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Luis Bayón Torres [Escultor naturalizado Brasileiro]

Luis Bayón Torres. Nasce em Barcelona na Espanha e chega ao Brasil aos dez anos de idade, em compania de seus pais.  Naturaliza-se brasileiro.

Sua família decide instalar-se na cidade de São Paulo onde desenvolve toda a sua formação e estudos.

Forma-se em Artes Plásticas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e se especializa em Arte Educação pela ECA - Escola de Comunicações e Arte da USP - Universidade de São Paulo.

Mantendo viva a conexão São Paulo - Barcelona faz diversas viagens às vezes, permanecendo por longos períodos de tempo, completando desta forma vivências e cursos. Especializando-se em Escultura pela UB - Universidade de Barcelona.

O interesse pela escultura começou na época de faculdade quando tinha aula com o escultor Nicolas Vlavianos, e mais tarde começa a frequentar o seu atelier, desenvolvendo projetos próprios de escultura em ferro e inox.

O fascínio pela escultura em pedra aconteceu alguns anos depois quando conhece o escultor suíço Rinaldo Willi que também o iniciou nesta técnica.
Em Barcelona frequentou as aulas do escultor espanhol Mariano Andrés Vilella.

Sentindo necessidade de se aprofundar na técnica da escultura em pedra, veio a conhecer em São Paulo o escultor Alvaro Franklin e frequentou seu curso durante três anos.

Considera-se ainda, um eterno estudante da escultura; ao mesmo tempo desenvolve atividades didáticas a mais de vinte anos, como professor de Arte, Escultura e Modelagem.

Já lecionou em várias Escolas e Universidades de São Paulo como também em Barcelona.


Currículo de Luis Bayón Torres

Membro da APAP -Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo.

Formação
  • Faculdade de Artes Plásticas – Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Licenciatura Plena em Artes Plásticas – 1983;
  • Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP –1989. Especialização em Arte Educação;
  • Especialização em escultura pela Facultat De Bellas Arts De Barcelona–UB -1991/92;
  • Frequentou e desenvolveu projetos no Atelier do Escultor Nicolas Vlavianos-1984;
  • Frequentou o Atelier do Escultor espanhol Mariano Andrés Vilella - 1991;
  • Frequentou o Atelier do Escultor suíço Rinaldo Willi. 1994;
  • Curso de escultura em pedra no Atelier do Escultor Álvaro Franklin – 1996/97/98;

Atividades Didáticas (principais instituições e cursos que lecionou)
  • Atualmente leciona curso de escultura no Museu Brasileiro da Escultura-MUBE (http://mube.art.br/);
  • Ministrou curso de escultura no Centro Universitário de Belas Artes - 2005 / 2010;
  • Ministrou curso de escultura na Usina de Arte João Donato Rio Banco, Acre - Secretaria da Educação - Fundação Elias Mansur – 2009;
  • Ministrou curso e oficina de escultura  no  SESC Santana e SESC Santo Amaro em 2007;
  • Ministrou oficina de escultura no Memorial da América Latina em 2007;
  • Também lecionou: na Escola D’Arts Oficis – Escola Del Treball–Barcelona - Espanha – 2001/02;
  • Fundação Armando Álvares Penteado–FAAP – Faculdade de Artes Plásticas  e Colégio – 1988-1998
  • Universidade de Guarulhos – UNG – Curso de Desenho Industrial – 1998/99;

Participação Especial

2012


  • Curadoria do Projeto "SIMBOLOS URBANOS" Espaço Cultural Shopping BOULEVAR Metro TATUAPE- Saõ Paulo- SP

