Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Mardilê Friedrich Fabre [Poeta Brasileira]

Mardilê Friedrich Fabre vive em São Leopoldo, RS, Brasil. 
É bacharel e licenciada em Letras Neolatinas. Professora, lecionou em várias instituições de ensino estaduais e particulares. Recebeu vários méritos culturais, sendo o mais recente Destaque Rua Grande 2011 em Cultura (Literatura). 
Pertence à banca de correção de redações do vestibular da UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. 
É revisora de textos, organiza antologias e dedica-se ao voluntariado. 
É membro da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos – ALVALES, do Centro Literário de São Leopoldo, do Grupo A.G.U.I.A e do Portal do Poeta Brasileiro. 
Consulesa da Associação Internacional dos Poetas del Mundo em São Leopoldo e autora do Portal CEN (Cá Estamos Nós), participa de várias antologias. 
Escreveu os livros Literatura Gaúcha em Síntese, Poesia em gotas: haicais, tancas, fibhaikus e poetrix, Rumos da Poética no Século XXI e À Moda Antiga: Poemas (os três últimos constituem uma trilogia com explicações teóricas sobre as composições poéticas que exercita) e o audiolivro Segredos... (CD de poesias recitadas e ilustradas).

http://www.fremitosdaalma.blogspot.com/
http://www.mardilefriedrichfabre.prosaeverso.net/index.php

Sou um indivíduo com qualidades e defeitos que aprendeu, no decorrer da vida, a respeitar e amar os outros indivíduos com suas qualidades e seus defeitos.

Faço trabalhos voluntários, sou revisora de textos, amo ler, ir ao cinema, ao teatro, a museus, a espetáculos de dança (qualquer tipo), ouvir música, apreciar uma paisagem bonita no silêncio... A natureza me encanta... Tenho medo de andar de avião e de elevador... Sou fiel aos amigos e aos amores... Como todo o mundo, gosto de ser incentivada. Gosto de jogar conversa fora com os amigos... Gosto de passear à beira mar, à tardinha... 

Sou capricorniana, legítima representante do signo: tenaz, teimosa, persistente, amante das artes e por aí vai... os capricornianos sabem... e os que convivem com eles também.

Sou tanto e não sou nada. Quem sou?



Sou a ave que voa no sonho

Sou o vento que canta risonho

Sou o riacho que renova a alegria
Sou o sol que nasce cada dia
Sou a lua que prateia as flores
Sou a noite que oculta os amores
Sou a estrela que orienta o navegante
Sou o mar que de mistérios é exorbitante
Sou a poesia que enuncia magia
Sou o sorriso que a face contagia
Sou o amor que aquece o coração
Sou a lágrima que cai por um mundo cão
Sou o erro que quer acertar
Sou a melodia que a emoção vem acalentar
Sou o tempo que carrega a vida
Sou o infinito que desafia a partida





  Livros Publicados:


Rumos da poética no século XXI
O espetacular desta obra traduz-se no conhecimento da autora das técnicas para se compor poemas de forma fixa e em versos livres. Ela apresente nove das mais recentes formas pesquisadas e catalogadas de poesia, com o objetivo de facilitar o trabalho de professores e alunos no estudo da poesia e de suas possibilidades. São teorizadas e exemplificadas de maneira simples e didática para que a arte de poetar esteja ao alcance de todos e sem complicações.



 Poesia em gotas

Poesia em gotas é uma fonte de inspiração para a vida e um precioso instrumento de conhecimento dos afazeres poéticos. Sob os versos, há o olhar atento das paisagens remotas da juventude e das cenas indeléveis do cotidiano. Este livro, de poesias, leva-nos a crer que a vida sem a poesia seria um lento desfile de visões sob a muda quietude de nossas almas solitárias.
Comprar: http://www.mardilefriedrichfabre.prosaeverso.net/livros.php


 
Mulher: feminino, singular
A presidente da Alvales assim define esta Antologia: “De uma explosão de ideias se destaca um tema tão falado, escrito, divulgado: mulher. Mas, na nossa essência, na nossa alma, nas profundezas dos nossos segredos, ainda há coisas não ditas, não reveladas ou ainda não permitidas de virem à tona. Uma antologia com o tema mulher foi aceito como norte e como desafio... As mais diversas maneiras de sentir, os mais diversos momentos em que transparece a alma feminina que, na verdade, pode tanto ser de um homem como de uma mulher...” Autores e autoras exaltam em artigos e poesias de muitos versos no coração das homenageadas, mulheres maravilhosas.


Um audiolivro em CD com poesias minhas declamadas por Elvira C. Hoffmann e ilustradas com paisagens fotografadas por mim , para ver, ler e ouvir no computador, ou só ouvir em qualquer aparelho de CD; dirigido para quem tem dificuldade de visão e para quem, gostando de poesias, possa escutar também no aparelho de CD do carro em viagens ou em engarrafamentos.




Renascer


Voltada para dentro de mim,
Sinto-me
Em dimensões invisíveis.
Minhas emoções detidas
Em teias tramadas
Por fios indestrutíveis.
Não respiro,
Sufoca-me o desamparo.
Tudo escuro.
Luto com desespero
Sem êxito.
Fogem-me as forças,
Estou combalida.
Não posso desistir.
O destino implacável
Não dá tréguas,
Conduz-me impassível.
Preciso desatar os nós.
Libertar-me.
Retomar as rédeas de mim,
Traçar meus caminhos sem medos,
Dialogar comigo de novo,
Soletrar as palavras
Paralisadas nos lábios,
Pronunciar poemas possíveis,
Dividir minha poesia com o mundo.
Renascer na luz dos gestos.











Baú de Recordações


Abro o baú das recordações.
Dispersam-se quimeras guardadas.
O amor acabado por senões,
Lágrimas pela emoção enxugadas.

Fotografias amareladas
De amigos que partiram mais cedo.
Poesias com fitas amarradas,
A carta em que contei um segredo.

Um vestido enfeitado de renda
Não tão branco, mas perfumado.
O velho livro que conta a lenda
Do Negrinho que morreu calado.

Não consigo conter as lembranças...
Navego pelo tempo infinito,
Como Quixote em suas andanças,
Luto com monstro de vento, um mito.











Fonte: 
http://www.mardilefriedrichfabre.prosaeverso.net/index.php

Mardilê Friedrich Fabre
Todos os direitos autorais reservados a autora

Nenhum comentário