Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

ESCRITORES PROCESSAM OPENAI POR TREINAR CHATGPT COM SEUS LIVROS



Escritores processam Openai por treinar ChatGPT com seus livros
Por: Cristhian Pagot
(o texto original, em espanhol, pode ser lido AQUI)

Um grupo de escritores proeminentes, incluindo John Grisham, Jonathan Franzen e outros, entrou com um processo contra a Openai, alegando que o bot ChatGPT da empresa, viola os direitos autorais ao criar obras derivadas de seus livros.

____________________
Em uma ação legal sem precedentes, um grupo de romancistas proeminentes, incluindo John Grisham, Jonathan Franzen e Elin Hilderbrand, uniram forças para processar a OpenAI, a empresa por trás do chatbot ChatGPT, alegando violação massiva de direitos autorais.

A ação, movida em conjunto com o Authors Guild, baseia-se no fato de que a OpenAI "treinou" o ChatGPT (em suas várias versões) por referência aos livros desses escritores sem solicitar as autorizações correspondentes, a partir das quais o bot pode criar "obras derivadas" que resumem e emulam os livros dos autores. o que, por sua vez, está gerando um risco significativo em campos criativos onde os escritores podem se desenvolver profissionalmente.

Este processo se soma a uma série de ações legais recentes contra a OpenAI e destaca as crescentes preocupações sobre o impacto da inteligência artificial na indústria criativa. O surgimento de livros gerados por IA em plataformas como a Amazon ou o uso aparentemente crescente do Chat GPT e outras ferramentas semelhantes em indústrias criativas, como o cinema, levou a reclamações, manifestações (como a recente greve de escritores em Hollywood, por exemplo) e à implementação de certas medidas que protegem a guilda e a atividade dos autores.




________________
Fonte: PIJAMASURF

Nenhum comentário