Dinorá Couto Cançado. Mineira de Bom Despacho, Minas Gerais, Brasil, vindo para Brasília, DF,
em 1974. Professora, pedagoga, dinamizadora de bibliotecas e incentivadora de
leituras. Especialização em inclusão (UnB) e em Democracia Participativa e
Movimentos Sociais (UFMG), pelo Programa de Conselheiros Nacionais. Autora de
projetos literários e dos livros Revolucionando Bibliotecas e Revelando Autores
em Braille. Com
38 anos de educação/cultura no DF, vários reconhecimentos: Cidadã honorária,
Viva Leitura, Mãos da Cidadania, Cidadã de Ouro, Destaque ODM, Prêmio Ser
Humano Brasília... Instrutora de cursos
de Educação Fiscal, ex-coordenadora de Programa de Jornal na Educação, ministra
oficinas de incentivo a leituras. Participa ativamente de congressos nacionais
e internacionais. Membro da Academia de Letras de Taguatinga. Premiada pelo
MinC com Ponto de Leitura, pelo projeto Brincando de Biblioteca com Programa
Literário, sediado na Biblioteca Braille Dorina Nowill, onde atua como
educadora voluntária desde a sua criação (1995).
Sugestões de oficinas/palestras/minicursos/recitais
de incentivo à leitura com Dinorá Couto Cançado
(dinoracouto@gmail.com)
1.
Recital poético de antologias
A partir de vários
poemas publicados em antologias, envolvimento dos participantes na declamação
de textos selecionados e preparados, em forma de jogral, de modo que o maior
número possível da plateia suba, ao palco, com páginas coloridas, enquanto a
coordenadora do recital apresenta o livro e narra a história que envolve cada
poema: Brasília, capital das leituras; É hora de repensar...Brasília; Beleza
que encanta; O despertar da cidadania; Em busca do prazer; Viva os ODMs; Um
mundo mais cidadão...
E poemas sobre
Brasília, meio-ambiente, Viva Cassiano - do livro Revelando Autores em Braille
(produções de deficientes visuais, inspirados em escritores lidos).
2.
6º Fórum “Brasília, capital das leituras”
A partir de
poema criado e premiado em rede de TV local (Concurso “Demonstre seu amor por
Brasília”), implanta-se Fórum nas Feiras do Livro de Brasília ou Biblioteca
Nacional. Já são 35 projetos literários mapeados nas 5 edições realizadas,
desde 2007. Os projetos serviram de cenário para a pesquisa monográfica
intitulada “Leitura, Cidadania e Transformação Social”, feita pela proponente,
na UFMG, parte do Programa de Conselheiros Nacionais, promovida pela Secretaria
Geral da Presidência da República. No Fórum, apresentação de 5 novos projetos
com votação e premiação com livros aos 3 mais bem pontuados.
3.
Encontro dialógico de Projetos Literários participantes do Fórum “Brasília,
capital das leituras”
Mapa do DF, com
os projetos já apresentados em edições anteriores distribuídos aos
participanntes, data show da pesquisa realizada e dossiê com release dos 35
projetos para intercâmbio com os participantes. Mesa com 5 projetos-destaques,
onde os autores apresentam a trajetória do projeto, respondendo às perguntas,
interagindo com a plateia.
4.
Palestra “Leitura, Cidadania e Transformação Social”
Pensamentos
significativos sobre a importância da leitura como transformação social dos
entrevistados de pesquisa concluída em
2010, acrescidos dos resultados do estudo e alguns pôsteres que ilustram os
projetos analisados. Os principais tópicos da pesquisa no data-show, com
gráficos comprobatórios e bibliografia utilizada.
5.
Oficina “Criação de Projetos Literários”
Inspirados em projetos de incentivo à leituras
bem sucedidos no DF, os participantes conhecerão ações de destaque nas escolas
e bibliotecas. Desenvolver o potencial criativo, estimular a leitura por
prazer, apreciar obras infantis, discutir sobre a literatura brasiliense ou do
local visitado e criar o seu projeto literário são alguns objetivos da oficina.
Cada grupo criará e apresentará um projeto, após escolher uma obra que
possibilite um trabalho interdisciplinar e após selecionar passo de renomadas
instituições para criação de seu projeto.
6.
Oficina “Brincando de Biblioteca com Programa Literário”
Setenta e duas
obras de literatura infantil são distribuídas em seis minibibliotecas e os
participantes apreciam, leem, planejam e apresentam um programa literário com
as mais diversas funções. Várias linguagens artísticas destacam-se nos
programas e, ao final, um show de alunos-talentos na música, no teatro, na
poesia ou outra manifestação enriquece os espetáculos literários. Com o
objetivo geral de formar alunos-multiplicadores de leitura nas escolas, em
casa, na comunidade, a oficina atende alunos do ensino fundamental.
7.
Evento: Recital lítero-musical
Trata-se de um
espetáculo artístico, apresentado pelos deficientes visuais que se revelam na
música, na poesia, na literatura e em outras linguagens artísticas.
Exposição de
banner ilustrativo de Projeto literário desenvolvido na Biblioteca Braille,
trabalho-referência levado à vários congressos nacionais e internacionais.
Violão, música, poesia, depoimentos e muita emoção, resultantes da literatura
presente na Biblioteca, como a Jornada de Leituras, Contando histórias no
Ponto, Painel da Inclusão...
8.