2011
  • Projeto e Curadoria da Exposição " SÍMBOLOS no CORREIO " . Instalação coletiva com a participação de 43 Artistas e oito Escultores: Casio Lazaro,  Luis Bayón Torres, Margarita Farré, Nino Millan, Paulino Lazur, Milton Mota, Glenn Hamilthon e Rogerio Cyrillo.  Coordenação: Matheus Hass  -  Prédio Histórico dos  Correios. São Paulo –SP;
  • Participação do Júri do XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro – SP. 2010;
  • Participação do Júri do Terceiro Salão de Inverno da galeria Mali Villas Boas. São Paulo – SP;
  • Projeto e Curadoria da Instalação Coletiva  SÍMBOLOS " Chaves para um Mundo" Museu Brasileiro da Escultura – MUBE. São Paulo – SP. 2008;
    Participação  na Comissão Organizadora do 12 Salão de Arte Contemporânea de São Paulo, Casa das Rosas. – São Paulo – SP;
  • Participação do Júri do Grande Salão de Arte de Sta. Barbara do Oeste-SP;
    Participação no júri do Salão de Taboão da Serra-SP.
    2007;
  • Professor orientador  da Exposição " DIVERSIDADES " dos alunos do Centro Universitário de Belas Artes, realizada na Galeria Prof. Vicente Di Grado.  São Paulo – SP;
  • 2011 - Participação como Artista colaborador na montagem e instalação do Projeto RUBBER ARTde Fernando Durão- Espaço Cultural da LAPA- São Paulo- SP;
  • 2007/08/09/10 -  Professor orientador das Exposições dos Alunos do MUBE "MANIFESTAÇÔES " II,III,IV,V  Museu Brasileiro da Escultura. São Paulo – SP;
Exposições Individuais
  • 2007 – LUIS BAYON ESCULTURAS - SESC Santo Amaro –São Paulo SP;
  • 2004 – SÓLIDOS e INSÓLITOS - CENTRO CULTURAL BANCO CENTRAL. São Paulo SP;
  • 2003 –“LOGOLITICOS” – GALERIA MALI VILLAS-BÔAS. São Paulo-SP;
    2000 – MOMENTOS INTRÍNSECOS – ESPAÇO CULTURAL BANESPA. São Paulo – SP;
Principais Exposições Coletivas

2012

  • "SIMBOLOS URBANOS" -  Espaço Cultural Shopping BOULEVAR Metro TATUAPE- Saõ Paulo- SP.

