Rosemar Coenga é graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira e mestre em Educação, também pela mesma instituição.
Atualmente é doutorando em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Recepção e Práticas de Leitura. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Letramento (GEPPLL), da UFMT.
Autor dos livros Nos labirintos da memória; Leitura e Literatura Infanto-juvenil: redes de sentido; Leitura e Letramento Literário: diálogos. Atua em cursos de graduação e especialização em Letras e Pedagogia.
Trabalha como professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino Médio. Escreve crítica literária para crianças e jovens no Jornal Circuito Mato Grosso e se dedica à pesquisa na área de leitura, literatura infanto-juvenil, letramento literário e formação do leitor, memória e autobiografia.
Jornais
Diário de Cuiabá
Gazeta Digital
Livros:
Leitura e Letramento Literário: diálogos.
Nesta obra o leitor terá diferentes reflexões sobre o letramento e novas propostas para o ensino da leitura literária, que se destinam a reformar, fortalecer e ampliar a prática da leitura e da leitura literária que se oferece nos ensinos fundamental e médio.
Apoiado em vários pesquisadores, em especial, Vera Teixeira Aguiar, Maria da Glória Bordini, Marisa Lajolo, Magda Soares e Rildo Cosson, entre outros, o autor afirma que há uma urgência em repensar as práticas adotadas em sala de aula e, através de estudos e reflexões, propor novas abordagens. Uma aula eficiente de leitura deve ter como objetivos despertar o interesse pela leitura, ajudará o leitor a interpretar aquilo que lê e, assim, capacitá-lo para participar da vida em sociedade.
Autor: Rosemar Coenga
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-99-6
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Número de páginas: 112
Gênero: Estudo sobre Ensino Literário
Editora: Carlini & Caniato
A Leitura em Cena
Uma coletânea de artigos a cerca da teoria e crítica literária infanto-juvenil onde o enfoque principal é discutir a análise da produção infanto-juvenil nos diferentes gêneros e suportes; diagnosticar a situação do ensino da leitura e da literatura e propor alternativas metodológicas.
Organizador: Rosemar Coenga
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-85-8009-001-7
Tamanho: 13,8 x 20,8
Número de páginas: 224
Gênero: Teoria e crítica literária Infanto-juvenil
Editora: Carlini & Caniato
Leitura e Literatura Infanto-juvenil: redes de sentido
Segundo Davi Arrigucci Jr., “a leitura nos leva para o espaço e o tempo sensíveis ao coração, o que é, para não dizer mais, uma forma de felicidade”. Cada vez mais consciente de que ser leitor é possibilidade de construção de um ser humano melhor, mais crítico, mais sensível, alguém capaz de se colocar no lugar do outro, alguém mais imaginativo e sonhador. Por isso, reuni nesta coletânea artigos de pesquisadores de diversas instituições, preocupados com a questão da pesquisa em leitura, formação do leitor e a literatura infantil e juvenil na perspectiva da teoria, da história e da crítica.
A obra Leitura e Literatura Infanto-Juvenil: redes de sentido é o resultado desse entusiasmo acadêmico permeado de um quadro rico de reflexões teóricas, alargando esse universo instigante que é a leitura e a literatura infantil e juvenil.
Assim, este livro conduz o leitor, pelos caminhos da crítica, a conhecer obras de alta qualidade estética e autores expressivos da literatura infantil brasileira e, ainda, discussões em torno das práticas de leitura e a formação do leitor.
Autor: Rosemar Coenga
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-87-3
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Nº. de páginas: 383
Gênero: Fotografia
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Fonte:
Rosemar Coenga
Todos os direitos autorais reservados ao autor.
Nenhum comentário
Postar um comentário