Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Abel Santos [ Professor, Pesquisador, Divulgador, Músico , Compositor e Escritor Brasileiro]

Abel Santos Anjos Filho, ou "Habel Dy Anjos", mineiro de Uberaba, especialista em Semiótica é Professor e Coordenador de Ensino de Graduação do Curso de Licenciatura em Música do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso.

Renomado pesquisador e divulgador da Viola-de-cocho no Brasil e  no exterior, foi escolhido em 1995 como um dos personagens do Programa “Gente que Faz” da Rede Globo em parceria com o Bamerindus.

Escritor com três livros publicados é Compositor de diversas obras musicais de caráter erudito, sacro e popular. Dentre elas, destaca-se o “Hino à Bandeira de Mato Grosso”, a  “Sinfonia Pantaneira” (primeira Obra do mundo para Viola-de-cocho e orquestra), a música dos Hinos dos municípios de Campo Verde, Mirassol D’Oeste e Santa Terezinha.

Produtor e arranjador musical de 14 CD’s  sobre a cultura regional – Cururu e Siriri e de artistas regionais, tais como Dr. Moisés Mendes Martins, Maestro China, Vera Capilé. Foi também produtor dos CD’s das Corporações do Exército brasileiro e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Recebeu, em 1996, o título de “Cidadão Cuiabano”, a “Comenda Rondon” por Santo Antônio de Leverger. Agraciado pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso com a “Moção de Louvor” e com o título de "Cidadão Mato-Grossense",  por seus relevantes serviços prestados à cultura de Mato Grosso.
Como palestrante, em 1996 foi recebido pelas Universidades Portuguesas do Porto e  Aveiro, onde nesta última, realizou palestra  sobre o “Influxo português na formação da cultura popular brasileira”.

No mesmo ano em Paris, apresentou-se a um grupo de Etnomusicólogos  da Universidade de Sorbonne - Paris IV.

Em 2012 realizou uma conferência/recital intitulada "Uma Melodia Histórica" na Universidade de Évora - Portugal.

Como Concertista, em 1997, realizou um Concerto-palestra na abertura da temporada de Primavera em Paris, entregando solenemente uma Viola-de-cocho ao “Musée de L’Homme” em nome do povo brasileiro.

Realizou um concerto didático junto ao SESC Arsenal, intitulado “Nas corda da Viola-de-cocho” como abertura oficial do Ciclo Arsenal de Música de Câmara. Em 2004, participa do Projeto Pixinguinha, percorrendo o Norte do país e em 2005 participou do "Ano do Brasil na França" apresentando mais uma vez a cultura de Mato Grosso em território Europeu.

Em 2005, apresentou juntamente com a Orquestra Sinfônica do Estado de Mato Grosso, sua "Sinfonia Pantaneira", obra inédita escrita originalmente para Viola-de-cocho solista e Orquestra.

Como Pesquisador, foi agraciado com uma Bolsa de Investigação Científica pela benemérita Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, realizando trabalhos de pesquisa sobre a viola-de-cocho em território europeu, cujo teor histórico/musical encontra-se documentado no Livro/CD “Uma Melodia Histórica” publicada recentemente com o apoio da Lei Hermes de Abreu.

CD's

* ROMANCE, AMOR E SAUDADE... - CD de músicas nacionais e internacionais (1995 - produtor, arranjador e músico);

* MAVOTSININ - “Herói cultural das tribos do alto Xingu, em Mato Grosso, autor da mãe do Sol e da Lua”, CD utilizando a Viola-de-cocho como instrumento básico no acompanhamento e solo (1996 - compositor, produtor); * HINOS E CANÇÕES MILITARES -  CD contendo Hinos pátrios e canções militares, distribuído gentilmente  para todas as escolas públicas e particulares do Estado de Mato Grosso (1997 - produtor da obra e músico, executando o Hino Nacional Brasileiro na Viola-de-cocho);

* Cuiabá: um canto de amor - CD da cantora Vera Capilé (1998 - arranjador, músico e produtor);

