Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A PROSA E A POESIA DA POETA CATARINENSE SIMONE LUIZ CÂNDIDO




A prosa e a poesia da poeta Catarinense Simone Luiz Cândido


Simone Luiz Cândido. Escritora, Colunista do Portal Canal Içara desde 2018. Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/Coordenadoria de SC - AJEB/SC e do Grupo de Escritoras do Com Par Poesia. Ama escrever reflexões sobre a vida cotidiana, eternidade, amor e convivência. É Presidente do GEAAI - Grupo de Estudos e Apoio À Adoção, da cidade de Içara/SC, desde 2012. Já participou de várias antologias. Em 2022 Participou das Coletâneas da AJEB/SC "Mãe um ser inigualável" e "O olhar feminino entre Letras e Tintas". Foi premiada nos Concursos literários da AcLe - Academia Criciumense de Letras nos anos de: 2018, 2019, 2020, 2022 e 2023. Em 2023 duas crônicas da autora, ocuparam o primeiro e segundo lugar.


Enamorar-se...

Sentir-se amado...
Conhecer o mais belo sentimento.
Olhar o pôr do sol,
sentir na pele o vento...
Olhar o horizonte,
te encontrar nos pensamentos.
Lembrar-me de ti ao fim do dia,
como é doce esse momento!
Traz paz, inunda minha alma...
Como é belo este sentimento!
Quisera em teus braços poder estar,
contigo ter alento.
Desejo amar-te sempre mais,
de ti irei sempre lembrar,
estás em meus pensamentos...
Seja na terra ou em outro lugar,
comigo sempre estarás!
Para sempre irás lembrar de tudo o que vivemos.
Nosso amor ultrapassará as barreiras do tempo...
Doce lembrança deixará e muitos, seguirão nosso exemplo!



Que possamos significar muito por onde passarmos

Passamos nossa existência procurando significados para aqueles que por nossa vida passam. Alguns significam por algum tempo, depois perdem um pouco da essência. Afastam-se de nós ficando pouquíssimas lembranças. Outros significam tanto para nós, que nem mesmo a distância e o passar do tempo consegue apagar de nossas almas, seu significado.

Ficamos nos perguntando o motivo de certas pessoas significaram tanto para nós. Termos saudade de alguém que não vemos por muito tempo e mesmo assim as almas continuam entrelaçadas pelo fio do afeto. Esse que é imortal, levaremos por onde formos, seja aqui nesse plano ou no plano espiritual.

Trazemos conosco muitos significados pela vida a fora, quisera que muitos permanecessem, mas existe algo que se chama livre arbítrio, o qual cada um é responsável por suas atitudes e seus caminhos. Então seguimos curando as cicatrizes que ficam em nós, levando aprendizado de cada um que por nós passou.

Uma das coisas que significam muito é a fé essa aprendemos com os outros que por nós passaram. Fé em ter a certeza de que a vida não é apenas algo que passa, sem deixar significados. Passamos pela vida significando muitas coisas. Muitas vezes não sabemos a dimensão do que podemos significar para os outros, mesmo assim continuamos significando muito.

O que importa não é o tempo que tivemos com algumas pessoas, mas sim o que podemos significar para elas e elas para nós. Levaremos daqui desse plano tudo que plantarmos as sementes do bem querer, do estar presente mesmo de longe, da união de almas. De lá do outro lado da vida sentiremos o quanto continuamos significando, pois aqui fizemos nossa trajetória valer cada dia que aqui passamos.

Sentiremos todo amor que emana dos que por aqui ficarem. A dor, essa é inevitável, pois quem foi amor faz muita falta. Abraços, conversas segredos que achamos que não podemos mais contar. Mas de lá nos ouvem, sentem todo nosso amor. Recebem nossas orações como um belo presente. Podemos e devemos chorar, pois, assim aliviamos nossos corações, da falta da presença física.

Algumas palavras resumem esse sentimento. Afeto, amor, gratidão por tantas pessoas terem deixado tantos feixes de luz em nossas vidas. Saudade, mas uma saudade boa com cheiro de café novinho passado na hora. Cheiro de perfumes junto com cheiro de pessoas amadas. Saudade de ouvir a voz, de sorrisos especiais, covinhas no rosto, olhos nos olhos, afagos nos cabelos.

