Cartilha orienta pais e educadores a combater o consumismo entre crianças [Daniele Silveira]
Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade”, é o tema da cartilha desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Alana. A publicação tem como objetivo ajudar pais e educadores a ensinar para as crianças a diferença entre o “querer” e o “precisar”, relacionado ao consumo de mercadorias.
O material incentiva medidas como consumir lanches mais saudáveis feitos em casa, que geram menos lixo e descarte de embalagens. Também a prática da troca de brinquedos ao invés da compra de novos. Além disso, orienta os adultos a promoverem reflexões junto com as crianças sobre o ato da compra.
A cartilha ainda faz um alerta sobre a influência que a publicidade tem sobre os pequenos. De acordo com a publicação, as crianças brasileiras assistem, em média, mais de 5h de televisão por dia; e estão entre as que mais assistem TV no mundo.
Um dos reflexos dessa exposição excessiva é o consumismo. Uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo apontou que de todos os anúncios transmitidos pelas emissoras de TV às vésperas do Dia das Crianças de 2011, 64% foram direcionados ao público infantil.
A cartilha, lançada na última quarta-feira (31), está disponível na página do Instituto Alana - www.alana.org.br.
3 comentários
Oi Danielle!!
Isso é um assunto sério. Conheço muitas crianças e adolescentes que cresceram neste ritmo do consumismo e que futuramente se tornarão adultos desenfreados. Tenho um filho de 14 anos mas ensinei a ter o que pode somente, nada de coleções disso ou daquilo, nem de celular da moda, o celular é só para ligar, somente isso e mais nada, quer tirar foto? tem a máquina fotográfica, quer acessar a net? tem PC em casa. Ele é tão desprendido das coisas materiais que até pra comprar roupa ele odeia ir, se eu perguntar ele simplesmente diz""Me vestindo e não sendo rosa ou lilás pra mim está ótimo!"" as vezes é até chato, mas nunca tive problemas com dinheiro agindo desta forma. Também nunca lanchou na escola, leva seu lanchinho todo dia e ele estuda integral!! o dinheiro para o almoço, só dá para almoçar mesmo. E é importante que se dê um basta em muitas crianças e adoelescentes que esbanjam o dinheiro de seus pais e o pior, orientado por eles!. bjao querida!!!gostei do texto.
Postar um comentário