Alimentos que trazem sorte para o ano novo [Revista Biografia]

Alimentos que trazem sorte para o ano novo

Na maior parte das civilizações, o marco da passagem dos anos é uma data sempre a ser celebrada, mesmo que estas possam ser comemoradas em datas diferentes e em caráter cíclico: um novo ano, com novas oportunidades e novos acontecimentos.


No caso do Ano Novo ocidental, a festa também é conhecida pelo nome de Réveillon. 
O termo é originado do verbo réveiller e que, traduzido do francês tem o significado de “despertar”. O evento acontece em 1º de janeiro, mas sua comemoração começa na véspera e segue diferentes ritos, que variam de acordo com as culturas. 
No Brasil, há o hábito de vestir-se de branco e adotar simpatias para garantir sorte e prosperidade para o novo ano.





Como todos os anos, as velhas e boas simpatias para começar o ano. Elas existem para os mais diversos temas: para ter sorte, para ter sucesso, para conseguir um amor, para reconquistar um antigo amor, para ganhar dinheiro, entre muitas outras coisas. 
Confira alguns alimentos que são idolatrados no Réveillon e aproveite para fazer as suas escolhas:



LENTILHA: É utilizada para trazer fartura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. 1 colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura. 


PEIXE: É a única carne que devemos comer na ceia de ano novo, primeiro porque o peixe é o simbolo dos milagres de Cristo. Na verdade, peixe em grego é ICHTUS, que é também a junção das iniciais de Iesus Christus Theos Uios Soter, que em português significa Jesus Cristo, filho de Deus, o Salvador. Come-se peixe, portanto, para pedir a proteção do Cristo durante o ano que está chegando.


ROMÃ: Serve para atrair dinheiro. Coma a fruta, guardando sete sementes na carteira.


CACHOS DE UVA: A uva garante prosperidade e fartura de alimentos, para isso é necessário comer 12 uvas, ou seja, uma para cada mês do ano. Elas também podem garantir dinheiro: guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.


CHAMPANHE: é feito a partir da uva, que atrai sorte.  Além disso, é a bebida da celebração da vida, da alegria e por isso atrai felicidade. Existe o costume de tomar 3 goles de champanhe e para cada um fazer um pedido. Há que se observar que é preciso fazer muita pressão, pois quanto mais longe a rolha for, mais sorte virá! Quem encontrar a rolha deve guardar durante todo o ano para garantir prosperidade e sorte.


NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: Elas foram trazidas pelos imigrantes de origem árabe e são recomendadas para garantir fartura.


ARROZ: para os orientais o arroz simboliza a riqueza e a abundância, trazendo muita sorte, portanto é um alimento que precisa fazer parte da ceia.


MAÇÃ: À meia-noite, dê uma mordida numa maça bem vermelha, que simboliza o sucesso.



DAMASCO: Para intensificar a vida sexual.


FIGO: Atrai saúde.


LOURO: espalhar folhas de louro pela mesa é um costume antigo vindo da tradição greco-romana por simbolizar sucesso e vitória. Guardar 3 folhas de louro na carteira é garantia de sucesso e reconhecimento!

MELANCIA: Atrai prosperidade.



RAMOS DE TRIGO: O trigo simboliza a fartura, a abundância e o desabrochar de todas as possibilidades, devendo estar presente na mesa de ano novo e durante todo o ano.

NÃO PODE TER NA CEIA DE ANO NOVO:

1- Aves : todo mundo sabe que as aves ciscam pra trás e andam de cabeça baixa, portanto é a última coisa que a gente deve pensar em comer, exceto se quiser “andar para trás” e de cabeça baixa durante todo o ano.


Comer ave é retrocesso certo, então fiquem longe!

2- Abacaxi e frutas com espinhos : o abacaxi deve passar bem longe da ceia de ano novo, pois ele é cheio de espinhos que atraem dificuldades e repelem as coisas boas!

3- Porco: Todo mundo come pernil de porco na ceia de ano novo pois como ele fuça pra frente, significa boa sorte. Acontece que o porco é um “saco furado”, pois é comendo pela frente e, ao mesmo tempo, saindo por trás! Portanto não pode!


Algumas sugestões de pratos para Ceia de Ano Novo
Montar uma ceia de Ano Novo pode ser até mais complicada que a de Natal, já que as receitas são mais trabalhosas e muitas vezes difíceis de serem selecionadas. É importante ressaltar que alguns ingredientes possuem significados especiais no Réveillon, como a lentilha (renascimento), peixe (boa sorte, abundância), uvas (dinheiro, ano afortunado), carne de porco (cisca para frente) e romã (esperança).

Veja como é fácil preparar esses pratos:

Salada de Lentilha para o Ano Novo
Bacalhau de Ano Novo
Torta de Romã

Nos pratos de Réveillon, as frutas são muito usadas em função dos sabores leves e agradáveis. Elas complementam as carnes ou inovam o tempero de determinadas receitas. Frutas secas e castanhas também costumam ser usadas no preparo das receitas para atrair riqueza. As sobremesas são muito aguardadas, veja algumas sugestões mais tradicionais:

Pudim de leite condensado
Mousse de Maracujá

E boa sorte!

Fonte:
http://www.mundodastribos.com/sugestoes-para-ceia-de-ano-novo.html

Revista Biografia

0 comentários: