Arrumar a mesa da noite de Réveillon não é, necessariamente, sinônimo de gastos exorbitantes. Muito pelo contrário! Hoje em dia é possível decorar, ornamentar e criar ambientes utilizando apenas a criatividade e objetos já encontrados dentro de casa. O que conta, nesse caso, é o grau de imaginação com que se arruma e decora. Dica número 1 da decoradora Regina Mattos: velas, folhas, toalhas, talheres, almofadas, copos e guardanapos são itens que compõem qualquer ceia e fazem toda a diferença.
A escolha desses itens, contudo, é que pode variar, pois a mesa deve ser elaborada de acordo com as pessoas que irão ao local. “Ela pode ser arrumada para situações formais e informais. Tudo vai depender de quem e de quantos estarão presentes. Se o número de crianças for grande, por exemplo, a tendência é que se faça algo mais leve, evitando vidro e cristal. Mas caso a concentração de adultos seja maior, pode-se incrementar, utilizando cristais e talheres mais requintados”, explica, acrescentando em seguida. “Com relação às cores, apesar do mix ser interessante, a tematização tem se tornado cada vez mais frequente”.
Falando de maneira geral, a mesa da Ceia de Réveillon deve conter, basicamente, uma bonita toalha de tecido, além de itens que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa, ou seja, pratos, talheres e copos. O que vai dar um charme todo especial, segundo Regina, serão a imaginação, criatividade e sutileza. “Laços e cestas de frutas são sempre ótimas ideias”, sugere, antes de fazer um alerta. “Vai receber convidados em sua casa dia 31 de dezembro? Então, invista num jogo de jantar que não seja aquele usado diariamente. A ocasião pede isso!”
O branco pode ser a cor predominante, tanto na toalha quanto na louça. E para dar um pouco de colorido ao ambiente, a decoradora sugere velas e castiçais. “O brilho e o prata também estão mais do que liberados. Aliás, eles são elementos coadjuvantes que enriquecem ainda mais a mesa”, destaca.
Para quem adora flores, uma boa notícia. Elas também têm lugar na mesma da ceia. Quem quiser, pode lançar mão de um bonito arranjo para colocar no centro. As mais recomendadas são as rosas, copos-de-leite e orquídeas. Mas... “O arranjo funciona melhor em mesas maiores e é importante ter cuidado com a altura, pois as flores não podem prejudicar a visão e a interação das pessoas”, alerta Regina.
Álvaro Zanotti
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário
Postar um comentário