Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Dinorá Couto [Escritora Brasileira]

Dinorá Couto Cançado. Mineira de Bom Despacho, Minas Gerais, Brasil, vindo para Brasília, DF, em 1974. Professora, pedagoga, dinamizadora de bibliotecas e incentivadora de leituras. Especialização em inclusão (UnB) e em Democracia Participativa e Movimentos Sociais (UFMG), pelo Programa de Conselheiros Nacionais. Autora de projetos literários e dos livros Revolucionando Bibliotecas e Revelando Autores em Braille. Com 38 anos de educação/cultura no DF, vários reconhecimentos: Cidadã honorária, Viva Leitura, Mãos da Cidadania, Cidadã de Ouro, Destaque ODM, Prêmio Ser Humano Brasília...  Instrutora de cursos de Educação Fiscal, ex-coordenadora de Programa de Jornal na Educação, ministra oficinas de incentivo a leituras. Participa ativamente de congressos nacionais e internacionais. Membro da Academia de Letras de Taguatinga. Premiada pelo MinC com Ponto de Leitura, pelo projeto Brincando de Biblioteca com Programa Literário, sediado na Biblioteca Braille Dorina Nowill, onde atua como educadora voluntária desde a sua criação (1995).
Sugestões de oficinas/palestras/minicursos/recitais de incentivo à leitura com Dinorá Couto Cançado 
(dinoracouto@gmail.com)

1.        Recital poético de antologias
A partir de vários poemas publicados em antologias, envolvimento dos participantes na declamação de textos selecionados e preparados, em forma de jogral, de modo que o maior número possível da plateia suba, ao palco, com páginas coloridas, enquanto a coordenadora do recital apresenta o livro e narra a história que envolve cada poema: Brasília, capital das leituras; É hora de repensar...Brasília; Beleza que encanta; O despertar da cidadania; Em busca do prazer; Viva os ODMs; Um mundo mais cidadão...
E poemas sobre Brasília, meio-ambiente, Viva Cassiano - do livro Revelando Autores em Braille (produções de deficientes visuais, inspirados em escritores lidos). 

2.        6º Fórum “Brasília, capital das leituras”
A partir de poema criado e premiado em rede de TV local (Concurso “Demonstre seu amor por Brasília”), implanta-se Fórum nas Feiras do Livro de Brasília ou Biblioteca Nacional. Já são 35 projetos literários mapeados nas 5 edições realizadas, desde 2007. Os projetos serviram de cenário para a pesquisa monográfica intitulada “Leitura, Cidadania e Transformação Social”, feita pela proponente, na UFMG, parte do Programa de Conselheiros Nacionais, promovida pela Secretaria Geral da Presidência da República. No Fórum, apresentação de 5 novos projetos com votação e premiação com livros aos 3 mais bem pontuados.

3.        Encontro dialógico de Projetos Literários participantes do Fórum “Brasília, capital das leituras”
Mapa do DF, com os projetos já apresentados em edições anteriores distribuídos aos participanntes, data show da pesquisa realizada e dossiê com release dos 35 projetos para intercâmbio com os participantes. Mesa com 5 projetos-destaques, onde os autores apresentam a trajetória do projeto, respondendo às perguntas, interagindo com a plateia.

4.        Palestra “Leitura, Cidadania e Transformação Social”
Pensamentos significativos sobre a importância da leitura como transformação social dos entrevistados de pesquisa concluída  em 2010, acrescidos dos resultados do estudo e alguns pôsteres que ilustram os projetos analisados. Os principais tópicos da pesquisa no data-show, com gráficos comprobatórios e bibliografia utilizada.

5.        Oficina “Criação de Projetos Literários”
 Inspirados em projetos de incentivo à leituras bem sucedidos no DF, os participantes conhecerão ações de destaque nas escolas e bibliotecas. Desenvolver o potencial criativo, estimular a leitura por prazer, apreciar obras infantis, discutir sobre a literatura brasiliense ou do local visitado e criar o seu projeto literário são alguns objetivos da oficina. Cada grupo criará e apresentará um projeto, após escolher uma obra que possibilite um trabalho interdisciplinar e após selecionar passo de renomadas instituições para criação de seu projeto.

6.        Oficina “Brincando de Biblioteca com Programa Literário”
Setenta e duas obras de literatura infantil são distribuídas em seis minibibliotecas e os participantes apreciam, leem, planejam e apresentam um programa literário com as mais diversas funções. Várias linguagens artísticas destacam-se nos programas e, ao final, um show de alunos-talentos na música, no teatro, na poesia ou outra manifestação enriquece os espetáculos literários. Com o objetivo geral de formar alunos-multiplicadores de leitura nas escolas, em casa, na comunidade, a oficina atende alunos do ensino fundamental.

7.        Evento: Recital lítero-musical
Trata-se de um espetáculo artístico, apresentado pelos deficientes visuais que se revelam na música, na poesia, na literatura e em outras linguagens artísticas.
Exposição de banner ilustrativo de Projeto literário desenvolvido na Biblioteca Braille, trabalho-referência levado à vários congressos nacionais e internacionais. Violão, música, poesia, depoimentos e muita emoção, resultantes da literatura presente na Biblioteca, como a Jornada de Leituras, Contando histórias no Ponto, Painel da Inclusão...

