Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

ONDE SE FALA DE PASTELEIROS EM APUROS E DANÇA DAS PLACAS


Onde se fala de pasteleiros em apuros e dança das placas
Por Humberto Pinho da Silva

Machado de Assis, num dos seus encantadores romances, narra a curiosa história do Sr. Custódio, deveras preocupado com a mudança do regime, no Brasil – Monarquia para República.

O Sr. Custódio mandou pintar no estabelecimento o nome da pastelaria: CONFEITARIA IMPÉRIO

Com a mudança do regime político, em 1889, ficou preocupadíssimo. Seria afronta à República?! Para solucionar o intricado problema, pediu parecer a amigo, que lhe sugeriu: CONFEITARIA DA REPÚBLICA

Mas, o Sr. Custódio não ficou sossegado. Se a monarquia voltasse?

O Imperador era figura grata do povo; Deodato, respeitava Dom Pedro II; o General Hermes da Fonseca, irmão de Deodato, era leal ao Imperador; melhor era repintar o letreiro assim: CONFEITARIA DO CUSTÓDIO

Nessa época começou no Brasil o "baile das casacas": escritores, militares, jornalistas e artistas, não perderam tempo: louvando "convictos", a República, na ânsia de benesses.

As placas das ruas andaram em roda-viva: a Praça Dom Pedro II, passou a Marechal Deodato; o Largo da Imperatriz, a Quintino Bocaiúva; a Rua da Princesa, Rui Barbosa.

O que aconteceu no Brasil, acontece em quase todo o mundo, em nome da liberdade e da democracia...

Também em Portugal houve caso semelhante ao do Sr. Custódio, só que foi verídico e não fictício, como o de Machado de Assis.

O proprietário da Confeitaria Nacional, no final do século XIX, foi a França e conheceu o bolo confecionado na "Festa dos Reis".

Trouxe-o para o seu País e deu-lhe o nome de:" Bolo-Rei". Logo os lisboetas o adotaram nas festas natalícias.

Entretanto mudou o regime e os republicanos não gostaram do nome: “Rei"Mudou-se para: "Bolo de Natal" ou " Bolo de Ano Novo".

No correr do tempo, acalmados os ânimos, voltou a ser: "Bolo-Rei".

Como no Brasil, igualmente, as placas das praças e ruas foram substituídas, na 1ª, 2ª e 3ª República.

A Ponte Salazar passou a ser: " 25 de Abril". Hoje, o povo, batizou-a: "Ponte Sobre o Tejo"O estadista já o previa, quando disse que o nome devia ser aparafusado para não terem trabalho de o arrancarem (Pedro Mexia- Revista Expresso, 10/09/2016).

No Porto, a Rua 31 de Janeiro (coitadinha!) desde que me conheço, uma vez é de Santo António, outra vez de 31, consoante o regime que se instala em Lisboa.

Tudo se fez e se faz em nome da liberdade...e da democracia.




________________________

Humberto Pinho da Silva 
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ. Página na Internet: http://solpaz.blogs.sapo.pt/







Nenhum comentário