Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Vida [Ana Luíza Duarte de B. Drummond]



Vida 
(Ao Sr. José Virgílio Gonçalves)
Celebremos a vida! A vida de um pequeno grande homem, natural de Rio Vermelho, mas ferrense honorário e de coração. Um intelectual de nossa terra. Um homem das letras. Um homem da música. Um homem do meio ambiente. Um homem da medicina. Um homem da filosofia, da sociologia, da história, da biologia, da geografia. Um homem da poesia. Ou seria melhor: a poesia de um homem?
Amante confesso do jazz e do blues encheu da sonoridade desses dois estilos suas poesias. Mas fez mais. Os ritmos que delas exalam, tão suaves quanto um perfume longínquo que chega a nossas narinas vindo de Arcádia ou do Olimpo, quem sabe, cheira a tango, a bolero, a samba, a moda de viola, a banda atravessando a ponte, a Mozart, a repente, a Chopin, a vida. A vida? Sim, a vida! Até em poesias que poderiam cheirar a Edgar Allan Poe, por exemplo, como essa, chamada “Noturno”, o cheiro é de vida. Espiem só:

Noturno
Foram as árvores
que inventaram
a paz
o silêncio.

Confiou-me,
baixinho,
certa noite.


Quem não consegue imaginar nesse poema o eu-lírico ouvindo do “noturno” essa confissão sussurrada? Essa confissão de que até ele, filho da noite, da escuridão e do silêncio, tem vida e sussurra?!
É claro que há outros infinitos “temas”, digamos assim, na poesia que não tem fim, que não se cala, desse grande e vário homem. A imagem de sua esposa, por exemplo, é tema recorrente. E aos olhos do poeta sua presença ou sua imagem é sempre de ninfa e de musa. Ninfa, pois fada sem asas, personificação da graça criativa e única da natureza. Musa, pois assim como as de Homero, de Dante e de Shakespeare, é ela que lhe traz a poesia, que por sua vez lhe traz o amor, que traz a vida. Duvidam vocês de minhas palavras? Ouçam então as do poeta:

Brilho

Nesta manhã
o sol
quis ver
a minha janela.

(Abri-lha) à luz,

de par em par,
para que mais que o sol
em minha janela
somente a estrela
de Maria Stela
pudesse brilhar.

Mas voltemos ao cheiro. Ao cheiro de vida. O cheiro de vida do ritmo. Da música. Da rima. Da não-rima. Da palavra cara, significante e significado sem fim. Quer você, leitor, prendê-la numa interpretação única? Desista! Ela é forte e suave. É água de rio. Escorre entre pedras, entre cabelos, entre lágrimas, entre mangas, entre cágados. E vai correndo, e você atrás, tentando agarrá-la. Quando se dá conta, já está no mar, e aí, meu caro, não há margem que a sufoque. É o mar – e o infinito. Aí você mergulha. Enquanto mergulha ela sobrevoa sobre você. Como vento, como ar, traz-lhe as notas que ditam a

Música

Música
é quando

houve-se

Deus
em Beethoven.

Você concorda. Escuta a sinfonia. Persegue-a. É a quinta em C menor e corre mais que você. Ah, muito mais! Quando percebe, olha aí você de novo, fazendo curvas no rio, tentando agarrá-la. Ela se achega em seus cabelos, em seu colo, envolve-o na dança do vento e da água. Você a olha, cheira, admira, toca. Ela brinca com você. Dança com você. É a quinta e rodopia. Poesia de pião. Então, quando você acha que estão juntos, que serão apenas um – ambos ser e ambos poesia –, ela o abandona. Sozinho. Apenas com você. Em sua escuridão.
Cansado da viagem, você abandona o rio, sobe a praia, colhe a fruta, atravessa as porteiras e encontra o poeta. Olha-o em desespero e ele responde:
Liberdade

A porta.
A rua.
A praça.

Apraz-me.

Posso ir e vir.

Possuo.

Sou livre.

Não busco,
ao pé da letra,

a palavra.

Você, desestruturado, ajoelha, olha para o alto, ri desesperado e grita aos céus: “Meu Deus! Tanto esforço para nada?”. Com um sorriso sereno, ele, que é Zé, não João, lhe pega pela mão. Nesse ato, juntam-se a ele Carlos, Clarices, Joões, Willians, Mários, Manueis, Florbelas, Augustos, Charles, Fernandos, Cecílias, Coras, Edgares, e outros muitos filhos de Homero. Juntos, eles, pela mão daquele que o trouxe até aqui, levantam-te e ecoam em seu ouvido: “Travessia”.

(Mariana-MG, 02 de dezembro de 2012).
*Todas as poesias citadas estão no livro Pedra Menina, de José Virgílio Gonçalves.

Ana Luíza Duarte de B. Drummond. Nascida em Ferros, Minas Gerais, em 1988. Atualmente cursa Bacharelado em Estudos Literários e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Publicou recentemente o conto “O pio da coã”, na antologia de contos fantásticos Fantasiando. Possui artigos publicados na área de Educação e Literatura.  E-mail: analuizadrummond@yahoo.com.br

Nenhum comentário