Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Lara Luft [Contista e Escritora Brasileira]

Lara Luft nasceu em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. É estudante do terceiro ano do Ensino Médio, palestrante, patronesse da 10ª Feira do Livro de Santa Rosa e ministra clubes de escrita na escola de inglês Hey Peppers! English is Cool. 

Teve publicações em coletâneas de textos da escola nos anos de 2004 e 2006. 

Em 2010 e 2011 teve publicações na revista Alunos & Ideias. Publicou nos livros “Dias Contados” – Vol.3, “Quimera”, “Corações Entrelaçados”, “Amores (Im)possíveis”, “Sonhos Lúcidos” e “Livre para Voar” pela Andross Editora. Além de ter participado das antologias “Contos do Novo Milênio” pela Editora Dreams House e “Contos de Santa Cidade” pela ASES.

Foi no primeiro ano do Ensino Fundamental que Lara Luft deu os primeiros passos para a carreira de escritora, com dois textos selecionados para a coletânea de 25 anos do colégio onde estudava. Hoje, com 16 anos, a adolescente foi escolhida para patronesse da 10ª Feira do Livro de Santa Rosa, que ocorre de 13 a 16 de agosto, na Praça da Bandeira.

— Depois que eu descobri que amava a leitura, não larguei mais. Minha mãe sempre disse que eu amava criar. Lia um livro e queria contar para os outros da minha maneira. Assim começou — conta Lara.

Com dez contos publicados e seu primeiro livro ganhando forma, a jovem escritora foi incentivada por sua professora de Português da oitava série — quando teve quatro contos selecionados para antologia de uma editora paulista. Depois disso, a mesma editora publicou outras histórias da jovem.

Lara conta que foi por causa de "um sonho muito estranho" que nasceu seu primeiro conto e a ideia de fazer um livro:

— Depois do meu sonho, comecei a escrever um conto em partes no meu blog, onde parei no capítulo nove. Quando vi que estava ficando muito grande, tive a ideia de aperfeiçoar e fazer um livro. Já tenho 60 páginas prontas.

A escolha para patrono tornou-se mais democrática em Santa Rosa. Segundo o secretário de Cultura, Anderson Farias, 30 entidades do município indicaram algum escritor. Na segunda fase, com cinco candidatos selecionados, puderam votar. Além de Lara, concorreram Maria Inez Pedroso, Jacob Petry, Maira Engers e Tereza Christensen.

Para Farias, a escolha de uma jovem para patronesse é novidade, mas motivo para comemorar:

— Ela está começando, não tem uma produção literária como os outros indicados, mas o bacana é o que isso significa. A chance de uma jovem nessa posição, para abrir espaço e criar uma ponte para que outros adolescentes olhem para a literatura com mais carinho.





Obras

Dias Contados - Vol.3

Antologia Dias Contados Vol.3: Contos e Histórias Sobre o Fim do Mundo 

Editora: Andross – 110 páginas

Ano: 2012

Conto publicado: “Uma Canção Para o Fim”

Sinopse da antologia: Nenhuma profecia sobre o final dos tempos se concretizou… até agora. Cometas, desastres naturais, invasões alienígenas, o apocalipse… Nas páginas deste terceiro volume do Dias Contados, você conhecerá várias formas do mundo como você conhece chegar ao fim. O desafio lançado aos profetas desta antologia foi o de escrever o que talvez sejam os últimos escritos da humanidade, fazendo justamente o que todas as profecias não fizeram: trazer, de fato, o fim do mundo. Os mais atentos perceberão que, mais do que uma antologia literária, este é um livro profético, onde, em um dos contos, pode estar a solução para a sobrevivência. O fim se aproxima. Prepare-se para o inevitável.
 


