Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Rosylene Pinto [Escultora e Pintora Brasileira]

Rosylene Aparecida de Moraes Pinto, nome artístico Rosylene Pinto, natural de Cuiabá – MT, nascida em 24 de abril de 1969, desde criança sempre gostou de tudo que era relacionado à arte, mas só em 1.999 iniciou sua carreira artística integrando a um grupo de artistas orientado pela Profª Vilmali, nas artes da pintura em tela onde freqüentou as aulas durante um ano, desenvolvendo este trabalho até hoje.
Em 2000 participou de um curso de Pinturas Especiais em Parede ministrado pela artista Claúdia Moura Pimenta e Celi Silva através do SEBRAE.
Em 2006 freqüentou curso de desenho artístico (retrato) orientado pela professora Fátima Seehagen – De Fátima Atelier Cursos
Em 2007 convidada pela Escultora Alair Fogaça, começou a desenvolver as técnicas de escultura em argila por um ano, aonde hoje já vem desenvolvendo e aprimorando as técnicas sozinha.
Hoje algumas esculturas encontram-se exposta na Petite Galeria em Itatiaia RJ onde já faz parte do acervo da galeria e encontra-se exposta para venda na Galeria Casa Ferraz e na Maria Taquara pães em Cuiabá-MT.  Desenvolvo meu trabalho artístico em casa, num atelier improvisado na varanda dos fundos geralmente no período noturno e nos finais de semana, pois trabalho como engenheira sanitarista no período integral durante a semana. Todas as peças cada uma têm características únicas, pois desenvolvo as peças, construído personagens de acordo com os pedidos dos clientes e com a inspiração que vem do cotidiano nas andanças do trabalho de engenharia pelo estado de Mato Grosso, são eles os índios, os ribeirinhos, as danças típicas, as mulheres, o pescador, imagem religiosas, etc., enfim alguns traços da cultura Mato-grossense, todos este apresentado com formas exageradas, como uma caricatura, saindo assim fora da realidade da acadêmica onde  alguns artista representam seus trabalhos como uma fotografia.
Em 2011 criei o Blog Fuzuê das Artes (www.fuzuedasartes.blogspot.com), que teve origem na minha imensa paixão pela Arte, esta Arte que dá prazer às pessoas, contribui para a felicidade do ser humano seja em qualquer linguagem artística. Neste blog falo um pouco da minha arte e divulgo a sua e a nossa arte que verdadeiramente nos toca o coração, pois a Arte é a forma mais linda de expressar o que há em vida. Estarei sempre falando de artes que explode em todas as esquinas, no teatro, no cinema, na poesia, na música, na escultura, na pintura, na fotografia, enfim todas as formas de Arte. Fazendo juntos um Fuzuê das Artes.

METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DAS ESCULTURAS
“Para fazer uma peça, eu trabalho o barro como se estivesse fazendo um filho: naturalmente, meu corpo esta inteiro nos meus braços e mãos, as mãos estão molhadas de sentimento e barro, dando forma à massa, acreditando que faço sozinha a peça depositando a ela toda energia positiva e amor no que estou fazendo. Neste momento pareço não estar consciente que faço só uma parte do trabalho, pois deixo ao sol e ao vento a tarefa de secá-la e levo ao fogo para ser queimada, após retirar a peça do forno e pintá-la, eu percebo que ao completar a minha obra ela esta inacabada faltando uma pessoa para apreciá-la e adquiri-la, então percebo que não posso, mas reter a obra, e então as mesmas mão que moldaram o barro entrega a peça ao seu destino. Como o pai vê o seu filho partir fazendo seu próprio destino. E como artista tem em tudo isso, a satisfação”.
Técnica de execução: utilizo o barro/argila em seu estado natural (comprada em General Carneiro MT), aonde vou mondada as peças com as mãos, utilizando a água para umedecer a argila e algumas ferramentas como: estecas, tampa de caneta, faquinha de mesa, enfim quase tudo vira uma ferramenta útil nas mãos de um escultor, depois de concluída o trabalho de modelagem, começa então o processo de secagem das peças que leva alguns dias, após a secagem natural a peça e colocada em forno com temperatura acima de 1000°C (é queimada em uma cerâmica de várzea grande), então após a queima, aguarda-se o resfriamento natural, depois disso a peça passa pelo processo de acabamento onde é lixada e limpa, para finalizar o trabalho de acabamento é realizado o trabalho manual de pintura com pinceis e tinta acrílica fosca, com cores vivas e com muitas estampas.

MEU CONTATO:
Rosylene Pinto
Email:
twitter: @FuzuedasArtes
Facebook: Blog Fuzuê das Artes
Fone: (65) 9618-2290

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIA-LA) 










Rosylene PintoTodos os direitos autorais reservados a autora.


5 comentários

Anônimo disse...

Quando trabalhamos naquilo que gostamos e com amor tudo se flui Linda a sua arte querida Rosilene Bjs Luciana

Unknown disse...

Linda amiga, embora virtual ...mas me parece que a conheço por anos...admiro muito teu trabalho ...são lindas peças ...Parabéns...

Fuzuê das Artes disse...

Obrigada meninas, bjos!!

sogueira disse...

Sou admiradora das artes, em prosa e verso, escultura, pintura, música. Se trabalho, Rosylene é fabuloso. Parabéns.

Fuzuê das Artes disse...

Obrigada Sogueira!!