Músicos do Iron Maiden ensinam como ganhar (muito) dinheiro com a pirataria [Fabrízia Ribeiro]
Por Fabrízia Ribeiro
Fonte da imagem: Reprodução/Flickr
A pirataria pode ser um problema para músicos, bandas, produtores, gravadoras e lojas de discos. Mas ela também pode ter um lado positivo, como nos ensina a banda Iron Maiden, que conseguiu atingir os responsáveis pelos downloads ilegais de suas músicas e transformar o que poderia ser um problema em um negócio lucrativo.
Em vez de acionar seus advogados, os músicos escolheram a segunda opção sugerida por Mead: fazer um show. Isso explica porque a banda concentrou boa parte da sua turnê na América do Sul nos últimos anos. O Cite World ressalta que apenas no show realizado em São Paulo em 2008 a banda arrecadou mais de 2,5 milhões de dólares.
E, além de ser um negócio lucrativo, o posicionamento da banda com relação à pirataria trouxe mais resultados positivos. Segundo o Musicmetric, no período entre maio de 2011 e maio de 2012, a banda atraiu mais de 3,1 milhões de fãs nas redes sociais. Ainda, depois da turnê inglesa (que aconteceu entre junho de 2012 e outubro de 2013), o número de fãs online da banda aumentou para 5 milhões, com um destaque considerável para a América do Sul.
Sabemos que a emoção de ver nossos ídolos ao vivo é algo que não dá para simplesmente baixar na internet. Então, o que você acha do posicionamento da banda?
Fonte: Cite World ,The Verge
MegaCurioso
Nenhum comentário
Postar um comentário