Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

QUE GENIAL!...QUE TALENTO!


Que genial!...Que talento!
Por: Humberto Pinho da Silva

A velha e revelha história do: " Rei Vai Nu", está sempre atual. Foi recontada genialmente por Ramalho, e por outros conhecidos escritores:

Um dia apareceu ao Rei, não sei se era do Oriente ou Ocidente, alfaiate espertalhão, que tinha um tecido precioso. Tão especial, que só os inteligentes podiam ver.

O Rei e os cortesãos não queriam passar por ineptos, e não se cansavam, copiosamente, louvar a fazenda.

Sua Majestade mandou-lhe, então, confecionar vestidura, para deslumbrar a plebe.

Mas certa vez, quando o monarca andava a passear, um rapazinho inocente, vendo o rei em trajos menores, clamou: "O Rei vai Nu!..."

Por encanto, como S. Paulo, em Damasco, caíram as escamas dos olhos, que não deixavam o rei ver a verdade, por estupidez ou vaidade.

Envergonhado, recolheu-se ao palácio e vestiu-se dignamente.

Francisco Rodrigues Lobo, na " Corte na Aldeia", conta caso semelhante:

Foi contactado El-rei D. João III por importante mercador, que lhe disse – que na sua loja tinha tecido precioso, e que lho daria de graça, se lhe desse a honra de o aceitar.

El-rei recebeu o presente e mandou fazer vestimenta. Logo que apareceu em público, todos correram ao estabelecimento do mercador, em busca de igual fazenda.

O referido pano era um mono, e não havia quem o comprasse.

Quantas vezes não se vê senhores carregados de condecorações ou de elevado grau académico, pasmados diante mamarracho, com a boca e. "Oh!"" Que maravilha!...Que talento!...Que genial!..."

No íntimo todos sabem que nada vale, mas não têm a coragem de o afirmar, em publico, para não passarem por néscios, perante os "entendidos".

Assim acontece na Literatura, e em tudo. Ninguém quer ser o garotinho que bradou: "O Rei Vai Nu!..."

E não o diz, porque a coletividade pensaria, com soberba: "Como é estúpido!...Ignorante!...Néscio!..."




________________________

Humberto Pinho da Silva
 nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ. Página na Internet: http://solpaz.blogs.sapo.pt/

Nenhum comentário