Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Delasnieve Daspet - [Poeta Brasileira]

DELASNIEVE DASPET


Advogada e ativista das causas da Paz, Sociais, Humanas, Ambientais e Culturais Delasnieve Miranda Daspet de Souza é sul-mato-grossense de Porto Murtinho, onde nasceu e cresceu em meio a exuberante natureza que é o Pantanal do Mato Grosso do Sul, Brasil, residindo em Campo Grande-MS. Casada, tem dois filhos. É poeta. Ativista da Biopoesia. Cronista, ensaísta, palestrante, professora, educadora, faz trabalho social com menores carentes, pertence e representa várias associações e academias literárias e culturais nacionais e internacionais. Peace Ambassador in Universal Ambassador Peace Circle - Genebra – Suíça; Sub-Secretária Geral para as Américas e Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo, Santiago – Chile; Ambassador for Peace – Universal Peace Federation on the International Federation for Word Peace – 2007;Premio Gigantes do brasil, 2007; Unesco Prizes World Poetry - Delasnieve Miranda Daspet de Souza; - Premio da Business Professional Women International BPW – Campo Grande - MS: Troféu BPW Mulher-2007; Médaille D'Argent 2008 - Arts, Sciences, Lettres - pela Société Académique d´Éducation et d´Encouragement, como Poeta e Escritora; Premio Super Cap de Ouro – 2008 indicada ao premio Personalidade 2008 pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Medalha de Mérito da Câmara de Vereadores de Campo Grande-MS, e, várias outras insígnias e láurea. Vários livros publicados - no Brasil e no exterior.
 
Há tanta beleza!


A beleza da existência
Esta na dinâmica da vida...
É como o rio que, embora no mesmo lugar,
Nunca é o mesmo!
Renova-se a cada segundo,
Caminhando ao infinito!


A beleza da existência
Esta no vôo das gaivotas e
No pousar suave nas praias...
A marca dos passos n´areia
Permanecerão até a próxima onda.

Há tanta beleza no mundo...
Há tanta beleza no vento que leva a folha...
Há tanta beleza na chuva que cai,
Na flor que se abre pela manhã,
No sol que nasce todos os dias,
No luar que ilumina a noite escura,
No dia que chega e que se vai.

Há tanta beleza na mão estendida
Que acolhe e que doa,
Na solidariedade que abraça irmãos...

Há tanta beleza na vida
Que meu coração parece que vai explodir
De tanta gratidão!

DD-junho-09



Beijo de adeus...


Uma profunda paz desceu sobre os olhos;

O tempo parou... esperava.

Que não haja tristeza no adeus!

.

Ternas palavras subiam ao olhar,

Com o pôr do sol o dia terminava...

A estrela da tarde se aproximava,

Como um clarim, a chamar...

O que dizer ?

.

Eis que chega a hora da partida.

Um vento leve, brisa suave do alvorecer,

Perfeita alegria.

.

Nos lábios o toque da morte...

Ceifada a flor no beijo de adeus!


DD_ Campo Grande-MS, 16.10.09


Delasnieve...

Nem sempre gostei do meu nome...

Quando era pequena achava-o tão difícil,

Um estigma carregá-lo,

Tão grande, tão diferente, tão estranho...

..

Continuo pequena,

Mas assimilei o nome.

Eu sou Delasnieve. Não poderia ser outra.

..

Foi a escolha de meus pais

Que o julgaram significativo, expressivo;

Um nome que define quem sou,

Que elaborou minha personalidade, minha vida.

..

Expressão de minhas obras, de fatos,

De criações e de meus sentimentos,

Com ele eu projetei e faço a minha história.

..

É um nome forte, marcante, seguro...

Tento construir algo que permaneça

Para que se perpetue.

..

Todos temos uma missão,

E o nome é o maior bem de nossa vida...

Não torná-lo vulgar, seja qual for o caminho,

Temos de ter orgulho de carregá-lo...

DD_16.01.10 – Campo Grande MS

Tigre

Enfrento um tigre que todos os dias.

Acorda comigo...

Tenho de domar sua ferocidade

E viver de maneira saudável.

.

Competir todos os dias, todas as horas,

Em todos os campos,

Faz a angustia nascer em nós.

Como reagir a insegurança

E ao medo que nos atordoa?

.

Abraço-me ao meu medo

Envolvo-me com minhas inseguranças

Encaro-os com coragem,

Solto o corpo rijo,

Abandono os sofrimentos,

Sinto a dor até o fim...

Vou ao encontro da liberdade!

DD _Campo Grande-MS 21.-05.10



Descaso

Em nossos corações, belas canções,

Semeiam a paz

Com palavra reais.


Mas as sementes não germinam...

O que fazer com esta sensação

De telespectador da vida?

.

Nos olhos,

Pensamentos passageiros,

Perpassam...

.

Na mesa, etiqueta,

Faces maquiadas, indiferentes,

Não podem e não querem fazer nada....

.

A poeta dilui sua emoção

Com pós nos olhos,

Em vão.

.

A canção escrita em silêncio,

À beira da vida,

Com mãos tensas, máscara no rosto,

Dureza na voz,

Chora os sonhos feridos...

.

Por que tanto descaso ?

DD_Campo Grande – MS - 20.04.10


Delasnieve Daspet
Todos os Direitos Autorais Reservados a Autora.

Um comentário

Carmen Regina Dias disse...

Grande poetisa Deslanieve!
Ao devir poeta!