Quimera - Contos Fantásticos 

Este livro reúne as mais diversas criaturas do mundo extraordinário, em tramas escritas por narradores envoltos pela magia do contar. Por vezes, você será transportado para cenários insólitos. Em outros momentos, serão as criaturas do extraordinário que invadirão seu mundo. Nas páginas de “Quimera”, você encontrará acontecimentos estranhos ao entendimento natural humano, que vão do absurdo kafkiano ao horror gótico. Também encontrará tramas de ficção científica que o levarão a lugares jamais explorados. Aventure-se pelas histórias fantásticas de “Quimera”. Ao final da leitura, perceberá que a criatura mais insossa do universo é o próprio homem. Ou não.

Esta antologia foi lançada no dia 18 de janeiro de 2013, na segunda edição do evento Livros em Pauta, pela Andross Editora. Ela é organizada por Alex Mir e possui 33 escritores. Desta vez resolvi ousar e publicar três contos ao mesmo tempo, são eles: Quando as almas foram trancafiadas, Uma utopia, Quando a tecnologia superou a vivência humana. Onde o primeiro trata sobre almas, o segundo é um romance fantástico e o terceiro como seria uma vida em 2100. 

Ficha técnica: 

· Editora: Andross 

· Ano: 2013 

·Contos: Quando as almas foram trancafiadas/ Uma utopia/ Quando a tecnologia superou a vivência humana


Corações Entrelaçados

Esta antologia foi lançada no dia 18 de janeiro de 2013, na segunda edição do evento Livros em Pauta, pela Andross Editora. Ela é organizada por Leandro Schulai e possui 41 escritores. O meu conto chama-se “Por que escutei meu coração?”. Pensando em como a internet está junto de nós, nada melhor, do que trazer um romance virtual para as páginas de um livro, foi exatamente isso que fiz. Construí uma história fictícia e a partir dela o conto se desenvolveu.

“… Meu coração já não o quer mais, pois ele sabe que o coração dele já pertence a outra pessoa. E nessa altura já não me importa saber quem é. A única coisa que eu queria saber era por quê? Por que ele fez isso comigo? Por que encheu meu coração de esperança para um dia jogá-lo fora como se fosse brinquedo?”

Parte da resenha publicada no blog Over Shock:

“Como a internet está tão presente na vida das pessoas, e possibilita inúmeras situações pessoais/virtuais, os autores dessa obra não poderiam deixar de explorar essa ferramenta tão importante. Várias histórias possuem algo relacionado a internet, mas uma se destaca: Por que escutei meu coração?, da jovem Lara Luft. Com uma ótima escrita e uma história bem elaborada, o conto de Lara, apesar de mostrar um amor instantâneo, tem também o objetivo de passar lições e revelar consequências de um amor virtual, que pode sim existir, como também ferir”.

Ficha técnica:

·Editora: Andross

·Ano: 2013

·Conto: Por que escutei meu coração?

Sinopse: Muitos dizem o saber o que é o amor, mas quantos podem ter essa certeza? Um sentimento que todos buscam e tanto temem. Corações Entrelaçados traz histórias que mostram infinitas manifestações do amor e tudo o que ele pode nos causar. Algo que pode ser salvação, mas também ruina.


Amores (Im)possíveis

Amores (Im)possíveis é uma antologia de amor e o conto é uma carta que Antonela, personagem principal, narra seu amor a Julieta; Sonhos Lúcidos é uma antologia fantástica (fantasia e ficção). Já o conto Lucidez?, trata da temática de sonhos lúcidos, fazendo o leitor pensar se tudo aquilo é coma, sonho, ou realidade. A represália de meu monastério é um conto de fadas diferente, nele um príncipe se apaixona por outro príncipe, ou seja, há uma quebra na regularidade de um conto de fadas. Livre para voar, é uma coletânea de temática livre e, por fim, Meu dia deveria amanhecer azul, trata sobre uma lâmpada de led azul que uma moça possui, porém a perde. "No meio disso tudo há um grande desenrolar para saber porque a moça procura tanto uma nova lâmpada para substituir a velha", conta a escritora.

Conto: Uma carta a Julieta

Editora: Andross 

Organizador: Leandro Schulai



Sonhos Lúcidos

“De onde tiram as ideias para suas obras os escritores de fantasia, horror e ficção científica? Têm eles mentes criativas ou simplesmente sonham acordados? Nas páginas deste livro, o inimaginável ganha formas insólitas, capazes de maravilhar até mesmo o leitor mais incrédulo.”

Contos: A represália de meu monastério e Lucidez?


Editora: Andross

Organizador: Alex Mir


Livre para voar

Conto: Meu dia deveria amanhecer azul 

Escrever é soltar as amarras que prendem a criatividade. Palavras escritas em uma folha de papel tornam-se cada vez mais leves e flutuam até ganharem o céu, rumo ao infinito. E aqueles que têm a ousadia de compor histórias com a liberdade que a literatura lhes permite nunca terão suas mentes encarceradas. Serão sempre livres para voar. 

Editora: Andross 

Organizadora: Helena Gomes e Carla
Contos do Novo Milênio

Antologia de Contos de diversos gêneros, publicado com autores de diversas regiões do Brasil. Uma coleção de de histórias que promete muita diversão, choro, risos e emoções. "Prepare-se para encontrar os caminhos que o levarão ao novo milênio" Relação oficial dos autores do livro: Soira Celestino Suzy M. Hekamiah Lara Maria Luft REGINA CASTRO Julia Torossian Coradi Bruno Aparecido da Cruz Chaves Mariana Mello Alves de Souza Alex André da Silva Barbosa Rafael de Souza Pinto Denny Guinevere Danilo Pinto da Silva Pedro Henrique Aparecido da Silva Maria Angela Paschoal Ribeiro Jean Carlos Aparecido Indiano Erê Vitor Hugo Brandini Ribeiro Danilo Vecchi Ana Carolina da Silva Oliveira Mari Rech Scotti Isaac Soares de Souza Carla Curci Soira Celestino 

Contos de Santa Cidade

Esta antologia desenvolvida a partir dos contos selecionados do 3º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, concurso este, que é desenvolvido pela Associação Santa-rosense de escritores a qual faço parte. Desta vez, fui como convidada/integrante da associação contribuindo com o conto “Esperança na catalepsia” que trata sobre o apocalipse, catalepsia patológica e a sensação de estar sozinha em um mundo completamente acabado. 

“ Tudo aquilo era apocalipse e todos os que estavam, de certa forma, ‘inteiros’ poderiam estar sofrendo uma ‘catalepsia’… Uma catalepsia patológica…”

Ficha técnica:

·Editora: Café Pequeno Edições – ASES

·Ano: 2013

·Conto: Esperança na catalepsia

·Organizador:Magnus Langbecker

·Sinopse: A ficção científica desenvolveu-se no século XIX e demonstra, principalmente, o impacto da ciência, real ou imaginada, na sociedade ou nos indivíduos, sendo, de modo geral, todo tipo de fantasia que envolva a ciência como componente essencial. Já a fantasia tem a magia, a intervenção divina ou outras formas sobrenaturais como elementos principais, podendo acontecer em um mundo fantástico, completamente diferente do nosso. Viaje no tempo, viaje no livro!

Ponto Reverso

Ponto Reverso é um livro de literatura fantástica organizado por Alfer Medeiros e editado pela Andross em agosto de 2014. O livro contém 21 contos de fantasia alternativa.






Amor nas Entrelinhas 


O papel tem a magia de acolher palavras difíceis de serem ditas em voz alta, e que, muitas vezes, foram manchadas por lágrimas de alegrias ou de tristezas, correspondidas ou rejeitadas. Amor nas Entrelinhas é uma coletânea de cartas de amor, escritas por quem soube transpor para o papel todas as cores do coração e as sutilezas do amor. 

 Editado pela Andross



Fonte:
Facebook:Lara Luft 


Andross Editora.
Andross Editora.
 

Lara Luft
Todos os direitos autorais reservados a autora.

Nenhum comentário