Milena Fernandes Torres é natural de
Almenara/vale do Jequitinhonha, divisa com a Bahia, detalhe que influencia sua
cultura e sua atitude. Em oitenta e nove, fez sua primeira letra e música, e
desde o início tem uma tendência a procurar o despudor da expressão pela
palavra e a valorização dos ritmos através da mesma.
Lança seu primeiro
cd de estúdio “Olhos de Caboclo. Cabelos de Negro. Instinto de Índio” com o
Patrocínio da Lei Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Uma conquista
celebrada pela artista num disco versátil onde se apresenta como compositora em
11 faixas e interpreta uma inédita feita para seu disco de Wilson Souza (Há de
vir) e “Menina Jesus” de Tom Zé de quem recebeu graciosas observações a
respeito de sua interpretação para a canção.
No disco, convida
artistas como Sérgio Pererê, Rogério Delayon, a Orquestra de Percussão e
Improviso Frito Na Hora, o baterista Edvaldo Ilzo, o pandeirista Túlio Araújo
entre outros. Produzido e dirigido pela mesma em parceria com o produtor e
músico Felipe Fantoni e masterizado por Kiko Klaus.
Sobre Milena
Como cantautora
inicia o projeto Árvore Musical Macumba, em dois mil e três. Encontro musical
que destaca o ritmo africano e suas transformações. O show está sempre pronto
dentro do repertório da artista. A banda gravou um show no Teatro da Maçonaria
em dois mil e oito, o que lhes rendeu treze músicas publicadas em sites e em um
CD-promocional.
Como compositora e
letrista, tem a letra “O mar pra mim” musicada por Gustavo Negreiros/Black
Sonora. Essa canção entrou para a exposição "Acervo do Museu" do
Museu Histórico Abílio Barreto em dois mil e oito. Faz parte da “Coletânea
Brasileiríssima” e está no primeiro cd da banda que saiu em dois mil e onze. E
teve música trilha para a peça “Sete Cigarros”, de Wesley Marchiori/BH com a
música “O susto/Oxumaré”. Músicas de Milena fazem parte do repertório dos
intérpretes Marcelo Veronez e Sílvia Gommes.
E-mail:
ocaniimusical@gmail.com
“Milena
Torres tem “voz de sertão”, definição feita pelo professor e artista Anthonio.
Ainda com clara interferência urbana, define sua música como canção, herança da
MPB. Como letrista é verborrágica, melancólica, irônica e poética. Poesia essa
que apareceu mais tarde em sua vida, "é um estado diferente de criação e
exposição", afirma a artista.”
Capas e encartes do recente trabalho de Milena Torres
OCANII é a abreviação de: "Olhos de Caboclo. Cabelo de Negro. Instinto de
Índio" CD de Milena Torres lançado no segundo
semestre de 2012 e realizado com o benefício da Lei Municipal de Belo Horizonte
- 2011.
(clique nas imagens para ampliar)
Produção
e Direção Musical:
Milena Torres e Felipe Fantoni
Técnico
Gravação:
Felipe Fantoni
Masterização: Kiko Klaus
Camarada Mixmaster
Crédito
foto:
Beth Faustina
Crédito
design cd:
Sara Lambranho
Vídeos de Milena Torres
Milena Torres Making of Ocanii
Making of do primeiro disco de Milena
Torres - Olhos de Caboclo. Cabelo de Negro. Instinto de Índio. Apoio: Fundação Municipal de Cultura
FMC 2010/2011
Trecho
de "Sem Censura" por Milena Torres
Música: "Sem
Censura"
Autoria: Milena Torres
Álbum: Olhos de Caboclo. Cabelos de
Negro. Instinto de Índio.
Produção musical: Felipe Fantoni e
Milena Torres
Apoio: Fundação Municipal de Cultura
Lançamento Primavera de 2012
"Argila" com Marcelo Veronez e Milena Torres
O cantor e a
compositora unem vozes, corpos e intenções num show de músicas inéditas,
algumas delas já conhecidas por quem freqüenta os shows dos dois artistas, caso
de Narciso, Xangô e Oxossi e Vai passar o amor.
Marcelo Veronez e
Milena Torres já dividiram e se encontraram em cena algumas vezes, em shows
diversos de suas carreiras solo. Dessa vez, os dois unem vozes em um show de
natureza autoral baseada na obra de Milena. A maneira expressiva do canto de
Veronez encontra tradução na obra árida e poética de Milena. O interprete e a compositora
se encontram, na rede, na comunicação, no amor, na internet, nas visões de um
mundo cada vez mais conectado e ao mesmo tempo solitário, temas recorrentes nas
composições de Milena que deram impulsos provocativos ao cantor Marcelo
Veronez.
