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O QUE É 'SPEEDWATCHING' E QUAIS SÃO OS SEUS EFEITOS?

Imagem via Site "https://medium.com"
O que é 'speedwatching' e quais são os seus efeitos?

“O que acontece quando nos acostumamos a consumir conteúdos reproduzidos em velocidades mais rápidas do que aquelas em que foram gravados ou transmitidos?”                                                       

Artigo de Sylvie Pérez Lima, Professora Psicopedagoga e Tutora de Estudos de Psicologia e Educação, UOC - Universitat Oberta de Catalunya - Espanha

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Certamente todos nós já ouvimos uma mensagem de áudio enviada por um serviço de mensagens como o WhatsApp em uma velocidade maior que o normal. Talvez estivéssemos com pressa, a mensagem fosse longa ou a pessoa que a enviou falasse devagar. Também é possível que tenhamos avançado em maior velocidade algum fragmento de filme ou série para poder chegar ao final mais cedo.

Essa tendência é chamada de speedwatching e, embora seja observada principalmente em jovens e adolescentes, os exemplos anteriores mostram como todos podem ficar tentados a cair nela. Vídeos, músicas, podcasts... tudo pode ser ouvido ou visualizado em maior velocidade para ser consumido e finalizado mais cedo.

Não é algo tão recente: embora WhatsApp, Telegram, TikTok e outras plataformas e redes sociais tenham a função de acelerar a velocidade de reprodução, desde 2019 navegadores como o Chrome incorporaram extensões que permitiam acelerar a visualização automaticamente em diversas plataformas.

Mas o que acontece quando nos acostumamos a consumir conteúdos reproduzidos em velocidades mais rápidas do que aquelas em que foram gravados ou transmitidos?


A que responde o speedwatching?

Em nossa sociedade, estar ocupado é ser valorizado positivamente. A pressa tornou-se, em muitos casos, um estilo de vida. A falta de tempo é um lugar-comum num mundo onde tudo rapidamente fica ultrapassado e onde a gestão dos tempos de espera é cada vez mais complexa. Poder visualizar ou ouvir conteúdo em maior velocidade ainda é uma resposta adaptativa a essa falta de tempo.

Alguns estudos norte-americanos investigam esta relação entre o espectador e o conteúdo, colocando o espectador como o dono do tempo, que tem o prazer de poder comprimir os produtos de acordo com as suas necessidades e desejos.

Um mundo extremamente visual, com pouco uso de palavras e em que as horas nunca são suficientes para poder realizar tudo o que fica pendente, requer ferramentas para lidar com isso.

Existe, por outro lado, a necessidade de estar permanentemente atualizado com as últimas manchetes, os últimos episódios de séries, os últimos vídeos carregados nas redes sociais, podcasts ou qualquer outro conteúdo digital.

Essa ansiedade causada pelo medo de perder experiências e, portanto, ser excluído socialmente é chamada de FOMO ( Fear Of Missing Out ). FOMO é um tipo de ansiedade social que gera insegurança, medo ou até baixa autoestima, e envolve ter que estar constantemente conectado à rede. Essa conexão permanente está ligada à necessidade de consumir (ver e ouvir) o máximo de conteúdo possível no menor tempo possível.


Que efeitos negativos isso pode ter?

Processos como a atenção e a concentração, envolvidos na memória e na aprendizagem, bem como na gestão dos tempos de espera, podem ser afetados se esta atividade acabar por ser habitual.

A atenção é uma função executiva que se baseia em uma resposta fisiológica a um estímulo que nos atrai. Mas o tempo que uma pessoa consegue manter a atenção (atenção sustentada) é uma capacidade voluntária que aumenta com o passar dos anos, sendo muito menor nas crianças do que nos adultos.

Agora, quando no nosso dia a dia precisamos ver ou ouvir muito conteúdo em pouco tempo, reduzimos nossa capacidade de atenção. A busca constante por novos estímulos ativa o neurotransmissor chamado dopamina, criando circuitos de recompensa e gerando um ciclo vicioso.

Podemos dizer que o cérebro acostumado a speedwatching ficará entediado se não receber estímulos em velocidade acelerada, tornando-se passivo. Pare de ficar atento, concentrado e simplesmente receba informações.


Mais velocidade, menos compreensão

Atenção e memória (especialmente memória de trabalho) são funções executivas essenciais nos processos de aprendizagem. Estudos demonstram a relação entre atenção sustentada e processos de aprendizagem, o que implica que não conseguir sustentar a atenção pode ter consequências na profundidade com que a aprendizagem é realizada. Para aprender é necessário um esforço voluntário que pode ser comprometido por não ter tempo para internalizar e trabalhar com o conteúdo consumido em alta velocidade.

Alguns estudos recentes já demonstraram que reproduzir uma palestra em maior velocidade afeta a boa compreensão do seu conteúdo. Na verdade, o Journal of Applied Cognitive Psychology é contra a aceleração de vídeos com o objetivo de economizar tempo, pois explica que se perdem aspectos complexos dos produtos audiovisuais.


Menos paciência e capacidade de esperar

Finalmente, tendo em conta o círculo vicioso gerado pela dopamina, outro efeito importante é a má gestão da espera: a estimulação constante causada pela observação da velocidade e pelo mundo acelerado gera uma gratificação permanente no cérebro. Por ter sempre um estímulo disponível, a paciência diminui. E perdemos o hábito de esperar para obter um objetivo.

Embora esta gestão dos tempos de espera seja também uma habilidade que se aprende com a idade, o amadurecimento e a experiência, a realidade é que estamos cada vez mais impacientes.


Identifique o treinamento cognitivo

Mas nem tudo na observação de velocidade é negativo. Embora aumentar a velocidade de reprodução de áudio e vídeo seja uma técnica supostamente destinada a economizar tempo, recentemente também foi demonstrado que ela requer prática, treinamento e atenção concentrada.

Portanto, se não o tornarmos habitual, mas antes o utilizarmos como uma ferramenta específica para um fim específico ou por um motivo particular, o speedwatching não é prejudicial por si, muito pelo contrário.

Perceber que podemos estar fazendo mau uso dessa técnica e transformá-la em tendência também deve nos ajudar a criar um espaço para parar e pensar. Analise se estamos realmente ganhando tempo ou simplesmente entramos em um círculo de consumo sem fim em um mundo que se move rápido demais.




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(Artigo publicado originalmente no site The Conversation )

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