Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Ceicinha Câmara - [Poeta Brasileira]

Maria Conceição Câmara da Silva, mais conhecida carinhosamente por: Ceicinha Câmara, atualmente radicada em Vila do Bispo, Região Algarve, sul de Portugal, onde está totalmente integrada, apesar de ser um lugar pequeno, mas acolheu-a muito bem. Nasceu na Maternidade Januário Cicco em Natal-RN, no dia 08 de Maio de 1973, mas foi em Ceará-Mirim-RN, cidade onde cresceu, pois seus pais: Raimundo Rocha da Silva e Marli Câmara da Silva, criaram todos os seus filhos nesta cidade, considerada cearamirinense, cidade dos "Verdes Canaviais".

Participou do 1º Concurso de Poesia Adele de Oliveira, na categoria 2º Grau, realizado na Biblioteca Dr. Pacheco Dantas, durante as festividades de aniversário de Ceará-mirim, no ano de 1993 e obteve o 1º lugar, com a poesia: "O Palhaço", dedicada ao amigo Roberto Paiva, que nas horas vagas vestia-se de palhaço para animar festas infantis e havia falecido nesta época.


POESIA :

"O Palhaço"

Relembro a minha infância
A minha tão curta mocidade
Cheia de felicidade e tristeza
Carregada de muita saudade e beleza.
Vida que rasgou minha fantasia
De maneira grotesca, abençoada...
Fazendo pilhérias e momices
Como uma espécie de títere manejado.
Vida conselheira...
Vida companheira...
Vida que me fez nascer...
Vida que me fez morrer

A partir desta primeira poesia, nunca mais parou! Pretende editar seu primeiro livro logo que for possível.

Cursou o primário na Escola Estadual Barão de Ceará-Mirim, o ginásio no Colégio de Santa Águeda de Ceará-Mirim, começou a estudar o primeiro científico no Colégio Hipócrates de Natal e os dois anos conclui na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo em Ceará-Mirim.

Em 1993, concluiu o "Curso de Auxiliar de Enfermagem", por incentivo da sua saudosa mãe. Mas nao seguiu esta carreira por achar que não teria vocação.

Foi convidada para trabalhar como redatora do Jornal da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ceará-Mirim/RN, mesmo sem ser formada em Jornalismo, mas era conhecida por ter boa escrita. Depois, passou ao cargo de Secretária, desempenhando função no SPC (Serviço de Porteção ao Crédito) de Ceará-Mirim/RN.

Fez cursos pelo SENAC como: - Técnicas Básicas de Garçom; - Inglês e Espanhol Básico; - Atendimento para o Turismo; entre outros e devido a isto, voou mais alto, ou melhor, saiu em busca dos seus sonhos e viajou rumo ao país Lusitano, para pôr em prática o que aprendeu na teoria e está trabalhando como garçonete num restaurante em Vila do Bispo, conquistando os turistas com sua simplicidade e simpatia.

Faz parte do projeto "Difusão da Literatura Feminina Potiguar", onde divulga em seu blog: Notícias da Lusofonia http://nlusofonia.blogspot.com .

Recentemente, a convite da poetisa Flauzineide Moura, passou a integrar a SPVA-RN (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte).

Em Portugal, está participando da "8ª Coletânea de Poesia Popular do Concelho de Vila do Bispo", que foi lançada em Junho de 2010, com quatro poesias: "Ano Internacional da Biodiversidade"; "Imigrante"; "Minha Vitória" e "Nossa Senhora da Conceição".

Considera-se uma autodidata da vida!

MINHA VITÓRIA


Sou poeta do Brasil

Conquistando a sua glória

Com coração varonil

Conseguirei vitória.



Moro na Região Algarve

Onde heróis se desbravou

Com competência e criatividade

Muitas lutas consagrou.



Sagres lugar de pique!

Teve um homem valente

Chamado Dom Henrique

Homem corajoso e potente.



Também é conhecido: NAVEGADOR

Por rotas marítimas ter controlado.

Em Covilhã foi: SENHOR

Título por ele almejado.



Na cidade do Porto nasceu

O quinto filho do Rei de Portugal.

Seu padrinho foi o Bispo de Viseu

Que aceitou de forma especial.



Um dos locais de habitação

Foi a Freguesia da Raposeira.

Lá teve uma casa com tradiçã

E com vida forasteira.



A 13 de Novembro de 1460

Em Sagres faleceu o Infante.

Acabando ali sua existência

Mas deixando seu nome constante.



E por cá estou feliz

Por revelar essa história!

Vim para Portugal porque eu quiz

E sinto que aqui terei vitória.


Ceicinha Câmara
Todos os Direitos Autorais Reservados a Autora

Nenhum comentário