No dia de hoje elevamos nossas preces entregando a cada um dos que amamos o nosso amor eterno. Na certeza do reencontro. Certeza de que em nossos sonhos podemos nos encontrar abraçar emanar todo nosso amor. Que cada um de nós possa significar muito para os que por nós passarem, e vice-versa.

Tornarmos o mundo melhor com afetos sinceros desinteressados e reais. Seguimos significando e tentando deixar significados belíssimos para os que ficarem depois de nossa partida para o mundo espiritual. Hoje é um belo dia para significarmos muito para os outros.



Nos bastidores do universo feminino

Nos bastidores do universo feminino: Ninguém imagina o quanto ela precisou ser forte sem que ninguém percebesse o que realmente acontecia.

Ela postava fotos nas redes sociais maquiada, de salto alto, com as melhores roupas que possuía. Ali estava linda quase perfeita aos olhos de quem a via. Olhava aquelas fotos de alguns dias vividos e pensava no quanto deseja estar sempre assim sentindo-se linda e até mesmo desejada. Mulheres são seres humanos com alta sensibilidade, mas possuem uma força incomum quando se trata em lidar com suas adversidades diárias.

Nos bastidores quantas cicatrizes ela possuía, as dores da alma muitas vezes a atormentavam, sentia um peso incomum sobre seus ombros fadigados dos trabalhos diários.

A garganta muitas vezes trava pelas palavras que não conseguiu dizer. Seus ouvidos se tornaram sensíveis pois, durante muito tempo ouvia palavras ásperas a seu respeito, alguém lhe fazia acreditar que o que existia de errado era tudo culpa dela. Assim ela foi se anulando aos poucos, as dores do corpo e da alma tornaram-se diárias. Seu coração estava ferido, sua alma sentia as dores pelo jeito em que era tratada. Ela por sua vez queria voltar a ser aquela mulher linda das fotos de outrora. Ela percebeu que nem tudo o que acontecia era por sua culpa. Aquela mulher das fotos ainda está a ali guardada dentro dela.

Sua vida era cheia de altos e baixos, muitas vezes lá estava ela de bermuda e camiseta seus cabelos desalinhados, suada, cheirando a produtos de limpeza. Ela também percebeu que nem sempre ela poderia estar toda produzida, mas que apesar das lutas diárias ela poderia voltar a amar-se. Percebeu também que não era preciso muita coisa para que se sentisse amada, algumas palavras, elogios a faziam voltar a sorrir, sentir que estava ali o tempo todo a mulher sexy e poderosa de antes.

Estar presente na sua vida não significa dar presentes caros, ela desejava sentir-se importante, que mesmo quando não está como deseja, pode ser amada pelo que é.

Ela tem suas lutas e desafios diários. Afeto é gratuito, saber seu significado pode mudar muito. Ela aprendeu que não devia aceitar menos que merece. Após um dia cansativo tomou um banho demorado, lavou seus cabelos, colocou um hidratante, seu perfume predileto, penteou seus cabelos, depois disso sentiu-se plena.

Não importava se era para ficar sozinha ou acompanhada. Ela Desejava sentir-se bem simplesmente por ser ela mesma.

Não é o corpo nem a aparência é a essência. Lá dentro dela mora uma mulher incrível cheia de sonhos, esses que as cicatrizes da alma tentaram lhe tirar. Hoje ela ainda sonha em ser muito feliz e quem sabe um dia até ir pra Paris ou outra cidade inspiradora viver tudo que ela sempre sonhou e tentou demonstrar nas fotos de redes sociais.



Sintonize boas frequências

Há quem diga que a energia que carregamos nos apresenta antes de qualquer palavra. Eu acredito muito nisso, somos seres energéticos.

Nossos pensamentos e sentimentos contribuem para que estejamos em harmonia ou não. Quando por ventura nos sentimos tristes nosso estado vibracional, muda de frequência.

Quando estamos alegres conseguimos transmitir boas energias, muitas dessas energias são transmitidas mesmo à distância. Pessoas mais sensíveis conseguem sentir nosso estado vibracional.