Palestra interativa: Revelando Autores em Braille
Apresentação dos momentos significativos dos
16 anos de realização do Projeto Luz & Autor em Braille, que resultou na
edição do livro Revelando Autores em Braille. Trajetória da Biblioteca Braille,
em fotos e hemeroteca eletrônica, com reportagens de todos os jornais do DF
(apresentação em power point). São 83 deficientes visuais e 58 escritores
brasilienses que fazem parte da coletânea, lançada em Cuba e, hoje, transcrita
em Braille, é distribuída, gratuitamente, aos leitores deficientes visuais.
9.
Oficina “O Prazer de Ler” (parte do Projeto “O Escritor no meio da Gente”-SEC/DF)
Os participantes
demonstram o prazer de ler escritores que moram na cidade e convidados para uma
edição do projeto. Ações dinâmicas em torno das obras lidas, com intercâmbio de
ideias para a montagem da programação: recital poético, teatro, confecção de
jornal escolar, discussão de temas sociais, jornal-mural, alimentos típicos são
algumas sugestões para o encontro com o escritor. Obs: ler uma obra de um
escritor local.
10.
Oficina “Criação de hemerotecas nas salas de aula e bibliotecas”
Trata-se de
reflexão e prática sobre a utilização pedagógica do jornal nas mais diversas
áreas de estudo. Apresenta experiências criativas e interdisciplinares do uso
do jornal na escola, terminologias jornalísticas trabalhadas em salas de aula,
estrutura/composição de um jornal, passos para a montagem de sua hemeroteca e
fundamentação teórica sobre o tema. Outras oficinas sobre jornal: O uso do jornal
na educação, A arte de fazer um jornal escolar, Leitura do texto
jornalístico...
11.
Oficina “Os craques da Educação Fiscal”
A partir de
poema publicado com o título que gerou o projeto, no livro Encontros (Editora
Guemanisse), uma série de manifestações artísticas são realizadas focando o
conteúdo debatido em forma de poemas, raps, teatro, diálogos, música, que
repassa a ética, cidadania, impostos e demais conceitos tributários, de forma lúdica e criativa.
12.
Revolucionando Bibliotecas: um projeto contínuo
Experiências
significativas ocorridas em bibliotecas escolares fazem parte da coletânea
“Revolucionando Bibliotecas”, remetidas aos seus realizadores na 2ª parte do
livro “Gente que fez e faz acontecer”. Projeto contínuo por meio de oficinas,
comunicações, palestras, cursos, voluntariado, desenvolvido não só no DF, mas
em vários pontos do país. Educação inclusiva, criação de hemerotecas, o uso do
jornal na educação, projetos literários, brincando de biblioteca, programa
literário, educação fiscal, o prazer de ler, dinamizando bibliotecas e salas de
aula são alguns temas abordados nas oficinas do Projeto “Revolucionando
Bibliotecas”. Dentro do tema, o minicurso 3 em 1 “ Dinamizando, Revolucionando
e Valorizando Bibliotecas.”
Obs: Sorteio do
livro Revolucionando Bibliotecas e/ou outros em todos os eventos e uso de
data-show em quase todos (a combinar). Nos eventos que envolvem deficientes
visuais, entrega do livro Revelando Autores em Braille (transcrito em 2010)
Visite amigosdobraille.blogspot.com
· Poema/história infantil “E eu sou
isto, vovó? No livro Histórias para você dormir 3 – LITERARTE/RJ – 2012
· Poema “Um mundo mais cidadão” – IV
Antologia de poetas lusófonos – Leiria/Portugal - 2011
· Biografada no livro Brasília 5.0
(cordel) por Gustavo Dourado - 2010
· Poemas “O despertar da cidadania” e “É
hora de repensar...Brasília” em antologia Cidade-Belém-PA
- 2009
· Poema “Viva os ODMs”, em antologia
da Editora ALL Print, na Bienal Internacional do Livro do RJ - 2009
· Poema “Beleza que encanta”, em
antologia “Coletânea Candanga” da Academia Ceilandense de Letras - 2008
· Crônica “Uma cidade...exemplo de
inclusão social”, em
Antologia Elos de Palavras da Editora Scortecci, lançada na
Bienal do Livro de SP/2008
· Poema “Brasília, capital das
leituras” em Antologia, resultado de concurso poético Valdeck Almeida de Jesus,
lançada na Bienal do Livro de SP/2008
· Crônica “Linda...e Bela” – Medalha
especial, em Antologia digital do site www.arti-manhas.com
· Crônica “É hora de desacelerar” em
Antologia do site Arti-Manhas, lançada na Bienal do Livro de SP/2008
· Poema “Os Craques da Educação
Fiscal” no livro Encontros da Editora Guemanisse –RJ - 2007
· Crônica publicada no “Livro das
Feiras do Livro de Brasília” de Lourenço Cazarré – 2006
· Verbete no Dicionário de Escritores
de Brasília-Napoleão Valadares-André Quicé Ed. - 2003
· Biografada no livro “Gente de Bom
Despacho” de Jacinto Guerra-Thesaurus Ed.-2003
· Livro “Revelando Autores em Braille”
- em parceria com Dalila de Lara Brito – Athalaia Gráfica e Editora – 2001
· Catálogo de Escritores Brasilienses
– Secret. de Cultura/Seção de Bibliotecas - 2001
· Verbete no Dicionário Biobibliográfico
de Escritores Brasileiros Contemporâneos – org. Adrião Neto - 98
· Texto sobre Projeto Literário na
Revista Brasileira “Biblioteconomia e Documentação” - UFPB/Ed. Universitária –
98
· Livro “Revolucionando Bibliotecas” –
Editora Thesaurus – 1ª e 2ª edição – 97
Dinorá
Couto
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