Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Gil Façanha [Poeta Brasileira]

Gil Façanha é formada em Enfermagem, nasceu e reside na cidade do Natal/RN. Sua incursão pelo mundo das letras teve início em meados de 2009. De lá pra cá publicou um sem número de textos poéticos em sites literários, além de atualizar constantemente seu blog com nobres sentimentos. Em pouco tempo seus escritos deram frutos, pois se tornou membro da Associação Internacional Poetas Del Mundo, participou das antologias Versos Luso-Brasileiros e ACAPEC (Academia Literária de Poetas, Escritores e Cronistas); a primeira, idealizada pela Editora Sapere; a segunda, organizada pela poeta Sheila Assis. Gil Façanha escreve com a alma, derrama sentimentos traduzidos em palavras. Melhor façanha não há.
Façanhas poéticas são proezas, atos permeados de poesia.
Por: Delmo Fonseca
Editor
 
A MELODIA DE UM REENCONTRO


Feito música, tua voz em notas graves invadiu a minha alma
E meu peito acelerado descompassou nessa canção.
Entre bemóis e sustenidos, te ouvi pedindo calma,
Ao ler feito partitura o som da minha inquietação.

Entre passos e compassos,
Revivi nossa antiga melodia.
Te senti mais uma vez no meu abraço,
E dançamos como fora no primeiro dia.

Mas na escala da esperança,
Não ouvi agudo tom.
Pois teu grave, tão contido,
Me negava audível som.

E no fim dessa canção, composta em um reencontro,
Não fizemos com sucesso, esse dueto lado a lado.
Pois notando a ilusão em teu olhar se despedindo,
Minha boca solfejou mais um adeus desafinado.
(Gil Façanha)

***

 PORQUE ME CATIVAS
Diante do teu olhar encantado, derrubo as muralhas que por tanto tempo cultivei. Meus sentidos reverenciam a atenção que me concedes e a cada bom dia, mais um sol nasce do meu sorriso anoitecido pela saudade. Há em teu toque quase real, um quê de um desejo diferente.... Desses que invadem corpo, alma e mente.
Mas ao abrir da janela por onde te deixo entrar nesse paraíso que se perverte ante aos pecados teus, sinto-me invadida por um sopro de promessas curtas, que feito furacão te leva da minha presença. E como quem acorda de um dèjá vi,  parada nesse mesmo lugar, percebo que tu, como quem planta flores sem a intenção de regá-las,  se vai como quem nada fez, como quem nada disse.
Feito miragem, te vejo ao longe transformando-se em horizonte sem nunca olhar de verdade, a paisagem na qual me transformei. E na repetição dessas horas, sorrindo quando chegas e entristecendo-me quando vais embora...  A cada novo por do sol, renasce a mesma interrogação:
- Afinal de contas... Por que me cativas? 
(Texto inspirado na famosa frase de Antoine de Saint-Exupéry, dita pela raposa do livro "O pequeno príncipe": "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.")
(Gil Façanha)

***

AMOR  LIVRE

Que seja livre o nosso amor,
Que nos liberte para voar,
Que seja ausente de qualquer dor,
Que não necessite de amarras para amar.

Que sermos quem somos, seja divino,
Longe de qualquer julgo ou condenação,
Que o amor seja livre indo e vindo,
Que não nos condene a nenhuma prisão.

Que você vá e venha quando quiser,
Fazendo de mim o teu perfeito cais,
Que sejas meu homem e eu tua mulher
Sem nos sentirmos em cárcere, jamais.

Que estejamos juntos ainda que separados,
Que tua ausência não signifique tormento,
Pois quando se ama, se está lado a lado,
Ainda que a saudade se torne um lamento.

Busquemos do amor sua intenção pura e simples,
Entendendo que com ele vem a liberdade,
Pois quem aprisiona e ama com posse,
Ainda não sabe na vida o que é amar de verdade.

Gil Façanha.
Todos os Direitos Autorais reservados a autora.





20 comentários

Unknown disse...

Parabén s linda e talentosa poetisa...A ti tudo mereces...

Gil Façanha disse...

Bom dia a todos. Venho hoje aqui agradecer por esta postagem, que aliás, ficou magnífica. Estou lisonjeada em fazer parte desse espaço. O meu primeiro livro "façanhas poéticas", será lançado dia 13 de dezembro desse corrente ano, pela editora SAPERE, e estou muito orgulhosa desse trabalho, porque nele, está minha alma, minha sensibilidade, e uma fase muito importante da minha vida. Agradeço a todos que me incentivaram, pois foi através deles que esse livro se tornou possível. Se alguém desejar conhecer outros textos, visitem meu blog: www.publicandosentimentos.blogspot.com
Um forte abraço, e mais uma vez, obrigada.