8.        Palestra interativa: Revelando Autores em Braille
 Apresentação dos momentos significativos dos 16 anos de realização do Projeto Luz & Autor em Braille, que resultou na edição do livro Revelando Autores em Braille. Trajetória da Biblioteca Braille, em fotos e hemeroteca eletrônica, com reportagens de todos os jornais do DF (apresentação em power point). São 83 deficientes visuais e 58 escritores brasilienses que fazem parte da coletânea, lançada em Cuba e, hoje, transcrita em Braille, é distribuída, gratuitamente, aos leitores deficientes visuais.

9.        Oficina “O Prazer de Ler” (parte do Projeto “O Escritor no meio da Gente”-SEC/DF)
Os participantes demonstram o prazer de ler escritores que moram na cidade e convidados para uma edição do projeto. Ações dinâmicas em torno das obras lidas, com intercâmbio de ideias para a montagem da programação: recital poético, teatro, confecção de jornal escolar, discussão de temas sociais, jornal-mural, alimentos típicos são algumas sugestões para o encontro com o escritor. Obs: ler uma obra de um escritor local.

10.     Oficina “Criação de hemerotecas nas salas de aula e bibliotecas”
Trata-se de reflexão e prática sobre a utilização pedagógica do jornal nas mais diversas áreas de estudo. Apresenta experiências criativas e interdisciplinares do uso do jornal na escola, terminologias jornalísticas trabalhadas em salas de aula, estrutura/composição de um jornal, passos para a montagem de sua hemeroteca e fundamentação teórica sobre o tema. Outras oficinas sobre jornal: O uso do jornal na educação, A arte de fazer um jornal escolar, Leitura do texto jornalístico...

11.     Oficina “Os craques da Educação Fiscal”
A partir de poema publicado com o título que gerou o projeto, no livro Encontros (Editora Guemanisse), uma série de manifestações artísticas são realizadas focando o conteúdo debatido em forma de poemas, raps, teatro, diálogos, música, que repassa a ética, cidadania, impostos e demais conceitos tributários,  de forma lúdica e criativa.

12.     Revolucionando Bibliotecas: um projeto contínuo
Experiências significativas ocorridas em bibliotecas escolares fazem parte da coletânea “Revolucionando Bibliotecas”, remetidas aos seus realizadores na 2ª parte do livro “Gente que fez e faz acontecer”. Projeto contínuo por meio de oficinas, comunicações, palestras, cursos, voluntariado, desenvolvido não só no DF, mas em vários pontos do país. Educação inclusiva, criação de hemerotecas, o uso do jornal na educação, projetos literários, brincando de biblioteca, programa literário, educação fiscal, o prazer de ler, dinamizando bibliotecas e salas de aula são alguns temas abordados nas oficinas do Projeto “Revolucionando Bibliotecas”. Dentro do tema, o minicurso 3 em 1 “ Dinamizando, Revolucionando e Valorizando Bibliotecas.”
Obs: Sorteio do livro Revolucionando Bibliotecas e/ou outros em todos os eventos e uso de data-show em quase todos (a combinar). Nos eventos que envolvem deficientes visuais, entrega do livro Revelando Autores em Braille (transcrito em 2010)

 Visite  amigosdobraille.blogspot.com

  Publicações

 ·  Poema/história infantil “E eu sou isto, vovó? No livro Histórias para você dormir 3 – LITERARTE/RJ – 2012
·  Poema “Um mundo mais cidadão” – IV Antologia de poetas lusófonos – Leiria/Portugal - 2011
·  Biografada no livro Brasília 5.0 (cordel) por Gustavo Dourado - 2010
·  Poemas “O despertar da cidadania” e “É hora de repensar...Brasília” em antologia Cidade-Belém-PA - 2009
·  Poema “Viva os ODMs”, em antologia da Editora ALL Print, na Bienal Internacional do Livro do RJ - 2009
·  Poema “Beleza que encanta”, em antologia “Coletânea Candanga” da Academia Ceilandense  de Letras - 2008
·  Crônica “Uma cidade...exemplo de inclusão social”, em Antologia Elos de Palavras da Editora Scortecci, lançada na Bienal do Livro de SP/2008
·  Poema “Brasília, capital das leituras” em Antologia, resultado de concurso poético Valdeck Almeida de Jesus, lançada na Bienal do Livro de SP/2008
·  Crônica “Linda...e Bela” – Medalha especial, em Antologia digital do site www.arti-manhas.com
·  Crônica “É hora de desacelerar” em Antologia do site Arti-Manhas, lançada na Bienal do Livro de SP/2008
·  Poema “Os Craques da Educação Fiscal” no livro Encontros da Editora Guemanisse –RJ - 2007
·  Crônica publicada no “Livro das Feiras do Livro de Brasília” de Lourenço Cazarré – 2006
·  Verbete no Dicionário de Escritores de Brasília-Napoleão Valadares-André Quicé Ed. -  2003
·  Biografada no livro “Gente de Bom Despacho” de Jacinto Guerra-Thesaurus Ed.-2003
·  Livro “Revelando Autores em Braille” - em parceria com Dalila de Lara Brito – Athalaia Gráfica e Editora – 2001
·  Catálogo de Escritores Brasilienses – Secret. de Cultura/Seção de Bibliotecas - 2001
·  Verbete no Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos – org. Adrião Neto - 98
·  Texto sobre Projeto Literário na Revista Brasileira “Biblioteconomia e Documentação” - UFPB/Ed. Universitária – 98
·  Livro “Revolucionando Bibliotecas” – Editora Thesaurus – 1ª e 2ª edição – 97

Dinorá Couto
Todo os Direitos autorais reservados a autora.

Nenhum comentário