"Curumim chama Cunhatã que eu vou contar"
"Curumim chama
Cunhatã que eu vou contar (Todo dia era dia de Índio)" by Milena Torres e
Zaika Dos Santos com a letra "Palavras Conclusivas".
Música
Incidental:"Curumim chama Cunhatã que eu vou contar (Todo dia era dia de
Índio)" Jorge Ben (1981)
Imagens do Show no Teatro Marília "O
Sertão e o Mar" que resumiu os projetos de Milena Torres
Solo.
Árvore Musical Macumba. Bem Acompanhada e uma prévia cd "Olhos de Caboclo.
Cabelo de Negro. Instinto de Índio".
Show de Contrapartida Projeto Gravação de Cd 2010/2011
com o benefício da Lei Municipal de Cultura.
Fotos: Beth Faustina
Luz: Richard Zaira
Assistente: Pedro Paulino
Companheiro de Produção Camarim e Transporte: Cristiano
Silva
Poesias de Milena Torres
Métrica tétrica reta
Nem sempre reta
Que de merda palavrão nem faz
Cigarr alho
Car alho
Asso alho
Malhado né?
Molhado até!
Vixe que me disse
Que eu te disse com pieguice
Oxente, eu te amo merda!
Métrica tétrica reta
Que nem sempre reta
De merda
Palavrão nem faz
(Poesia classificada, entre mais de 1.500 inscritos, e
publicada na edição 2012 do Rima Rara Concurso Nacional Novos Poetas - Antologia
Poética da editora Vivara).
(SALVEM
AS PESSOAS AMARGAS)
Procure na lixeira o amor que me enviou
se não virou spam pode está no corredor
do que foi salvo como rascunho
talvez moveram-se os punhos de verdade
pra salvar o texto e rever o seu valor
Pois os arquivos dos enviados dão
testemunho
se não registrou, não enviou
Agora me trata como vagabundo
quase fiquei offline pra todo mundo
e sabe que o que fingiu vê não é o que sou
Marcarei esse email com uma estrela
mas sei bem que elas só vivem no céu
bloqueei o seu na minha entrada
a pasta de lembrança sua desapareceu
como um vírus, como um astro, como um raio,
como um asno que cospe no prato todos os baratos
que com a boca tão boa comeu
Silêncio
Estrondoso (Baião-folk para Jim Morrison)
Fez-se um silêncio estrondoso
quando o homem morto ainda disse amém
Causou-se um mistério profundo
quando o homem mudo disse que nunca amou ninguém
Hoje eu me retiro e te livro do amor que doei
nunca entendeu quem eu sou
e eu volto pra mim porque ainda sei
Alheio à tantas perguntas estúpidas
eu não quero nunca mais o seu desprezo
a vida ainda presta e carrego na testa
um escudo contra o medo
Pois o homem morto veio do nada
pra me dizer cinco palavras:
A vida vai mais além
O mudo sem dizer uma palavra
disse com as lágrimas
que amava a decadas o mesmo alguém
Ato Falho
se eu tivesse agora um dicionário, uma
enciclopédia
qualquer livro, um glossário
num ato falho escreveria uma canção para o meu irmão
mas já são tantos, um em cada canto
que eu me desconcentro e me desoriento
quando a paz perde o rumo, mesmo derrubando muros
a ignorância rege a dança e dançam homens, mulheres e crianças
e entre hormônios e neurônios
visitando escombros, escorando em ombros
vou perdendo o rebolado em meio à homens irados
estou desarquivando a informação
(vou escapando pela contramão)
se eu tivesse o diploma que deixei na
escola
escreveria agora uma canção para o meu irmão
para qualquer irmão
O Beck e o cd
Enquanto um homem feminino canta em
silêncio na tv
Um cachorro dormindo sonha com sei lá o quê
Eu nesse Porto Seguro, juro, ainda penso bem em você
E nos cabelos fatais, nos festivais banais
Nas letras que eu preciso escrever
Enquanto saio dessa cidade desintoxicando o
coração, me intoxicando de cafeína
Duas mulheres programadas na esquina
Um bate-estaca O’ Connor no meu ouvido
Já penso em lhe escrever dizendo tudo que já não é preciso (dizer)
Sobre os homens da tv, sobre eu, sobre
você,
o Beck e seu cd
As belezas banais, os textos fundamentais
As letras que eu quero escrever
Santos
O moço quer de novo a minha amizade
Depois de tê-la jogado cheio de indignação no balde
O que ele quer fazer de novo?
Dizer-me talvez palavras que ficaram
engasgadas?
Ou dar o amor que não dera antes
Por estar com a cabeça embriagada?
Ora!
Och!
Não leve a mal
Não darei risada
Mas já não existem os santos
Talvez na real existência
Nunca estiveram
Nunca existiveram
Páginas e links na internet:
Milena Torres
Todos os direitos autorais reservados a autora.
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