Toshiko Horiuchi [Artista Têxtil Japonesa]

Toshiko Horiuchi é especialista em criar grandes ambientes têxteis, interativos, e com cores vibrantes. A instalação no museu surgiu quando em uma de suas exposições uma criança indagou se era possível escalar a obra. Ela não negou, mas ficou observando receosa as crianças subirem. O episódio lhe permitiu vislumbrar uma nova dimensão para sua arte.

Formada na Tama Art University, começou sua carreira têxtil em 1966 como designer de uma das mais importantes tecelagens do mundo, a Boris Kroll de Nova York.

"Woods of Net" é um playground inteiramente feito de crochê. Levou cerca de um ano para ser concluído e se tornou uma exposição permanente da artista
Toshiko Horiuchi Macadam dentro do Hakone Open Air Museum, no Japão.

A ideia surgiu quando Toshiko expunha uma obra de crochê em larga escala em uma galeria de arte. Quando duas crianças se aproximaram e perguntaram se a escultura poderia ser escalada, ela então concordou com receio mas pode descobrir que sua obra poderia se transformar em um brinquedo de diversão.

A artista demorou um ano para executar o surpreendente playgroud com suas próprias mãos. Famosa por obras de arte com tramas e tecido, ela conta que a ideia de criar um parquinho de crochê surgiu por acaso, quando viu – amedrontada e ao mesmo tempo extasiada – duas crianças escalarem uma de suas obras numa galeria de arte.


Toshiko Horiuchi MacAdam attended Cranbrook Academy of Art after completing undergraduate studies in fine art in her native Japan. Her first job after graduating was as a house designer for one of New York’s most prestigious interior textile firms. She is currently regular part-time faculty in textiles at NSCAD University. She has taught at Columbia University Teachers College, Haystack Mountain School, the University of Georgia, Bunka Institute (Tokyo) and the Kyoto Junior College of Art.  She conducted a lecture tour of Australia sponsored by the Australian embassy, Tokyo, and was invited to the Hawaiian Craftsman 25th Anniversary as guest artist and workshop leader. She has juried international textile competitions and published a two-volume reference work on textile structures entitled from a line. She also published a handbook on embroidery techniques as well as a series of 16 detailed articles on traditional Japanese textiles/craftemen for Senshoku no bi, a journal on textiles.













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