Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

O que é a vida? [Janne Alves de Souza]

O que é a vida?

"O que é", este enunciado que principia indagações, não raramente existenciais e profundas, e constantemente banais e ingênuas. Indagações pronunciadas com sinceridade inocente pelas crianças e com angústia aflitiva pelos adultos: O que é a vida? O que é a felicidade? O que é a morte? O que é Deus? O que somos? O que é a arte? Escondem a ânsia que temos pela forma, como modo de compreensão pela identificação das superfícies que a delimitam. Logo, escondem o quanto somos superficiais (ainda que essa superficialidade abrigue profundidades imensuráveis e seja, portanto, ambígua).
Quando indagamos o que é a vida, ansiamos, na verdade, saber qual a sua forma essencial. Procuramos identificar as superfícies que delimitam a sua forma, porque a nossa percepção procura na análise da forma a compreensão daquilo que a forma representa - a vida. Logo, nesse sentido, a forma essencial da vida é o que a própria vida é.
"Tudo é forma, e a própria vida é uma forma" (Balzac) [...] A vida age essencialmente como criadora de formas. A vida é forma, e a forma é o modo de ser da vida [...], afirma Henri Focillon, em A vida das formas. É essa perspectiva que nos induz à buscar para todas as coisas uma forma essencial sob a qual se oculta a sua verdade. A tentativa de encontrar resposta para o que a vida é, é uma tentativa de descobrir na sua forma essencial a sua verdade e de lá encontrar o seu sentido essencial. "A vida não é, a vida acontece" (Luis Serguilha).
Isto também se aplica às demais indagações. Dispomo-nos a pensar o que é a arte, o que é Deus, o que é a morte, o que somos et cetera porque almejamos descobrir as suas verdades interiores e compreender os seus sentidos. Procuramos descobrir e compreender o sentido de todas as coisas - as coisas não tem sentido, elas tem existência (Fernando Pessoa, na pessoa de Alberto Caeiro), e identificar a forma das coisas é o meio pelo qual exercemos essa busca sem fim.
Sim, busca sem fim. Sem fim porque a vida não tem sentido, não tem forma essencial, não tem verdade. A vida é como a água. A vida é líquida. E é desde sempre, e será. Não tem forma. Não pode ser apreendida, nem compreendida. Tentar apreender a vida é como tentar segurar a água na palma da mão. A forma da água se molda pelo seu estado e pelo espaço em que existe, mas é impermanente, mutável, inconstante. E é criadora. Como a vida. A vida é tudo e é nada (tudo, contém nada; e nada, contém tudo; eis a ambiguidade e profundidade expressas).
Como a vida, todas as outras coisas não tem sentido, não tem forma, não tem verdade essenciais. A verdade e a forma das coisas que conhecemos só existem enquanto produtos da cultura (são criações humanas) e só pela cultura se podem expressar. Talvez dirão: mas nós temos forma e conhecemos a nossa forma. Creio, como Saramago, que somos o que há dentro de nós (e que desconhecemos): uma coisa sem nome - sem nome e sem forma.

Janne Alves de Souza - Publicitária, bacharela em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela PUC-SP. Pesquisadora intercambista no Curso de Licenciatura em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) com bolsa do Programa Fórmula Santander de Mobilidade Estudantil. Artista plástica, desenhista e fotógrafa amadora. Escreve para o site Obvious Lounge no blog: Megalomaníaca (http://lounge.obviousmag.org/megalomaniaca).

Um comentário

Anônimo disse...

Perguntaram o que é Jazz ao cantor Louis Armstrong. Ele respondeu que enquanto você perguntar não saberia o que é.

É um pouquinho assim para certas coisas, como por exemplo levantada por Janne "O que é a vida". É tarefa difícil. Tão difícil que é uma "busca sem fim. Sem fim porque a vida não tem sentido, não tem forma essencial, não tem verdade.". E nisso muitos buscaram dar ou encontrar sentido. A religião tem um papel muito grande em querer dar um sentido a vida.

Há uma outra maneira de lidar com este niilismo, por exemplo "O filósofo Nietzsche proclamava-se ser o primeiro a resolver este problema. De acordo com Nietzche sua filosofia prega a vida." ( http://regisvarao.wordpress.com/2012/11/22/david-f-wallace-schopenhauer-e-nietzsche/ ).

Abraços