EDWEINE LOUREIRO é advogado, nascido em Manaus em 20 de Setembro de 1975.
Em 2005,concluiu o Mestrado em Política Internacional pela Universidade de Osaka(Japão).
Como escritor, recebeu o Troféu Lygia Fagundes Telles e a Medalha de Bronze, respectivamente, nos III e IV Concursos Nacionais de Contos de Cordeiro (RJ) – “Troféu Machado de Assis” – em 2008. Recebeu ainda a 1ª Menção Honrosa/ Categoria Crônica no IX Concurso Literário “Prêmio Cleber Onias Guimarães” (SP) em 2009, e foi selecionado no II Concurso “Poetas em Desassossego”, em Portugal. Em dezembro de 2009, recebeu a Medalha de Ouro no I Concurso “F. Luzia Netto”. (SP).
Em 2010, foi o Vencedor na Categoria Crônica do 6° Desafio dos Escritores, promovido pela Câmara dos Deputados em Brasília. Foi ainda selecionado (representando o Japão) na 1ª Antologia Internacional Indrisos.
Outros Prêmios Literários:
Vencedor do Concurso “Miniconto para Dickens”, entre mais de 450 concorrentes, com o Miniconto Preços – Certame promovido pela L&PM Editores (RS), em Fevereiro de 2012, para celebrar os 200 anos do Nascimento de Charles Dickens: http://www.lpm-blog.com.br/?p=14060
Um dos autores selecionados no II Concurso “Poesia na Biblioteca” (Portugal/2012).
Primeiro Lugar no CONCURSO CRÔNICA E LITERATURA - Uberlândia/MG - Prêmio Ferreira Gullar (Outubro de 2011):
Segundo Lugar no I CONCURSO LITERÁRIO OFICIAL DE NORDESTINA
(Bahia)
Vencedor do Desafio dos Escritores (Crônica (2010) e Relatórios (2012) – Brasília).
Primeiro Lugar no Concurso F. Luzia Netto (São Paulo, 2009).
Primeiro Lugar no V Concurso Crônica e Literatura (Minas Gerais, 2011).
Um dos poetas brasileiros classificados no Concurso Poesia na Biblioteca (Portugal, 2012).
Em 2012, tornou-se colunista das Revistas Samizdat e Benfazeja, alé de ser, desde 2011, colunista da Revista Alternativa, no Japão.
É membro correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA). Autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Editora Litteris, 2000) e Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores e Agbook, 2011).
Menção
Honrosa no Concurso Internacional “Garzón Céspedes” 2012 (Espanha/ México),
categoria de Cuento Hiperbreve a la Fugacidad Narrativa
o Hiperhiperbrevedad, com o microconto GARDEL, sendo o único brasileiro
selecionado.
Atualmente, vive no Japão.
E-BOOK COM TEXTO PREMIADO DE EDWEINE LOUREIRO
Disponível o E-book referente ao 1° Concurso Literário do Portal Cranik, no qual tive, com o conto HORA DO EMBARQUE, a felicidade de obter o Terceiro Lugar, entre mais de oitenta concorrentes. Eis o link para a leitura:
Além das diversas antologias de que participa, publicou, solo, os seguintes livros: Sonhador Sim Senhor! (Conjunto de 8 Contos sobre um dia na vida de um escritor – Editora Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Crônicas premiadas no Desafio dos Escritores – publicado pelo Clube de Autores em 2011) e Em Curto Espaço (60 Minicontos, muitos premiados, pela Editora Multifoco, Selo 3x4) .
Livros publicados
"Sonhador sim senhor!", uma pequeníssima novela (de apenas 24 páginas, quase beirando o conto).
Foram editados cem exemplares: esta esgotado
Clandestinos e outras crônicas
Seleção de vinte e uma crônicas a respeito da vida, da morte, de alegrias e tristezas, de amores e paixões, fruto de minhas experiências pessoais em dois países (Brasil e Japão). Sobretudo, uma homenagem ao ser humano, o qual, apesar das dificuldades, não desiste de rir nem ...
“Em Curto Espaço” (Editora Multifoco, Selo 3x4), um conjunto de sessenta microcontos, muitos premiados em Concursos Literários. Eis o anúncio do livro, pela 3x4 (também no Facebook):
Os melhores microcontos de Edweine Loureiro reunidos para caber em seu bolso. A maioria dos textos recebeu premiação em diversos concursos do gênero. Mais um lançamento do selo 3X4, da Multifoco Editora.
FEROZ MADRUGADA
Velozes, as luzes
povoam de cruzes
a beira da estrada.
TRAVESSIA
Pingam horas e memórias
pelo caminho do menino.
