Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

III Prémio Literário Aldónio Gomes 28/Fev [Revista Biografia]

III Prémio Literário Aldónio Gomes 28/Fev


Departamento de Línguas e Culturas / Reitoria da Universidade de Aveiro.

Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, decidiu instituir, em 2011, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, com o intuito de honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa, cujo espólio foi doado ao Departamento de Línguas e Culturas (ver nota biográfica em http://www.ua.pt/dlc).

Artigo 1.º 

Instituição, finalidade e âmbito 

1. Este regulamento define as normas que regem as edições do concurso PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES, instituído pelo Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, que tem como objetivos estimular a criação literária e a revelação de novos autores. 

2. O Prémio será revelado no dia 22 de maio de 2014, e destina-se a galardoar um inédito, na categoria de conto. 

Artigo 2.º 

Natureza do Prémio 

1. O prémio consiste na edição da obra e na doação de 20% de exemplares ao autor, não havendo lugar ao pagamento de direitos de autor correspondentes à primeira edição, cuja tiragem até 500 exemplares é da responsabilidade das entidades proponentes. 

2. A entrega do prémio será feita em cerimónia pública, no dia 15 de dezembro de 2014, dia do aniversário da Universidade de Aveiro. 

Artigo 3.º 

Júri do concurso 

1. O Júri, presidido pelo Diretor do Departamento de Línguas e Culturas ou por um representante por ele designado, é composto por cinco individualidades de reconhecida idoneidade e prestígio: 

a) duas indicadas pelo Departamento de Línguas e Culturas;
b) duas indicadas pela Reitoria da Universidade de Aveiro;
c) uma indicada pela Câmara Municipal de Aveiro. 

2. As deliberações do Júri são tomadas por maioria e da decisão final não cabe recurso. 

3. Não podem integrar o Júri quaisquer intervenientes, diretos ou indiretos, nas obras a concurso. 

4. O Júri deve elaborar um texto crítico da obra premiada para ser lido publicamente nas sessões de divulgação e de entrega do Prémio.

Artigo 4.º 

Concurso 

1. O concurso para atribuição do PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES é publicitado na imprensa e na página da Internet do Departamento de Línguas e Culturas (http://www.ua.pt/dlc). 

2. São admitidas exclusivamente obras inéditas escritas em português. 

3. Da obra inédita a concurso, deve o autor entregar cinco exemplares, sujeitos às seguintes regras:

a) Texto impresso dos dois lados, em formato A4, paginado e escrito a espaço 1,5, letra tipo Times New Roman, tamanho 12, com um mínimo de 50 páginas e um máximo de 200 páginas;
b) Páginas devidamente agrupadas e agrafadas ou presas por qualquer outro sistema;
c) Capa com o título da obra e o pseudónimo do seu autor; 

4. Cada concorrente poderá apresentar mais do que um trabalho, desde que os envie separadamente e com pseudónimos diferentes. 

Artigo 5.º 

Candidatura e prazo de entrega 

1. A data limite para apresentação dos originais é o dia 28 de fevereiro de 2014. 

2. As obras a concurso podem ser enviadas por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço: 

“Prémio Literário Aldónio Gomes" 
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810-193 AVEIRO 

3. Dentro deste envelope deve estar um outro envelope fechado, com o pseudónimo não conhecido escrito no exterior, e, no interior, a identificação do autor, o telefone, a morada e o e-mail. 

Artigo 6.º 

Apuramento e classificação 

1. O Júri disporá de sessenta dias para proceder à classificação. 

2. Não há lugar a prémios ex aequo, reservando-se o Júri o direito de não atribuir o Prémio se considerar que nenhuma obra o justifica. 

3. Tomada a decisão, o Júri elabora uma ata final com a classificação, que será apresentada e publicitada no dia 22 de maio de 2014. 

4. Os exemplares não premiados são entregues, na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, aos autores que os reclamem até ao 30 de junho do ano em que decorre o concurso. 

5. Os exemplares que não tenham sido reclamados até ao dia 30 de junho, são destruídos no dia 1 de julho do ano em que decorre o concurso.

Artigo 7.º 

Informações 

Os pedidos de informação devem ser dirigidos a: 

Diretor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810-193 AVEIRO
Telef.: 00351 234370358
e-mail: dlc.direccao@ua.pt

Artigo 8.º 

Casos omissos 

Os casos omissos e as dúvidas de interpretação são resolvidos pelo Júri, de cuja decisão não há recurso.

Artigo 9.º 

Entrada em vigor 

O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
Aveiro, 31 de outubro de 2013

A Revista Biografia não possui vínculos com os organizadores do Concurso, tampouco, está obrigada a repassar os resultados ou resolver qualquer problema advindo do processo de inscrição. Apenas divulgamos o evento no intuito de informar os leitores e autores que visitam nossa página sobre o que acontece no mundo dar artes. Aqueles que desejarem participar devem entrar em contato diretamente com a organização do Concurso


Revista Biografia

Nenhum comentário