2011
  • UP ART - PANORAMA INICIALl " Mosta de inauguração do Espaço Cultural Planalto Paulista. São Paulo – SP;
  • Exposição "ASAS" - Espaço Pantemporanêo - São Paulo –SP;
  • PEQUENAS GRANDES OBRAS "- Espaço Cultural Planalto Paulista - São Paulo- SP;
  • ENSIGNO " Exposição dos Professores do MUBE- Museu Brasileiro da Escultura - São Paulo –SP; 
  • SIMBOLOS no CORREIO " Prédio Histórico dos Correios   - São Paulo – SP.
  • "PEQUENAS GRANDES OBRAS" UP- ART Espaço Cultural PLANALTO -São Paulo- SP;
  • "ATRAINDO OLHARES" Atrium Cultural - Central Plaza Shopping- São Paulo- SP;
  • "Em Exposição :" A COECA" Uma Experencia íntima (O alerta da ARTE sobre o cancer de prostata)--- Espaço Cultural Shopping BOULEVAR Metro TATUAPE- Saõ Paulo- SP;
  • "SEM AÇÚCAR com AFETO" ( campanha de alerta a Diabetes)- Espaço Cultural Shopping BOULEVAR Metro TATUAPE- Saõ Paulo- SP
2010
  • I MOSTRA SAPENTIAE DE ARTE CONTEMPORÂNEA – Centro de Cultura Martha Watts. Piracicaba – SP;
  • AUTO RETRATO e AUTO RETRATOS – Lugar Panteporâneo, realização APAP | São Paulo SP;
  • Projeto art+ 44 Artistas convidados Up Art- Espaço Cultural Condominio Planalto Paulista - São Paulo – SP;
  • "EXPRESSOES DA ARTE MUNDIAL" Museu da Imigração - Santa Barbara do Oeste - São Paulo  
2009
  • BEIRUTE - Federação das Industrias do Estado de São Paulo FIESP - São Paulo-SP;
  • PEQUENAS GRANDES OBRAS DIGITAL – Franchini´s Galeria – Porto- Portugal;
    PEQUENAS GRANDES OBRAS DIGITAL –Instituto Brasil Itália – Milano-Itália;
2008
  • SENSUALE – Conjunto Nacional  – São Paulo SP;
  • ARTE NA FORMULA 1  – Hotel Transamérica  – São Paulo-SP;
  • O ARTISTA e SUA OBRA  – Museu do Imigrante  – Santa Barbara do Oeste -  SP;
  • EXPOSIÇÃO NAS CASAS DAS MUDAS  – Ilha da Madeira – Portugal;
  • 9 BIENAL DE MALTA – Ilha de Malta;
  • CORES E FORMAS - Hospital A.C. Camargo - São Paulo – SP;
  • ARTE E LIBERDADE - Casa de Portugal - São Paulo – SP;
2007
  • MANIFESTAÇÕES 2 - MUBE ( Museu Brasileiro da Escultura) - São Paulo – SP;
  • PEQUENAS GRANDES OBRAS (APAP) - SESC SANTANA - São Paulo – SP;
  • ESCULTURAS FORMA & COR - Casa Grande Hotel - Guarujá – SP
2006
  • TRANSPOSIÇÕES – HERANÇA, ELOS E REGISTROS HISPÂNICOS BRASILEIROS” (LUÍS BAYÓN TORRES, MARGARITA FARRÉ, PAULINO LAZUR E PASCUALET – Instituto Cervantes – São Paulo;
  • À VIDA COM UM SORRISO – “RELEITURAS DA ARTE”. Centro Empresarial de São Paulo. Espaço Cultural Blue Life – SP;
  • 1 FOTÓGRAFA + 1 ESCULTOR = CORPOS? – Carina Bogetti e Luis Bayón – Itajaí Shopping – SC.
2005
  • L’ART CATLÀ DO BRASIL - EXPOSIÇÃO ITINERANTE - CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA, GALERIA NOBRE DA SÉ - SÃO PAULO;
  • L’ART CATLÀ DO BRASIL - EXPOSIÇÃO ITINERANTE - CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA, GRANDE GALERIA E MINI GALERIA - RIO DE JANEIRO;
  • 19 MOSTRA DE ARTE GRANJA VIANA - MOSTRA PRÊMIO - CENTRO BRASILEIRO BRITÂNICO - São Paulo-SP;
  • II SALÃO WORLD TRADE CENTER DE ARTE PELA PAZ - WTC- São Paulo-SP;

2004 MELHORES DO ANO - CENTRO CULTURAL BANCO CENTRAL –São Paulo – SP;

2003 – “ARTE IN FORMA”- PANORAMA CULTURAL - GALERIA MALI VILLAS-BÔAS – SÃO PAULO;

2002
  • 3º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA -  ESPAÇO CULTURAL LEONARDO DA VINCI – SÃO PAULO. CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL – SÃO PAULO;
  • EXPOSIÇÃO DOS VENCEDORES DO 1º CONCURSO VELAS – ESPAÇO CULTURAL C. BERTI – SÃO PAULO;

2001 – II GESTO DE ARTE – SALÃO MARC CHAGALL DE A HEBRAICA – SÃO PAULO

2000
  • EXPOSIÇÃO “ESCULTORES” - SHOPPING LIGHT – SÃO PAULO;
  • 1º GESTO DE ARTE – ACADEMIA DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA – CASA DA FAZENDA DO MORUMBI –SÃO PAULO;

1999 – 9th INTERNATIONAL GRANITE, MARBLE AND ORNAMENTAL STONE EXHIBITION – ESPAÇO DO SIMAGRAM – SINDICATO DOS MARMORES E GRANITOS – EXPO CENTER NORTE – SÃO PAULO;

1998 – III PRÊMIO ALPHAVILLE DE ARTES – SALÃO LE BOUGANVILLEE – ALPHAVILLE.

1997 – II PRÊMIO ALFHAVILLE,DE,ARTES – SALÃO LE BOUGANVILLE – ALFHAVILLE.