* MAVOTSININ I - alma pantaneira - CD de sua autoria, com a utilização da Viola-de-cocho como instrumento básico.  Esta   obra  tem   como   última  faixa  musical  a SIFONIA PANTANEIRA,  idealizada para Viola-de-cocho e cordas. (1998 - compositor, produtor, arranjador e músico);

* Provai e vede - CD do Ministério de Louvor LUZ NA TERRA – Igreja de Nossa Senhora de Fátima – Cuiabá – MT (1999 - arranjador, músico e produtor da obra);

* Cururu & Siriri – nossas tradições - CD contendo cantigas regionais de Mato Grosso. Etnomusicologia( 1999 - produtor);

* Grupo Viola-de-cocho - Primas e irmãos de São João dos Lázaros - contendo cantigas regionais de Mato Grosso. Etnomusicologia (2000 - produtor);

* Mavotsinin II - CD contendo cantigas regionais de Mato Grosso. Etnomusicologia (2001 - produtor);

* Uma Melodia Histórica - Livro/CD contendo informações sobre os influxos portugueses no Centro-Oeste do Brasil (2002 - compositor, produtor, arranjador e músico);

* ECSA CANÇÃO - CD com músicas infantis da Escola Chave do Saber - Cuiabá – MT (2003 - arranjador, músico e produtor);

PAIAGUÁ – Sons, Tons e Seresta de Mato Grosso - CD do poeta cantor Moisés Mendes Martins Jr. (2004 - arranjador, músico e produtor)

* MATO GROSSO CÍVICO - CD do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, contendo Hinos e canções Militares (2005 - produtor)

FIBRA DE HERÓI - CD da Banda de Música da 13° Brigada de Infantaria Motorizada de Mato Grosso, contendo Hinos pátrios e canções Militares (2008 - produtor);

* Latinidade em Viola-de-Cocho - CD com hinos dos países da america do sul (2010 - produtor, arranjador e músico).



LIVROS


* Viola-de-cocho – Novas Perspectivas - Livro resumo de suas pesquisas com o Alaúde Mato-grossense (1993 - Editora da Universidade federal de Mato grosso);

* Universo Inverso Verso Ver Só - Livro de poesias (1998 - Edição do Autor);

* Uma Melodia Histórica - Livro/CD contendo informações sobre os influxos portugueses no Centro-Oeste do Brasil (2002 - Edição do Autor - parceria Editora Tanta Tinta).

 

 

 Videos


Hino de Mato Grosso em Viola-de-Cocho e outros ritmos regionais
             Produzido por Sebrae Mato Grosso - 2007


Conheça o Mato Grosso!!
Professor Abel Santos e a Viola pantaneira.

Concerto voz e Viola-de-Cocho
Concerto - 2011

Hino dos países latino-americanos em Viola-de-Cocho
Entrevista programa Resumo do dia - 2012


Hino Nacional Brasileiro em Viola-de-Cocho e outros instrumentos típicos
Produzido por HSM Brasil - 2006


Contatos para shows, palestras, discos e livros:
Email: abelsantos@violadecocho.com.br
Tel: (65) 3664-2984
Cel: (65) 9988-5603
End: Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

Fontes:


Abel Santos
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

3 comentários

Mel Racional disse...

Eu fico honrada, por existir Seres Humanos tão preciosos às sociedades, brasileira e estrangeira,como o glamoroso Prof. Abel! Parabéns grande personalidade angelical!
Um fraterno abraço
Mel Racional

Justaluasossegorima disse...

A VIDA NOS DÁ PRESENTE
ACABO ME EMOCIONANDO
GENTE TA TERRA DA GENTE
NO MUNDO ESTELA CADENTE
SALVE HABEL DY ANJOS.

PARABÉNS , POR ISSO DIGO SOU DE UBERABA COM ORGULHO.

ABRAÇOS!!
EVALDO

http://justaluasossegorima.blogspot.com.br/2012/07/o-diva-de-papel.html

Justaluasossegorima disse...

POR ISSO ME ORGULHO DE SER UBERABENSE.
ABRAÇOS!!
EVALDO
http://justaluasossegorima.blogspot.com.br/2012/07/o-diva-de-papel.html