AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL, DE STEPHEN CHBOSKY
Sinopse:
Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes. A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante.
Nossas impressões:
O livro conta a história de Charlie, um garoto de 15 anos que por ser completamente tímido e se sentir diferente dos demais, resolve compartilhar a sua vida com um estranho por meio de cartas. Por meio delas e em razão do fato de se manter anônimo, ele consegue expressar o que pensa, o que sente e como vê a vida.
O que e interessante é que o autor conseguiu expressar com intensidade e profundidade os assuntos que são polêmicos e difíceis na adolescência: morte de pessoas queridas, amizade, primeiro beijo, virgindade, drogas, bebidas, homossexualidade, gravidez precoce, aborto, relacionamento com a família e com os amigos, necessidade de pertencer a algum grupo, aceitação, violência doméstica, entre outros.
Enquanto a vida de Charlie é permeada por todas as situações acima, ele questiona acerca da sua personalidade, das suas características e do mundo como um todo.
Posso dizer que o livro retrata de forma cativante o que todos nós passamos quando começamos a amadurecer: as inseguranças, as dúvidas, as preocupações. Não é fácil abandonar a infância e a inocência e encarar a vida adulta.
E em meio a cada descoberta, a cada novo problema e/ou dilema enfrentado, Charlie nos cativa com a forma que encara a vida e os sentimentos. Em alguns momentos, a narrativa é tão doce que dá vontade de abraçá-lo. Sim, ele é simplesmente apaixonante!
O final é surpreendente e revela o amadurecimento do personagem no momento em que ele decide parar de observar, de pensar e de escrever para “participar”. Ou seja, ele deixa de ter medo das mudanças e resolve encará-las com a certeza de que poderá sofrer por alguns momentos, mas que o sofrimento também passa.
Como a narrativa é apresentada por meio de cartas escritas por um jovem, a linguagem é simples, clara e direta, o que torna a leitura rápida e prazerosa.
Destaque:
O livro faz inúmeras menções a livros e músicas. Ótimas indicações, por sinal.
Passagens interessantes:
“Então, esta é a minha vida. Sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim”. (p. 12)
Bill diz: “Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece”. (p. 35)
“Patrick depois disse alguma coisa que acho que nunca vou esquecer.
- Ele é invisível.
E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizeram o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado.
- Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende”. (p. 48)
“Eu me sinto infinito”. (p. 43)
“As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir.
E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos”. (p. 49)
“Não sei se é melhor ter seus filhos felizes e não irem para a faculdade. Não sei se é melhor estar perto de sua filha ou ter certeza de que ela tenha uma vida melhor que a sua. Simplesmente não sei. Eu fiquei em silêncio e observei”. (p. 69)
“Quando estávamos prontos para ir embora, fui até meu avô e dei-lhe um abraço e um beijo na testa. Ele limpou a testa com a palma da mão e olhou para mim. Ele não gostava que os rapazes da família tocassem nele. Mas eu estava muito contente de ter feito isso, para o caso de ele morrer. Nunca fiz o mesmo com minha tia Helen". (p. 70)
“E ela me beijou. Foi um tipo de beijo que eu nunca poderia contar aos meus amigos como foi veemente. Foi o tipo de beijo que me fez saber que eu nunca seria tão feliz em toda a minha vida”. (p. 80)
“O filme em si era muito interessante, mas não acho que fosse muito bom, porque eu não me senti diferente quando acabou”. (p. 143)
Observação:
Este livro foi adaptado para o cinema. Assim que possível falaremos sobre o filme na sessão PAUSA PARA O CINEMA.
Isabela Lapa e Kellen Pavão – Administradoras do blog Universo dos Leitores, que fala de livros e de tudo que estiver relacionado a estes pequenos pedaços de papel que nos transferem do mundo real para o universo dos sonhos, das palavras e da felicidade!
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário
Postar um comentário