1988 – PARTICIPAÇÃO NO PROJETO “TV-MIX” – INSTALAÇÃO PERFORMÁTICA DE TRANSFORMAÇAO CROMÁTICA REALIZADO NO HALL DE ENTRADA DO EDIFÍCIO GAZETA – AVENIDA PAULISTA -TRANSMITIDA PELA TV GAZETA – SÃO PAULO

1983
  •  XV ANUAL DE ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS – SALÃO CULTURAL FAAP - SÃO PAULO;
  • 7º EXPOSIÇÃO CULTURAL DOS IMIGRANTES – PAVILHÃO DA BIENAL – SÃO PAULO;
  • FEIRA DA CULTURA BRASILEIRA - PAVILHÃO DA BIENAL – SÃO PAULO;
  • EXPOSIÇÃO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AGÊNCIA FARIA LIMA – SÃO PAULO.
1982 
  • 2º MOSTRA ITINERANTE DE COLAGENS 60 ARTISTAS / 60 TENDÊNCIAS.
        *USEU DA IMAGEM E DO SOM – MIS – PAÇO DAS ARTES – SÃO PAULO;
        *TEATRO MUNICIPAL DE ARARAQUARA;
        *GALERIA DE ARTES NOVO SENAC DE RIBEIRÃO PRETO;

1981 – 2º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE TABOÃO DA SERRA
1981 – MOSTRA DE JOVENS ARTISTAS PAULISTANOS – FUNDART – TEATRO MUNICIPAL – ARARAQUARA
1980 – 2° SALÃO UNIVERSITÁRIO DE ARTES PLÁSTICAS DA ESCOLA SUPERIOR DE ARTES SANTA MARCELINA – GALERIA EUGENIE VILLIEN – SÃO PAULO.

Premiações
  • Premio 2 Lugar - Categoria Escultura – 9 Bienal de Malta;
  • Grande Medalha de Prata – 1º Lugar - Categoria Escultura;
  • VI Concurso de Artes Plásticas “Arte in Forma” - Galeria Malli Villas-Bôas – SP;
  • Vencedor do 1º Concurso de Velas – Regata Benedito César – Espaço Cultural C. Berti – SP;
  • Medalha de Ouro – 1º Lugar – III Concurso de Artes Plásticas – Galeria Mali Villas Boas – SP;
  • Menção Honrosa – II Concurso de Artes Plásticas - – Galeria Mali Villas Boas – SP;
  • Grande Medalha de Prata – I Concurso de Artes Plásticas – Galeria Mali Villas Boas – SP;
    Menção Honrosa – 3º Salão de Artes Plásticas de Taboão da Serra – SP;
  • Artista premiado - 19º Mostra de Arte Granja Viana – São Paulo – SP.
Obras em Acervo
  • Casa das Mudas – Ilha da Madeira, Portugal.
  • Bienal de Malta, República de Malta.
  • Museu do Banco do Estado de São Paulo– BANESPA.
  • Universidade de Guarulhos – UNG.
  • Empresa Paramount Lamsul S/A.
  • Organização Paulista de Arte – OPA.
  • Instituto Dante Pazzanesi Painel “Vida” Realizado com o Grupo Art Life Brasil Museu de Arte do Parlamento.
  • Assembléia Legislativa de São Paulo – Palácio 9 de Julho SP.
  • Hospital A.C. Camargo - São Paulo – SP.
  • Banco Central do Brasil, São Paulo SP.
  • Coleções Particulares.

Crítica da obra de Luis Bayón Torres


Momentos Intrínsecos

Vórtice
mármore branco / preto florido - 35x38,5x21 cm
Acervo OPA - Organização Paulista de Arte
Tudo aquilo que o observador vê numa obra escultórica, com sentimento de beleza, não é o mesmo sentimento do artista que está realizando a obra; o prazer de observar, não é o mesmo da execução; o artista, cabe a ele dar sangue e suor naquilo que faz com beleza.
A obra geométrica de Bayón, abstrata e orgânica, nos causa essa sensação de beleza, através do seu geometrismo coerente e criativo de textura polida. Bayón nos causa uma surpresa a cada obra, pois uma quase se refere a outra, e no intrínseco todas são parte da mesma.
Entre o imaginário criador e a execução de uma obra, existe o desenho, a modelagem e a percepção daquilo que se quer passar para a pedra ou bronze. Esta intimidade é do artista, sendo que nessa feitura a obra já está pronta; mas entre isso, a execução do trabalho na pedra é longa e dolorosa. O Bayón desempenha bem o seu papel.
Alvaro Franklin (escultor) - 2000