Quando nos sentimos tristes podemos ter doenças físicas causadas por nossa tristeza, se não cuidarmos podemos transmitir nossa tristeza para outras pessoas.

Por sermos seres energéticos precisamos cuidar do nosso estado vibracional, se, por exemplo, sentimos raiva de alguém, podemos enviar energias ruins, e essas além de nos causarem mal, podem chegar até a outra pessoa causando emoções ruins.

E o que fazer para equilibrarmos nossas energias? -Não é uma tarefa muito fácil requer muita sabedoria e harmonia em nosso ser.

Quando acontecem as perdas de pessoas que amamos precisamos chorar, pois são seres que conviveram conosco ou em algum momento de nossa vida estiveram conosco.

Esse choro não deve ser de desespero, esse desespero não irá nos fazer bem. Temos que ser fortes em meio à dor da perda ainda assim procurar equilíbrio emocional para que nos sintamos bem.

Emanar amor mesmo nos dias em que sentirmos raiva por algo que tenha acontecido conosco. Imaginemos a luz refletindo no espelho ilumina o espelho e retorna até nós. Dessa mesma forma são nossas emoções elas podem nos fazer bem ou mal a escolha vai depender de nós.

Tudo que fizermos jamais faremos somente para os outros, nossos atos, pensamentos e sentimentos tem a causa e efeito. Hoje eu faço amanhã eu tenho efeito do que fiz.

Quem nos dera fosse simples viver sempre emanando amor por onde passar, muitas vezes nosso humano fala mais alto.

Já li algumas vezes sobre apacientar essa palavra e atitude de ter paciência muito usada pelos nossos irmãos muçulmanos. Precisamos aprender a apacientar acalmar nosso ser entrar em sintonia com boas vibrações.

Viver é algo desafiador, estamos nesse planeta com grandes desafios, muitas pessoas aparecem no nosso caminho, com todas podemos aprender muito.

Quando chegarem até nós energias de raiva e desamor, podemos emanar boas energias de amor, e paz.

Isso precisa ser um exercício diário, o qual é preciso aprender a cada dia mais.

Mesmo com tantas dificuldades em nossas vidas podemos tentar vivermos em um mundo melhor, onde o amor pode ser cultivado.

Continuamos espalhando sementes de amor e bons sentimentos cada um colhe aquilo que planta seja nas atitudes ou em nossos sentimentos.

Se pudermos vibrar coisas boas nossas vidas serão muito mais leves e felizes.



Enlouquecida

Porque não consigo dormir? Porque meus pensamentos interagem uns com os outros tempo todo sem me deixar descansar?
Acordei muito cedo, a noite custou a passar demorou uns três dias segundo meus pensamentos.
Fiz café, parei pra pensar novamente porque não consigo mudar.
Tomo banho me visto apressada meu cabelo estava rebelde não queria ficar no lugar.
Ele me chama e diz que comigo quer ficar. Não sei o que faço isso me desatina porquê ele ainda está me chamando?
São tantas perguntas sem respostas que não sei o que pensar. Até esses dias era só um amigo agora está nesse patamar.
Fujo ou continuo? Estou sem saída. O futuro é amanhã mas o ontem ainda vem atormentar.
Porque pensar tanto se sou livre para arriscar. Se arrisco tenho medo e o futuro? Não sei o que tem lá. Vivo hoje e sou feliz ? Nada posso afirmar.
Tenho tantas perguntas sem respostas vivo ou desisto? Se vivo arrisco. Ora bolas, viver é arriscar.
Paro e penso de novo. Se estou enlouquecida ou é só a sensatez que veio me avisar.
Choro, engulo o choro. Depois vem a alegria de saber que sou amada mesmo que seja só por uma pequena eternidade. Só de sentir já valeu a pena.
Em meio à tantas perguntas enlouquecidas por que se escreve com acento ou sem acento? Qual o porquê de tudo isso?
Só sei que nada sei, mas vou viver e guardar cada instante para jamais esquecer.





__________________________________
REVISTA BIOGRAFIA












Nenhum comentário