amputada em 1953, pouco antes de sua morte.











Todas as fotos © Ishiuchi Miyako

Um comentário

Anônimo disse...

Bom saber um pouco mais de Frida. As vezes me pego pensando o quanto ela sofreu... Linda e colorida Frida, aplausos!