Artistas Catalães em São Paulo (Illa de Thera)

TIT:" FÊNIX" - Mármore Branco -
DIM: 30x101x12cm
O escultor Luis Bayón Torres nasceu em Barcelona em 1948 mas transladou-se para São Paulo com a familia com a idade de 10 anos.
A sua personalidade artística valorizada por uma sólida e rigida formação acadêmica que também passou pela faculdade de Belas Artes de Barcelona, se desenvolve em umas formas de leveza surpreendente, especialmente em marmores e granito. As formas curvas em suas criações abundam ovais e esferas, triunfam em materiais que perdem toda as sua frieza e dureza para transmitir calidez e sensção de flexibilidade. Bayón trabalha docemente a pedra (tanta e tão diversas como existem no Brasil) como se fosse argila modelada com mãos de água ou de vento. Com aguda sensibilidade de matriz introspectiva.
O escultor Luis Bayón desbasta montanhas de pedra a imagem das serras Monserratinas tanto quanto evoca a redondez dos Paletes de Riera. Uma delicada escultura em forma de pássaro ornamenta entre planta aquática num pequeno tanque artificial, conjunto que me faz recordar a placidez de um jardin ZEN.
Thereza Costa-Gramunt
(Jornalista, Historiadora e Crítica de Arte)
(traduzido do L'eco de Sitges - Barcelona, edição de
16 de agosto de 2003)


Escultura pode ser também uma marca


TIT:" MOMENTO INTRÍNSICO" - Mármore - ( vendido )
DIM: 36x22x22cm
Na escultura de Bayón fica evidente o excelente trato que sabe dar a pedra, e como sabe servi-se de sua imaginação para inovar em formas e desenhos.
Conseguindo nos mostrar que pode tirar um universo de idéias e petrifica-las dando-lhes formas, movimento, encaixe e até sensualidade.
O resultado é fruto de sua própria persistência por conseguir curvas que ganham equilibrio e peso, quando ele quer.
Trabalha o material com pleno domínio, aproveitando as próprias veias e insinuando outras e brincando com a curva como quem trabalha sobre papel ou com massas brandas. Tal a perfeição que consegue na pedra.
Sua obra, esteja em repouso ou em pé, possui um equilíbrio que Bayón Torres


lhe deu, mostrando-nos que se trata de algo inventado e não devido ao acaso.
Algumas de suas obras nos lembram que a escultura pode ser também um logotipo ou uma marca. Que podem mostrar integração entre elentos diferentes que, no entanto, nos apresentam harmonia. Onde há vários elementos existe essa parte bem ordenada sobre eles.
Seus olhos desconhecem limitações para idealizar e sugerir universos.
Mario Garcia-Guillén 
 (Membro da APCA, ABCA e da Associação Internacional da Crítica. É escritor e jornalista) - 2000



Logolíticos
 

TIT:" ACÔPLAMENTO" - Mármore Branco & Negro Florido -
DIM: 78x31x30cm
As esculturas de Luis Bayón conseguem ser ao mesmo tempo, monumentais e simples, imponentes, equilibradas e silenciosas.
Descendente de tradição artistíca espanhola, ele próprio um catalão, embora ligado em suas raízes, reconstrói em outro tempo e espaço, um universo de mármores e granitos, polidos, brancos, negros e marrons, uma linguagem abstrata geométrica, ordenada e harmônica, mas revestida de uma inquietude criadora.

