Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Conheça 6 pinturas históricas perturbadoras [ Revista Biografia ]

Conheça 6 pinturas históricas perturbadoras


Com certeza, em algum momento de sua vida, você deve ter se deparado com uma obra de arte meio assustadora, com personagens sombrios em situações que lhe causaram aflição. A arte moderna está repleta desse estilo que mexe com a nossa curiosidade.

No entanto, as obras que mais chamam a atenção nesse quesito são as mais antigas, de séculos passados, que foram inspiradas em mitos ou retratavam fatos verdadeiros. Logo abaixo, você pode conferir uma amostra dessas pinturas de visual perturbador e as suas histórias. Vale o alerta de que algumas imagens são fortes e recomendadas apenas para maiores de 18 anos. 

1 – A ira de Saturno


 Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Título da obra: “Saturno devorando seu filho”
Autor: Francisco Goya
Ano: Entre 1819 e 1823
História: Pertencente à série das “Pinturas Negras”, essa é uma das obras em óleo sobre reboco que fazia parte da decoração das paredes da casa que Francisco de Goya adquiriu em 1819 perto de Madrid, chamada a Quinta del Sordo. A obra mostra um acontecimento inspirado na mitologia, quando Saturno devora um de seus filhos para evitar que ele o derrubasse.

2 – Versão macabra

 Fonte da imagem: Reprodução/Artchive

Título da obra: “Estudo do Retrato do Papa Inocêncio X segundo Velázquez”
Autor: Francis Bacon
Ano: 1953
História: Francis Bacon fez a sua versão de uma pintura já existente do Papa Inocêncio X, produzida pelo artista espanhol Diego Velázquez em 1650. Em 1953, Bacon quis recriar a obra com uma visão distorcida e sombria, evidenciando a ansiedade e aflição da época pós-guerra.

3 – Terrores da guerra

 Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia

Título da obra: “Gangrena do braço amputado no hospital”
Autor: Eduard Stauch
Ano: 1863
História: A pintura do artista retrata o soldado Milton E. Wallen com o braço gangrenado no hospital durante a Guerra Civil Americana.

4 – Perturbador


Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia
Título da obra: “O Pesadelo”
Autor: Henry Fuseli
Ano: 1781
História: A interpretação de Fuseli para o pesadelo retrata simultaneamente uma mulher e o conteúdo do seu sonho ruim. Alguns teóricos antigos afirmavam que a cabeça do cavalo refere-se à crença e ao folclore sobre pesadelos, enquanto críticos contemporâneos relatam a sexualidade evidente da pintura, que já foi interpretada por alguns estudiosos como antecipação das ideias freudianas sobre o inconsciente.

5 – Luta e demônios


Fonte da imagem: Reprodução/Musee Orsay

Título: “Dante e Virgílio”
Autor: William Bouguereau
Ano: 1850
História: Esta pintura foi inspirada em uma curta cena da seção “Inferno” da obra “A Divina Comédia” (de Dante Alighieri), situada no oitavo círculo do inferno (aquele dos falsificadores e fraudadores). Nesse círculo, Dante, acompanhado por Virgílio, assiste a uma luta entre duas almas condenadas: Capocchio, um herege e alquimista, que é atacado e mordido no pescoço por Gianni Schicchi, que havia usurpado a identidade de um homem morto a fim de reivindicar sua herança de forma ilícita.

6 – Morte em família


Fonte da imagem: Reprodução/Tretyakov Gallery
Título: “Ivan, o Terrível, e seu filho Ivan”
Autor: Ilya Repin
Ano: 1885
História: A pintura retrata Ivan, o Terrível, logo após assassinar o seu próprio filho acidentalmente por espancamento —e o pior é que essa é a verdadeira história do Czar russo Ivan IV. Tido como cruel e totalmente insano, o imperador espancou a nora grávida por discordar de suas vestes, e ela perdeu o bebê. Com isso, o seu esposo (filho do Terrível) Ivan Ivanovich foi tirar satisfações com o pai, que lhe golpeou com uma barra de ferro na cabeça e causou a morte do rapaz.

Um comentário

MJFortuna disse...

São obras malditas, mas ao mesmo tempo mostra o que há no inconsciente das pessoas. Demônios que temos que exorcisar!