CAMINHONEIRO
Acelera, ao volante!
E vê, no retrovisor,
a imagem do Amor,
cada vez mais distante...
Ser Simplicíssimo
Ser Simplicíssimo é, antes de tudo, amar. Amar o que se escreve, mesmo não amando o que se escreverá sobre o que será escrito. É ligar o computador e não ligar se o mundo vai desabar, ou se ninguém vai ligar. É escrever bobagem séria e seriedade boba. É sentar-se em frente à tela e descobrir que não se tem nada para escrever naquele dia. E ainda assim escrever. Ser Simplicíssimo é, antes de tudo, amar. Amar o que se escreve, mesmo não amando o que se escreverá sobre o que será escrito. É ligar o computador e não ligar se o mundo vai desabar, ou se ninguém vai ligar. É escrever bobagem séria e seriedade boba. É sentar-se em frente à tela e descobrir que não se tem nada para escrever naquele dia. E ainda assim escrever. É falar cobras e lagartos do texto de outros (e na cara-de-pau esperar somente flores para o seu). É não se preocupar com estilo, gramática, mas simplicissimamente com o prazer de escrever. É interagir com um mundo que gira em torno de uma girafa. É bater boca com o editor. É elogiar o editor. É bater boca de novo, só para evitar um texto meia-boca. É sonhar. É acordar. É sonhar acordado. É descobrir um dia que o sonho acabou. É recusar-se a aceitar o fim. É ter esperança. De que no dia seguinte à tempestade voltaremos, todos juntos, a sonhar…
EDWEINE LOUREIRO
Todos os direitos autorais reservados ao autor.
14 comentários
Meu muito obrigado a Revista Biografia, em especial a escritora Ivana Schafer, por esta maravilhosa oportunidade de divulgacao de meu trabalho. Saudacoes poeticas e um maravilhoso 2013, repleto de Saude, Paz e Poesia. Saudacoes Literarias, queridos amigos. Edweine Loureiro
É Edweine vc retratou bem o que é ser simplicissimo e o que é escrever, este vício inebriante que nos toma de assalto de um momento para outro e tudo vira texto, vira crônica, poesia, conto e até piada. Amei seu trabalho e apresentação, amei também saber que vc é daqui de minha querida Manaus, abençoada, quente e fértil de escritores. Parabéns, vou acessar seu link. Prazer te conhecer. bjs
Seja bem-vindo Edweine Loureiro.
Amei seu texto sobre a escrita. Me reconheci de pronto!
Quantas vezes sento em frente ao PC e me pergunto onde foi parar a capacidade de digitar até, perco a noção, não sei escrever nada, mas logo depois eis-me aqui com um texto gigante, bem diferente do que estava pensando. Também falo horrores dos textos alheios, mas amo os comentários elogiosos e prefiro-os sempre.
Nem me venham dizer que precisamos de críticas construtivas, quero memso muitos elogios e que venham de todas as partes.
Parabéns!
Obrigado, queridas Jane e Elisabeth. Que maravilha entrar em contato com tantos maravilhosos escritores - inclusive, Jane, de minha querida Manaus, berco agora tao distante. Prazer tambem em conhece-las. Obrigado, amigas escritoras, pelo incentivo. Tao bom sabermos que nao estamos sos nesta luta diaria com as palavras. Abracos deste amigo no Japao. Edweine
muita história pra contar: em verso ou prosa... Esse é o Edweine, grande homem das letras... Parabéns por conquistar cada vez mais espaço.
Abração
Obrigado, Geraldo: irmao de letras de longas datas. Sempre apoiando este amigo, em todos os momentos. Obrigado, querido PoetAmigo.
Obrigado,obrigado meu amigo!!!Pessoas como voce merecem respeito,honra e muito valor pela sua dedicação!!!PARABÉNS!!!
Parabéns, nobre confrade LOUREIRO.
Pastor RUY MATOS
ACADEMIA DE LETRAS EM NORDESTINA
PRESIDENTE
Versátil Edweine, gabaritado desde a essência. Parafraseando-lhe: Que a Noite Suja de um outro verdadeiro teatro maldito, acossador, censurador e usurpador, perca espaço no palco gritante do salve Brasil...
Fantástico!!! Parabéns, querido Edweine!!!
Bjs da sua amiga agora e sempre,
Mandinha
Que lindo, amigo! Parabéns!!! Você que é o rei das palavras. :)
Que alegria para nós Brasileiros termos um representante tão competente e iluminado do outro lado do mundo.
Parabéns e sucesso!
Obrigado, amigos, por todo este carinho. Voces sao maravilhosos. Saudacoes poeticas deste amigo no Japao. Edweine
Postar um comentário