Mali Villas-Bôas
(Historiadora e Crítica de Arte) - 2002


Práxis do Ofício


TIT: " FÔRMA INÍCIATICA " Mármore - (vendido )
DIM: 44x22x22cm
A escultura em mármore tem poucos adeptos no Brasil. Ela pede uma dedicação rigorosa e uma aplicação constante. Sua técnica requer vários conhecimentos na escolha do material, no uso das ferramentas e na precisão da execução. Não é permitido errar, porque pode se perder o material e o esforço do trabalho tão penosamente realizado. O meu amigo Bayon levou em consideração estas premissas e decidiu esculpir na verdadeira acepção do termo, criando as peças em mármore primeiro e em madeira posteriormente. Seu trabalho é preciso, rigoroso e responde às questões presentes na arte contemporânea. O uso de contrastes entre dois ou mais elementos, a combinação de diferentes tipos de mármores, o ritmo e a harmonia das suas composições, testemunham o talento e o empenho do artista na procura da sua identidade estilística e na construção duma linguagem plástica própria. Olhando com atenção a produção do artista podemos perceber as principais tendências que orientam seu oficio. Nas suas primeiras obras usa elementos formais redondos recortados por uma peça estreita que serve como contraponto, tanto pelo tamanho como pela coloração mais escura. Da mesma fase temos a escultura. Forma iniciática, uma obra de planos retos de muita força e equilíbrio. Considero essa escultura o ponto alto na solução dos problemas plásticos e estruturais que enfrenta um escultor. Uma outra fase investiga relações e procura soluções entre formas orgânicas utilizando o mármore, mas também a madeira. Visão sinuosa, Vela ao vento, Alpinista e Formação oposta são exemplos esmerados de concepção e execução de obras tridimensionais em mármore. Espaço curvo é uma obra em madeira de singular beleza. Na sua procura para enriquecer e diversificar seus meios de expressão, Bayon experimentou também, e com excelentes resultados, o aço inox e o ferro. Frutos deste seu esforço são as peças Torso particular e Pássaro, entre outras de sua coleção. Bayon reafirma na sua trajetória que a Arte é produto de perspicácia e dedicação, mas acima de tudo de vigilância constante no uso de princípios éticos e espirituais na práxis do seu oficio.
Nicolas Vlavianos (escultor) - 2004


Conquista do espaço

TIT: " HORUS " - Aço inox , carbono e madeira -
DIM: 127x67x30cm
O diálogo do escultor com a sua arte está marcado pela incessante busca de meios de explorar o espaço, entendo-se este como um universo tridimensional, em que o convite ao público é sempre o de uma leitura atenta, que obrigue cada indivíduo a girar em torno de um pedestal e buscar encantamento em 360º de cada peça.
Não se trata de uma tarefa fácil e nem de uma regra de criação, talvez apenas de um destino, pois o volume dá à escultura a sua base primordial, a fundação de onde é possível construir uma sólida casa plástica, menos afeita a ruir com as intempéries ou as movimentações do terreno.
Nascido em Barcelona, Espanha, em 1948, mudou-se, com os pais, para o Brasil, aos 10 anos, e foi adquirindo, ao longo da carreira ampla vivência artística nos dois países, num processo que resultou no trabalho com diversos materiais, como rocha, metal, ferro, madeira e latão.
Entre os assuntos, surgem elementos mitológicos, alguns egípcios, além de diversas alusões à sexualidade, às vezes com a incorporação de elementos, como um piercing ou um cadeado. No entanto, o trabalho plástico desenvolvido pelo artista permite que a leitura de suas obras não fique restrita à matéria enfocada.
É possível observar desenvoltura como a verticalidade, realizada em nome de uma linguagem plástica que remete aos totens, referência importante quando se pensa em boa parte da escultura contemporânea. A conquista do espaço ganha aí a dimensão simbólica de saber lidar com variados elementos materiais para atingir um outro patamar: o da abstração, que exige, do artista e do público, um encanto com formas e volumes.
Quando as estruturas mentais plásticas são colocadas a serviço de idéias, a escultura cresce em função de uma exploração do que pode e deve ser feito com o aço, o latão, o ferro pintado ou a madeira. Surge assim uma profícua tensão entre o material e a mão de Bayón.
Peças como Acoplamento ou Excêntrica apresentam o que o artista catalão oferece em termos de manter uma visão artística própria, diferenciada, com dinâmica. Isso significa retirar aquilo que cada material tem de melhor, mas sem deixar de respeitá-lo em suas características intrínsecas.
A arte de esculpir carrega em si justamente a ambigüidade de exigir domínio de um suporte que, ao mesmo tempo, não pode ser subjugado à força. Ele precisa caminhar ao lado do artista, numa parceria contínua, que vai se aprofundando ao longo dos anos. Saber quando uma peça pede para ser mexida ou quando ela solicita ser deixada em silêncio constitui um desafio aprendido pela técnica e pela experiência.
Luis Bayón traz em sua escultura a sabedoria do construtor. Domina a composição e sabe como construir os fundamentos de cada um de seus trabalhos. Principalmente naqueles menos figurativos, estabelece-se um processo de diálogo entre as linhas e elementos constitutivos, com o uso de diagonais, num exercício dos mais ricos em termos de conquista do espaço, universo, por essência, de trabalho do escultor em seu afã de representar o mundo e conversar com ele por intermédio dos mais variados materiais.
Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais
pela Universidade Estadual Paulista (Unesp),
integra a Associação Internacional de Críticos de Artes
(AICA-Seção Brasil).


