Lucinda Nogueira Persona [Professora, Escritora e Poeta Brasileira]
Sua tendência literária se fez presente desde cedo, razão pela qual, hoje, a autora já tem diversas crônicas e artigos publicados em diferentes jornais, além de outros livros editados, tendo conquistado o Prêmio Literário da Fundação Cultura de Mato Grosso, 1988, categoria autor mato-grossense, pelo livro de poesia “Antese”; o prêmio Literário Fundação de Cultura e Turismo de Mato Grosso, 1993, pela crônica “Carta para Cuiabá“ e o prêmio Especial do Júri concurso Cecília Meireles da União Brasileira de Escritores, 1997, pelo livro “Por Imenso Gosto”.
Por imenso gosto. São Paulo: Massao Ohno Editor, 1995.
Ser cotidiano. Rio de Janeiro: 7Letras, 1998.
Sopa Escaldante. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001.
Leito de Acaso. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.
Tempo comum. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
Livro/Infanto-juvenil
Ele era de outro mundo. Cuiabá: Tempo Presente, 1997.
A cidade sem sol. Rio de Janeiro: Razão Cultural, 2000.
Participação em Antologia de poesia
Roteiro da poesia brasileira: Anos 90 / [ seleção e prefácio Paulo Ferraz; direção Edla van Steen] – São Paulo: Global, 2011. – (Coleção Roteiro da Poesia Brasileira).
Participação em Antologia de conto
Na margem esquerda do rio: contos de fim de século, organizada por Juliano Moreno e Mário Cezar Silva Leite. Contos. São Paulo: Via Lettera, 2002.
Fragmentos da alma mato-grossense, organizada por Maria Teresa Carrión Carracedo. Poemas e Contos. Cuiabá: Entrelinhas, 2003.
Participação em Revista de Poesia
Poesia Sempre – Ano 9, n. 14 (ago. 2001). Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Departamento Nacional do Livro, 2001
Logo em seguida, o leitor pode saborear o segundo prato: amor. Nesta viagem Lucinda mostra o “Vazio”, “Pequeno Ser Vivo”, “Um Homem Triste”, “Calabouço”, “Momentos”, ou “Livro de Geografia”, entre outros pratos cheios de substância.
Na terceira rodada, o serviço nos apresenta Íntimo Lunar, e a poeta Lucinda traça versos como “Ramalhete de Couve Flor”, “Formigas”, “Açúcar”, “Numa noite um Jantar”, “Carne Moída” . Situações corriqueiras distribuídas de forma incandescente, mostrando que “aspectos móveis da realidade às vezes são fixos no território da casa”.
No quarto prato oferecido: Estrangeira, a maioria dos versos foram escritos no exterior(Itália). Versos que se compõem de fora para dentro e que preparam o leitor para o quinto e o sexto prato ofertadas pela escritora. Todos, é claro, com muito tempero e criatividade de uma autora para quem “a vida está na palavra”.
Sobre a autora, nomes como Manoel de Barros, Marina Colassanti e Olga Savary, já traçaram ótimos comentários sobre os livros anteriores “Por imenso Gosto”, e “Ser Cotidiano”. Sobre Sopa Escaldante o sociólogo João Vieira, de Brasília, (DF) escreveu: “Dois maços de alface... meu Deus! É a criação por sobre o corriqueiro e óbvio no melhor melhor, quase sempre de nossas vidas.” E Marina Colassanti acrescenta. “É preciso ser uma mulher para saber que legumes são poesia. No cotidiano, as mulheres ouvem claro o gotejar da vida.”
na pia de aço
um enorme buquê
de couve-flor.
Floresce
é um modo de dizer
com nervos
com saliva
com céu
e com palavra
da minha língua deslumbrada.
A língua que ajuda
a empurrar à digestão
o cotidiano.
(de Ser cotidiano, 1998).
Simples
Simples
Simples
A morte é mais longa
do que a vida
Quem disse isso
terá sido
na lentidão de um velório
Lá estávamos
contemplando mamãe
na mais densa concentração
de seus segredos
As pálpebras inchadas
acompanhavam o corpo
já tão cheio de si
Aquele repouso da vista
na contemplação dos vivos
mais desastroso ainda se tornava
porque estava
demasiadamente pronto
a não chorar
(a não chorar).
(de Tempo comum, 2009).
A escrita nunca é originalíssima, a não ser a primeira. Sempre há substratos dos outros, mas admiro muito Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, na prosa, Clarice Lispector e o poeta Manoel de Barros".
2 comentários
A Biografia de Lucinda é bastante rica de informações, elastecendo a nossa literatura. Parabéns por tão vasto trabalho literário.
Olá amiga, acabei de ler sobre você e amei o seu perfil.
Gostaria de fazer-te um convite, para conhecer a rede de reconhecimento internacional de talentos VAEBRASIL
http://institutovaebrasil.ning.com
Um abraço e a minha admiração.
Postar um comentário