Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

10 livros com ilustrações incríveis [Marion Frank]

10 livros com ilustrações incríveis

Uma seleção de livros onde as ilustrações contam a história

Texto Marion Frank

Nos livros ilustrados, é o desenho que vai conduzir a narrativa

Que critérios são empregados para publicar este ou aquele livro ilustrado? Tanto Júlia Schwartz, da Cia. das Letrinhas, quanto Isabel Lopes Coelho, da Cosac Naify, asseguram que a escolha é determinada de modo subjetivo - gosto, a bem da verdade. Fica claro que o desenho é a alma deste negócio, pois é ele que vai contar a narrativa, às vezes, com o auxílio da palavra escrita. A seguir, dê atenção à seleção de livros ilustrados das principais editoras do nosso mercado - todos eles recomendados para leitores a partir de 2 anos.


Para ler, clique nos itens abaixo:




O sonho de Vitório (Cosac Naify)

Com um desenho especialmente colorido, a jovem Veridiana Scarpelli faz sua estreia neste cenário literário com a narrativa surrealista de um porquinho que deseja se tornar um super-herói com poderes de voar ou explorar as águas do oceano. É quando ele encontra uma passagem secreta que o conduz para a festa onde os animais se fantasiam de outros bichos.

Texto e ilustração: Veridiana Scaperlli

Assim ou assado (Cosac Naify)

Foll, de nacionalidade tcheca, é conhecido por trabalhar com design gráfico, escultura e gravura. Nesta obra, ele criou a brincadeira de descobrir figuras escondidas no desenho com a ajuda de uma lâmina de acetato listrada. O efeito é surpreendente: além da relação entre as formas de contextos diferentes, o gesto de manipular o livro faz com que o leitor dê sentido à própria história.

Texto e ilustração: Dobroslav Foll

O outro lado (Cosac Naify)

O húngaro Istvan Banyai é cultuado pelo público adulto por suas capas da revista norte-americana The New Yorker. Entretanto, o artista dedica boa parte de sua produção visual aos livros ilustrados, que não são necessariamente voltados para as crianças. Mesmo assim, eles cativam os olhos infantis por sua criatividade - caso de "O outro lado", que brinca com o que está dentro e fora, em cima e embaixo, quente e frio, perto e longe etc.

Texto e ilustração: Istvan Banyai

Zoom (Brinque Book)

Outro trabalho provocante de Banyai - sem palavras, pode ser entendido de trás para frente, por exemplo. Suas ilustrações jogam com as noções de perspectiva: o leitor fica com a impressão, vez por outra, de estar se afastando da página...

Texto e ilustração: Istvan Banyai

A toalha vermelha (Brinque Book)

É ilustrado com técnica que usa fita crepe - textura que serve de moldura à viagem que se inicia na superfície da Terra e conduz, cada página servindo de lupa, ao fundo do mar. Detalhe: o autor transmite extensa informação sobre fauna e flora do planeta em sua narrativa visual.

Texto e ilustração: Fernando Vilela

É o Bicho! (Cia das Letrinhas)

Livro ilustrado que se serve de formas geométricas e cores vivas para apresentar ao leitor infantil o nascimento de um desenho - como surge a ideia artística, em suma.

Texto e ilustração: Jean-Claude R. Alphen

Telefone sem Fio (Cia das Letrinhas)

A ideia é de Brenman, que convidou o amigo Moriconi para ilustrar o jogo do "telefone sem fio" - sem palavras, só com imagens, o encadeamento de situações é divertido e bastante imaginativo. Os desenhos são resultado de pintura a óleo, tamanho gigante, causando impacto em cada página.

Texto: Ilan Brenman
Ilustração: Renato Moriconi

Cantiga de Trem (Editora Prumo)

O tema em destaque é transportado a bordo de uma Maria-Fumaça - ela percorre o território das cantigas populares mais conhecidas do nosso folclore. O livro tem tamanho grande (30cm x 18cm). Ele serve de introdução, ao público mrim, de aspectos fundamentais da cultura brasileira.

Texto: Sandra Lopes
Ilustração: Renato Moriconi

Raio de Sol, Raio de Lua (Editora Prumo)

Trata-se de um conto popular do Senegal adaptado para o público infantil por Celso Sisto, com ilustrações de Mauricio Negro - que, a propósito, utilizou areia, pigmentos e grafismos de etnias africanas para ressaltar o conteúdo narrativo.

Texto: Celso Sisto
Ilustração: Mauricio Negro

Não vou dormir (Global Editora)





Desenho e história tratam dessa situação tão peculiar do cotidiano infantil - o livro ajuda papai e mamãe a refletirem sobre as razões de seu filho resistir ao sono, assim como o respeito aos limites da criança e àqueles impostos por eles próprios. Tudo apresentado de modo delicado, atraindo a identificação da criança (e dos pais) desde o primeiro contato.

Texto: Christiane Gribel
Ilustração: Orlando



http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/10-livros-ilustracoes-incriveis-703692.shtml

Nenhum comentário