O justo equilíbrio entre abstração absoluta e movimento

TIT: " UMBRELA" - Madeira & cobre -
DIM: 57x30x30cm
A abstração absoluta sempre foi algo raro nas artes do século 20. Após 1945, o campo da abstração se expandiu, o que tornou possível um certo número de nuances que, sem dúvida alguma, restabeleceram as relações da abstração com o mundo objetivo.
Luis Bayón, entretanto, se interessa ao mesmo tempo pelos problemas da abstração absoluta e do movimento. Como Calder ou Marta Pan, o escultor catalão – há anos residente no Brasil – apela para a ajuda da natureza, ao vento, aos movimentos da mão.
As formas das obras deste artista são orgânicas e baseiam-se sobre o antigo metier de entalhar, cortar e escavar na madeira. O volume de suas esculturas é sóbrio, com uma tensão fechada da linha e da superfície curva, que nascem do conceito de função do movimento.
Acreditamos que não se trata tão-somente de comunicar um movimento a uma forma, mas de liberar o que deve ser a forma de representação de um movimento.
A aparente simplicidade de sua obra depende do entrosamento de suas partes, de tal maneira que elas possam se unir numa forma fechada ou coexistir numa relação modificada, onde as tensões permanecem direcionadas umas às outras, se aproximando ou se afastando como numa sensualidade sublimada.
Na escultura em mármore branco Vela ao Vento, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Luis Bayón evidencia no seu estilo uma nobreza de dimensão, criando um elo admirável entre o ser humano e a arquitetura, entre o homem e a paisagem.
Emanuel von Lauenstein Massarani
( Crítico de Arte e Superintendente do Patrimônio Cultural Museu
de Arte do Parlamento de São Paulo)


Presenças sensíveis de um universo híbrido

TIT: " GROU "- Aço carbono pintado –
( Acervo: BIENAL de MALTA - Republica de Malta )
DIM: 154x42x18cm
 As esculturas de Luis Bayón revelam, à primeira vista, simpatia e intimidade na escolha dos materiais para sua realização e uma indiscutível competência, rigor e objetividade no tratamento da matéria com prática de sua arte.
Antes do modelado e de efeitos texturais de superfície, o que nos surpreende é a presença eloquente de um desenho formador - melhor dizendo - a linha como elemento determinante de planos e volumes claramente dispostos ou sugeridos que se deslocam em ambientes assim articulados no espaço e no tempo. Linha reveladora de uma geometria sensível disposta à invenção, às experimentações e as sugestões de movimento e de uma volumetria, muitas vezes, virtual.
Linha ondulante em fragmentos elípticos ou da hipérbole. Presente no corte e recorte do ferro em ângulos retos, agudos ou diversos. Também percebida na cor eventual sobreposta à matéria natural e resistente. Ou ainda na reinvenção de outras figuras construções ortogonais encimadas por composições de carater geométrico ou orgânico, presenças sensíveis de um universo híbrido, plástico e gráfico a um só tempo.
Decorrentes de uma poética da concisão e sobriedade, estas expressões formais aludem à existência de um reôndito a ser considerado no gesto e na forma e nos estimulam à reflexão dos significados destes muitos sinais.
Evandro Carlos Jardim ( Artista Plástico)