Mirian Marclay disse...

Esta poetisa, que conheci através do espaço virtual veio materializar eu corpo literal em sentir. Poucas vezes palavras me tocam com esta força, com o vigor explícito do que se realmente é. O reconhecimento de uma alma que transmuta a essência da vida em poesia chama-se GIL FAÇANHA. Meu carinho, minha admiração! Tua amiga e fã.
Mirian Marclay Lemos Melo

Paulo Façanha disse...

Parabéns Gil Façanha, o apoio recebido pelo seu trabalho, nada mais é do que fruto de sua própria sensibilidade poética, você consegue arrancar as emoções mais íntimas e as vezes ocultas do ser humano. Conte sempre comigo! Parabéns mesmo.

Nelson Rodrigues disse...

Gil querida, suas poesias são vivificantes, ternas, tocantes n'alma. Entram em nós como uma flecha do bem que emana sentimentos nobres...e isso é louvável. Parabéns e beijos!

Monica Pamplona disse...

Adorei esse espaço, ainda não conhecia. É mais um com seu maravilhoso trabalho.
Sucesso sempre minha querida. Você merece.
Bjsss em seu coração.

Anônimo disse...

Meus parabéns....seu trabalho é divino, entra na alma e no coração da gente!!! Muito sucesso!!! bjoss!!!

Mônica jucá disse...

Parabénsss......seu trabalho é divino, entra na alma e no coração da gente!! Muito sucesso!!! Bjs!

blog da luciana disse...

Quando o coração das pessoas despertam, é porque a sua alma encontrou uma caminho para se fazer falar. Então em versos de palavras a escritora Gil Façanha, se pôs a escrever. Palavras em poesias que tocam não somente por fora, mas as almas das pessoas.
Honrada estou por te a possibilidadee nesta vida de por lere passar habitar o castelo que ela construiu, pois é simplesmente maravilhoso e emocionante. Ah! dizer que sou uma fã seria bobagem na verdade amo o que la escreve. Portanto amda poetisa que você possa atingir muitos corações por onde quer que vá. Bjs Luciana Saldanha Lima

Adelair Nogueira disse...

A você Gil Façanha toda a felicidade!!!! Bjks!

Celamar Maione disse...

Gil,
como sempre sensível e fazendo do sentimento humano belas poesias.


"Que o amor seja livre indo e vindo,
Que não nos condene a nenhuma prisão."

e possa dar belas poesias como a sua.
Sucesso, minha querida.

bjs e boa semana !

Pedaço do Céu disse...

Parabéns Gil Façanha porque nos cativa com seus textos recheados de emoção e sentimentos vindos do fundo d'alma! Que Deus ilumine seus caminhos poéticos...

Adelair disse...

Com esse coração, tão grande quanto você, cheio de vitalidade, com a energia que vem de seu interior, a paz que transmite para quem está ao seu lado, o resultado aí está. Ter coragem de escrever seus pensamentos e sentimentos, isso não é para qualquer um e sim uma verdadeira escritora e poetisa. Parabéns!

gilvanete disse...

gil façanha, parabéns pelo seu primeiro livro, que deus continue te abençoando para que vc tenha muitas e belas inspirações para que escreva muitos outros. estou na torcida. bjos gilvanete.

LUÍS CARLOS disse...

só as pessoas românticas e felizes tem inspirações para fazer o que fizestes,é só iluminados por Deus que publica as maravilhas que escrevestes.parabéns, que Deus te ilumine sempre, para continuar assim.LUÍS CARLOS

Danny disse...

Parabéns, poetisa. Teus poemas são de uma emoção ímpar. Adorei. Parabéns.

Nivaldo Ferreira disse...

*************************
Poeta de grande tino é Gil Façanha
Tua poesia sem qualquer sanha,
Como uma onda move montanha
E a inspiração, com ardor assanha...
********************************

Guacyanna Galvâo disse...

Não tinha noção que essa minha amiga que essa minha amiga é tão chique assim literariamente falando. Desejo a você toda a felicidade do mundo e muito sucesso. Saiba que tenho orgulho de você. Bjs

Unknown disse...

Sou um privilegiado.Primeiro eu a conheci pessoalmente,segundo ela é lindona e escreve muito poesias.Eu gosto muito dessa poetisa...

Hélia Vidal disse...

Falar da Gil Façanhas, é falar de simpatia, doçura,determinação, mas sobretudo de talento!
Os seus poemas são ímpares...acho-os lindos e tocantes...
Espero, vê-la "SEMPRE" na passadeira da fama! Você merece...
Pra você linda amiga deixo o meu beijinho ternurento.

Hélia Vidal