Alguns recortes de publicações de Luis Bayon Torres


A) Impressos




* outros impressos sobre a obra Luis Bayón Torres podem ser vistos clicando AQUI

 B) Publicação em Revistas - Jornais











*outras publicações em Revistas e Jornais sobre a obra Luis Bayón Torres podem ser vistas AQUI

Cursos Livres e oficinas Ministrados por Luis Bayón Torres

  • Ministrou curso e oficinas/SESC COSOLAÇÂO 2011 

Cursos de Escultura
  • Iniciação à Escultura e meios de Representação Tridimensional, com orientação no processo de modelagem em argila e decorrentes processos de reprodução, tais como elaboração de moldes e técnicas de fundição.
  • Técnicas de Escultura introdução à varias técnicas visando os fundamentos estéticos da composição.
  • Curso de Escultura em pedra com técnica manual utilizando ferramental antigo e moderno.

Processos de Criação
  • Curso de modelagem Artística e Terapêutica, para pessoas que queiram utilizar a Escultura como forma de autoconhecimento.

Para maiores informações entre em contato com o Escultor Luís Bayón Torres
Contato:
Fone: (11) 5511-1814
E-mail: lbayon@ig.com.br
Site:
Bayon
Facebook: Luís Báyon Torres




Imagens de algumas exposições:
Exposição Símbolos Urbanos (2012)







Exposição: Símbolos - Correio Central 2011















Algumas outras obras do Escultor Luis Bayón Torres



ESCULTURAS: Realizadas em mármore, arênito, granito, inox, ferro, aço carbono, madeira, alumínio, etc.





TIT:" SIDERAL" - Mármore / Jaspe
DIM: 42x33x33cm

TIT:" COMETA" - Mármore / Obsidiana / Granito
DIM: 50x25x35cm

TIT: " VELA AO VENTO " Màrmore - ( Acervo: ASEMBLÈIA LEGISLATIVA de São Paulo
DIM: 87x55x42cm

DTIT: " VISÂO SINUOSA " - Mármore " Chocolate" -IM: 50x19x16cm

TIT:" ALIEN " - Madeira cedro / Aço inox
DIM: 51x22x13cm

TIT: " TORSO PARTICULAR " - Aço Inox - (vendido )
DIM: 38x32x21cm

TIT:" EXCÊNTICA"- Aço carbono pintado - (vendido )
DIM: 183x82x32cm
                              

TIT: " RAIO " - Metal & madeira - (vendido )
DIM: 47x46x7cm

TIT: " TORSO ENLACE " - Fiberglas -
DIM: 75x37x29

TIT: "HIBRIDA" - Terracota e metal pintado
DIM: 89x51x12cm

TIT:" ESPAÇO CURVO" - Madeira mogno - DIM: 65x56x33cm


TIT: TORSO EM CÔNE - Mármore chocolate -
DIM: 30x24x16cm

TIT: " MALABARISTA" - Madeira pintada & ferro -
DIM: 101x33x49cm

TIT: " BLACK BIRD "- Aço carbono pintado -
DIM: 70x39x18,5cm
Exp. INSTITUTO CERVANTES

TIT: " FORMAÇÂO EM DIAGONAL" Mármore Branco -
DIM: 28x26x25cm

TIT: " BAKTI" 2 - Aço Inox
DIM: 182x33x5cm


TIT: " BLACK BIRD " - Aço carbono pintado -
DIM: 70x39x18,5cm

TIT: " NUCLEO "- Aço Inox -
DIM:53x20x20cm



Simbolos Urbanos - Shopping Metrô Tatuapé.



Luis Bayón Torres
Todos os direitos autorais reservados ao autor.


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